Resenha "Caraval - Lembre-se é apenas um jogo" livro#1 de Stephanie Garber

Título: Caraval
Autora: Stephanie Garber
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581638560
Gênero: Ficção/Fantasia
Edição 1 - Ano: 2017
Páginas: 352

Sinopse: Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.


CARAVAL será publicado no Brasil pela Novo Conceito que disponibilizou para seus parceiros a edição digital para leitura dois meses antes de seu lançamento.
Como convidados para participar do jogo em Caraval aqui estamos para cumprir esse desafio e contar um pouco do que foi viajar através dessa ilha em que a fantasia se mistura a realidade.


 
Bem-vindo ao Caraval!

Scarlett vive confinada na Ilha conquistada de Trisda juntamente com sua irmã Donatella. Filhas de um pai perverso e cruel, governador Marcello Dragna, fez com que Scarlett, a irmã mais velha, ficasse sempre alerta temendo os castigos e imposições do pai .  

Sua vida se tornou um martírio desde que sua mãe fora embora ficando a mercê das barbaridades do pai que sempre castigava a irmã que não era culpada.  Só que o amor incondicional que as unia levava a mentirem querendo uma proteger a outra. Os momentos felizes que tinham foram marcados pelas histórias da avó contando sobre os espetáculos do Caraval, mostrando um mundo feito de faz de conta, um jogo onde nem tudo é real.
"Aqui vocês conhecerão mais maravilhas do que a maioria das pessoas vê em toda uma vida."

Por isso,desde criança Scarlett sonhava em conhecer o mestre Lenda, e assistir seus espetáculos. Durante anos escreveu para o Lenda convidando-o para o aniversário da irmã e a visitar Trisda. "...gostaria muito de ver o senhor e seus espantosos  atores do Caraval." Estando de casamento marcado com um "desconhecido" conde, imposto pelo pai, ela escreve uma carta de despedida ao mestre Lenda informando que vai se casar. 

Para sua surpresa "ele finalmente havia respondido" chamando para a apresentação que será na Isla de los Sueños enviando convites para ela, a irmã e o noivo.  Ela corre para mostrar a irmã que se empolga e descobre que o show começa em três dias e que o prêmio de quem participar do jogo é de um desejo. 

Donatella faz de tudo para convencer a irmã a ir, mas seu casamento está próximo e, mesmo não conhecendo o noivo, acredita que ele a libertará da angústia em que vive carregando sua irmã para morar com ela.  Firme em sua decisão Scarlett acaba sendo sequestrada por sua irmã que deixa pistas para o pai acreditar que fora alguém atrás de um resgate. Ela tem a ajuda de Julian, um jovem marinheiro, bonito e um tanto misterioso. 

Tella segue na frente e Julian leva Scarlett de barco para a ilha. Quando chegam na ilha Scarlett se dá conta do desaparecimento da irmã. Ela fica aflita quando descobre que o jogo passa a girar em torno de Donatella e não consegue pensar em outra coisa a não ser em encontrá-la e depois voltar para casa e se casar. Para conseguir enfrentar esse jogo durante as cinco noites e ser a ganhadora ela vai ter Julian como companheiro que no decorrer da trama, por mais que se evitem, vão acabar se envolvendo em meio a um mundo cheio de mistério, mentiras  e segredos. Será que ele é realmente um marinheiro ou esconde algo mais em relação ao Lenda? 
“- Não. Você mente para si mesmo. Você me puxa para si sempre que parece ter medo de me perder, mas, quando eu chego perto demais, você me afugenta.”


Entramos em um cenário deslumbrante onde o tempo gira em espaços indefinidos entre dia e noite, as roupas se transformam  no corpo, as ruas se estreitam ou se alargam, chãos se abrem, paredes diminuem, enfim tudo é magia, mistério, suspense somadas aos conflitos, brigas onde o ódio, a desconfiança são fatores por que são levados os participantes desse jogo. Mas impossível não trazer a tona conflitos familiares envolvendo a relação com os pais, o amor entre irmãos, a amizade que serão peças do tabuleiro nesse jogo.

Caraval foi um livro que me interessou desde o seu sucesso lá fora e fiquei mais animada quando soube que seria publicado aqui no Brasil pela Novo Conceito. Uma leitura que me deixou anestesiada e a cada capítulo me via envolvida em cada etapa um tanto perdida, me achando mais a frente e seguindo em um ritmo envolvente que você não consegue parar querendo saber o que vai acontecer adiante. Sim, apesar de muita loucura, é incrível. 


A história chega a um final deixando espaço para uma continuação em que acredito Donatella será o personagem alvo. Caraval é o primeiro livro de uma duologia escrita pela autora Stephanie Garber e uma das apostas da Novo Conceito. Leitura mais do que recomendada.


Livro na versão digital cedido em parceria pela Novo Conceito


4 comentários

  1. Oi, Irene!
    Fico feliz que tenha sido conquistada pela magia de Caraval como eu fui.
    Eu adorei aquele vestido que se transforma. Queria um pra mim hahahaha
    Mirmã, depois daquele epílogo, no minímo tem que ser focado na Donatella o próximo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  2. Oi Irene! Eu fico feliz que vc tb tenha entrado no jogo de Caraval. Apesar de não ser super, mega, fã do gênero eu gostei bastante do livro. Agora é esperar a continuação <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  3. Oi Irene! Eu amei este livro e gostei de toda a fantasia que a autoria criou. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Irene.
    Caraval foi uma viagem e tanto! Mesmo não sendo mega fã de fantasia, o livro é muito interessante e instigante e espero que em breve esteja com o segundo para ler.
    Ótima resenha.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...