Resenha " Mais do que isso" de Patrick Ness


Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581637013
Ano: 2017
Páginas: 432


"Um garoto se afoga, desesperado e sozinho em seus momentos finais. E morre. Então ele acorda. Nu, ferido e com muita sede, mas vivo. Como pode ser? Que lugar é este, tão estranho e deserto? Enquanto se esforça para compreender a lógica de seu pior pesadelo, o garoto ousa ter esperança. Poderia isto não ser o fim? Poderia haver mais desta vida, ou quem sabe da outra vida? "




Mais do Que Isso, escrito por Patrick Ness, não é aquele tipo de livro sobre o qual você pode falar direito sem dar spoilers, afinal basta avançar brevemente na história e já se tem uma ideia completamente do que está acontecendo, e então quando se lê um pouco mais, sua ideia novamente muda quase que inteiramente.

Eu comecei a leitura sem saber nada do que me esperava, além de que todas as resenhas que eu havia lido tinham sido quase que completamente positivas. E eu sinto que essa seja a melhor forma de entrar nessa história.
Foi ótimo sentir que eu lentamente conhecia o personagem, e ia descobrindo o mundo conforme ele próprio o fazia. Dessa forma, sinto que foi muito mais fácil se apegar ao protagonista e se simpatizar com sua situação como um todo.

Tudo o que você precisa saber é: Um menino se afoga e acorda em um lugar inesperado em uma situação não muito confortável: machucado, envolto por bandagens, e extremamente confuso, afinal nada ali sequer faz sentido. 
E a partir daí eu sugiro que você arrume um jeito de ler esse livro e descubra por si mesmo.



O livro não foi perfeito, claro, e a pesar das minhas 4,5 estrelas, eu ainda sinto que poderia ter tirado um proveito ainda maior da leitura se fossem por algumas pequenas alterações na forma como a história se desenvolveu. Não que eu saiba muito bem como essas alterações seriam feitas, na verdade, e grande parte delas, quando paro para pensar um pouco mais, ficariam melhores da forma como aconteceram, de qualquer forma.
Eu apenas me apeguei demais a certas partes da história e não queria ter deixado aquele mundo tão cedo e da maneira que deixei. O livro possui 432 páginas (se não me engano) e ainda assim, quando terminei, eu fiquei triste que não tinha mais. 

Fazia tempo que eu não sentia isso com um livro, e me surpreendi com quão rapidamente eu fui de "Anh... Será que é tão bom assim?" para "Eu não acredito que isso acabou". Mesmo que eu quisesse ver mais de certos personagens e certas partes da história, eu entendo que a parte central do que o livro queria transmitir foi passada, e o resto estava lá apenas como forma de estabelecer os personagens e suas motivações, e por vezes é necessário se conformar que nem tudo possui uma sequência. 

A narrativa foi em geral agradável de ler. Não é extraordinariamente única, e por vezes acabou por narrar em excesso momentos tensos que poderiam ter sido muito melhor contados e experienciados se tivessem sido escritos de outra forma, mas ainda assim, na maior parte do tempo, Patrick Ness conseguiu envolver o leitor e contar sua história da maneira desejada.

Mesmo que eu tenha sentido que o final se tornou estranhamente apressado, eu tive uma experiência ótima com a leitura de Mais do Que Isso, e mais do que indico esse livro. Em especial para quem prefere uma história movida mais pela construção e evolução dos personagens, e não tanto para a criação de um mundo, que aqui, ainda que tenha sido complexo e complexamente interessante, acabou tendo certos setores deixados de lado para o bem da construção dos personagens. Isso, por mais que possa incomodar alguns, era exatamente o que eu precisava naquele momento.

Como disse (muito bem) John Green: Não vou dizer mais nada. Apenas leia.




Livro cedido em parceria pela editora Novo Conceito

10 comentários

  1. Ainda não conhecia esse livro, gostei da sua resenha!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Parece ser um livro interessante, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É realmente muito interessante. Se tiver a oportunidade, leia!

      Excluir
  3. Oi, Ana!
    Eu não conhecia o livro, mas já quero ler!
    Amei sua resenha. :)
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz por ter sido parte do seu processo de descobrimento desse livro. hahah É realmente muito bom.

      Excluir
  4. Olá Ana, tudo bem??
    Nossa que bom que o livro te preencheu desta forma, mesmo diante de algumas ressalvas o que é normal. fiquei curiosa quando disse que a leitura poderia se dar para quem gosta de um bom desenvolvimento dos personagens, gosto muito disso em um livro. A capa não é atraente, mas a proposta me instigou. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu também sou muito atraída por histórias que se envolvem mais no desenvolvimento dos personagens, acho que deixa qualquer enredo mais complexo e envolvente.
      Sério que não achou a capa muito bonita? Eu até que gostei. hahah

      Excluir
  5. Oi Ana!
    A capa do livro não me é estranha, mas não lembro de ter lido alguma resenha dele. E o que é esse comentários do John Green?! Fiquei super curiosa para conferir. Mesmo você dizendo que faltou um pouquinho, me parece que foi uma excelente leitura (convenhamos, são poucos os livros perfeitos, né?)
    Beijos.
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por compartilhar essa dica de cinema. Eu acho que vou ler porque faz pouco li outro dos livros de Patrick Ness e gostei. Eu não conhecia o trabalho desse escritor, mas desde que vi o filme Sete Minutos Depois da Meia Noite me tornei fã. Você gostou do filme? Eu acho que é um dos melhores do gênero de fantasía, tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Se ainda não tiveram a oportunidade de vê-lo, eu recomendo.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...