Resenha "A irmã da sombra" - série As sete irmãs #3 de Lucinda Riley


Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415933
Ano: 2016
Páginas: 512

Sinopse: Em A irmã da sombra, terceiro volume da série As Sete Irmãs, duas jovens igualmente determinadas, porém de séculos distintos, conectam-se por meio de diários que retratam uma vida intensa de superação, amor e perdão.Estrela D’Aplièse está numa encruzilhada após a repentina morte do pai, o misterioso bilionário Pa Salt. Antes de morrer, ele deixou a cada uma das seis filhas adotivas uma pista sobre suas origens, porém a jovem hesita em abrir mão da segurança da sua vida atual.Enigmática e introspectiva, ela sempre se apoiou na irmã Ceci, seguindo-a aonde quer que fosse. Agora as duas se estabelecem em Londres, mas, para Estrela, a nova residência não oferece o contato com a natureza nem a tranquilidade da casa de sua infância. Insatisfeita, ela acaba cedendo à curiosidade e decide ir atrás da pista sobre seu nascimento.Nessa busca, uma livraria de obras raras se torna a porta de entrada para o mundo da literatura e sua conexão com Flora MacNichol, uma jovem inglesa que, cem anos antes, morou na bucólica região de Lake District e teve como grande inspiração a escritora Beatrix Potter. Cada vez mais encantada com a história de Flora, Estrela se identifica com aquela jornada de autoconhecimento e, pela primeira vez, está disposta a sair da sombra da irmã superprotetora e descobrir o amor.



"Cultive não apenas o esplêndido jardim que criamos juntos, mas talvez o seu próprio, em outro lugar. E, mais do que tudo, cultive a si mesma. E siga sua própria estrela. Chegou a hora." (Pa Salt - pág 32)

A Irmã da Sombra é o terceiro livro da série As Sete Irmãs e conta a história de Astérope, apelidada de Estrela. Existe uma diferença de alguns anos entre a maioria das irmãs, porém isso não acontece entre Estrela e Ceci, com isso são bem próximas e também são muito diferentes. Desde menina Estrela é muito quieta e vai ficando cada vez mais e assim é Ceci quem domina a relação, que decide tudo pelas duas e Estrela apenas aceita. 

"À medida que crescíamos, Ceci e eu fomos nos transformando na antítese uma da outra: quanto menos eu falava, mais alto e com mais frequência ela se expressava por mim, logo menos eu precisava falar. Nossas personalidades simplesmente se exacerbavam. Isso não parecera importar na infância, espremidas como estávamos em uma família de seis irmãs, pois assim podíamos recorrer uma à outra". (pág. 11)

Ainda em Atlantis Estrela abre a carta deixada por Pa para ela. Junto com a carta tem uma caixa de jóias com uma pequena estatueta de um felino feita em ônix com um selo com o nome Pantera, e um cartão de visita de uma livraria em Londres, no nome de Arthur Morston. A frase que Pa deixou na esfera armilar ao lado do nome dela não podia ser mais perfeita: "O carvalho e o cipreste não crescem à sombra um do outro." Ela ainda não sabe se quer saber sua origem e nesse momento só quer voltar para Londres e continuar levando a vida que Ceci decidiu para elas.

"Sorri, pois era uma  descrição perfeita de mim e de Ceci. Ela, tão forte e difícil, com os pés firmemente enraizados no chão. E eu, alta e muito magra, sacudida pela mais leve brisa. Já conhecia aquela citação. Era do livro O Profeta, de um filósofo chamado Kahlili Gibran. E também sabia quem ficava sempre 'à sombra'... Só não sabia como começar o processo de sair em direção ao sol." (págs 32/33)

Foi depois de um encontro com Ally que estava indo para a Noruega em busca de sua história, que Estrela tomou coragem, pegou o cartão de visitas que Pa lhe deixara e foi até a Livraria Arthur Morston, onde conhece Orlando. Através dele fica sabendo que Arthur Morston foi o primeiro dono da livraria que foi aberta em 1850. Ela estava encantada com o lugar, afinal amava os livros, tanto que se formou em Letras. Na carta que lhe deixou Pa escreveu que se caso ela fosse a livraria, perguntasse por uma mulher chamada Flora MacNicho, não conseguiu muitas informações, mas conseguiu um emprego na livraria e ela e Orlando acabaram se tornando amigos. 

Um dia Orlando a convida a ir com ele para High Weald onde conheceria Mouse, de quem ele tanto falava, e sua prima Marguerite e o filho, e que com ela poderia conversar e saber mais sobre Flora MacNichol. Mas não foi bem assim, ela e Marguerite não conseguiram conversar sobre Flora e ficou para uma outra oportunidade. Foi na segunda visita que fez a High Weald, que Mouse, alguém detestável e que lhe provocava raiva, lhe entregou uma transcrição resumida do diário que Flora escreveu entre os 10 e 20 anos.  E a partir daí começa o que amo nas histórias de Lucinda, viajamos para o passado, 1909 e passamos a "viajar" entre o presente e o passado. 

"O pior é que eu queria muito encontrar alguma conexão, algo que me vinculasse de modo inextrincável a High Weald e me permitisse fazer parte daquela família extraordinária. Meu apreço por dois de seus membros em especial aumentava a cada dia." (pág 207)

Vamos conhecer a Londres do início do século XX, conhecer mais sobre Flora e qual seria sua conexão com Estrela. Vamos conhecer novos personagens que faziam parte da vida de Flora, como Aurelia e Archie, e surpreendemente teremos personagens que existiram, como o rei Eduardo VII, Beatrix Potter e Alice Keppel. Não quero escrever sobre essa parte, vou deixar vocês lerem e se surpreenderem, tenho certeza que vão amar.


A história é contada em 45 capítulos e tem o 46º, que como nos demais livros, é a introdução do próximo da série, onde conheceremos a história de Ceci.

"O que eu mais gostava no mundo era de carregar minha casa nas costas, da emoção de não saber onde acabaria passando a noite. De ser livre. E a boa notícia, achava eu, era que essa com certeza seria a minha vida de agora em diante. Pensei como era estranho que um dos lugares no mundo que eu sempre tinha evitado visitar fosse o meu atual." (pág 500)

Quem não leu os livros anteriores, não tem problema, cada um conta a história de uma irmã, mas aconselho ler todos. Me apaixonei por Flora, me surpreendi com a ligação entre ela e Estrela, tudo perfeito, como sempre. Lucinda continua sendo minha preferida.

"Qualquer coisa de valor duradouro leva tempo para se realizar plenamente. Quando isso acontecer, você vai ficar feliz por ter perseverado." (Pa - pág 25)


Resenhas dos livros anteriores:
Livro 1 - As Sete Irmãs 


#EuLeioArqueiro

Livro cedido em parceria pela Editora Arqueiro



Um comentário

  1. LUcinda é uma autora maravilhosa, seus livros são demais! adoro ir decifrando o passado das personagens e estou com as minhas teorias a mil
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...