Resenha "Um Ano na Vida de um Gênio" de Stacey Matson


Edição: 1
Editora: Geração Editorial
ISBN: 9788581303574
Ano: 2016
Páginas: 264


Sinopse:Eu, Arthur A. Bean, vou ser famoso. Não vai ser fácil, eu sei. A sétima série já está ficando em meu caminho. Meu verdadeiro amor, Kennedy, mal me nota, e a sra. Whitehead não entende meu gênio criativo. Além disso, Robbie Zack (aquele perdedor) pensa que eu roubo suas ideias, coisa que eu não faço. Não é trapaça se acontecer de você ler coisas de outra pessoa e, em seguida, ter uma explosão de inspiração. Tenho certeza de que é o que todos os escritores famosos fazem. E eu vou ser famoso. Eu só preciso ganhar o concurso de contos deste ano…Bem-vindo a um ano na vida de Arthur A. Bean. Ele é irreverente, ultrajante… E se as ameaças de Robbie se cumprirem, ele está prestes a ter a cabeça enfiada no vaso sanitário!


Um Ano na Vida de um Gênio conta a história de  Arthur A. Bean, um garoto de 13 anos que frequenta a sétima série na Terry Fox Junior High. Vamos conhecer o seu dia-a- dia  através de páginas de seu diário, suas cartas, e-mails, mensagens, bilhetes que troca com seus colegas e professores,"pautas polêmicas que escreve para o jornal e as produções literárias feitas nas aulas de escrita criativa."  

Ele é um menino muito inteligente e sonha em ser um escritor brilhante e famoso. No decorrer da leitura vamos estar em contato com sua escrita mostrando o seu lado criativo além de tudo sobre ele, seus sonhos, desejos, hobbies e por tudo que passa na escola e em sua vida.  

Em suas cartas e e-mails Arthur nos apresenta  Kennedy Laurel, sua parceira no concurso literário e por quem é apaixonado, Robbie Zack, o garoto a quem chama de "perdedor, pois ele acredita que ele rouba suas idéias" e não considera amigo de ninguém e muito menos dele. E em suas tarefas e trabalhos escolares ele se depara com as observações de sua professora Sra.Whitehead que não percebe o "seu gênio criativo" e vive pegando no seu pé.



Na verdade Arthur é um garoto muito convencido e se acha um GÊNIO →Total e Completo. Ele tem certeza absoluta de que será um escritor de sucesso e vai ganhar o disputado concurso literário da escola.

Durante a leitura desse diário o Arthur consegue prender o leitor com sua arrogância, seu convencimento e sua insistência para evitar de fazer o que não deseja. Arthur se vê obrigado a aceitar ser tutor de Robbie por sugestão da Sra. Whitehead que considera bom para os dois trabalharem juntos.





Arthur sonha em ser um escritor famoso, em ter Kennedy como sua namorada, em ganhar o concurso de contos, mas  nada acontece dessa forma. Kennedy não dá bola para ele, sua professora exige muito dele e isso tudo vamos saber através de sua escrita onde ele desabafa e diz tudo que sente.


Um livro  infanto juvenil que vai agradar não só ao publico jovem como também ao adulto. No início pensei que seria uma leitura bem "nerd", mas fui pega de surpresa pela forma como flui a história , como o protagonista nos conquista com sua forma gostosa, sincera e verdadeira em dizer o que pensa sem medir palavras.

Um livro que  envolve sentimentos,e aborda diversos temas como educação na escola, depressão, bullyng, perda e muitos outros. Uma obra vencedora do prêmio ‘The Chocolate Lily Award’, registrando diversas referências literárias como Agatha Christie, Shakespeare e Hemingway. 

Um ano na vida de um (total e completo) gênio é o primeiro volume de uma trilogia de sucesso!
"Não perca mais diversão e rivalidade - e uma idéia de filme muito bizarra - nas novas aventuras de Arthur Bean, Robbie Zack e Kennedy Laurel." 

A apresentação do livro é perfeita desde a capa, as ilustrações e acabamento sem falar dos marcadores e brindes que acompanham essa obra.  


Este livro divertido nasceu da tese de mestrado da autora na Universidade de British Columbia. Stacey Matson também dirigiu o programa de turismo e teatro do Parliament Hill, e criou os programas de interpretação do Museu Glenbow, Fort Calgary e do Aquário de Vancouver. Além de escrever, Matson gosta de jogar squash, esquiar, tocar piano e… Se vestir de princesa em festas de aniversário infantis!


Livro cedido em parceria pela Geração Editorial











Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...