Resenha " O verão em que tudo mudou" de Gabriela Freitas, Thaís Wandrofski e Vinícius Grossos



Edição: 1
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9788562409929
Ano: 2017
Páginas: 304

"A vida às vezes guarda inúmeras surpresas. Sem avisar, ela muda de direção. Na hora você não entende, já que “tudo parecia estar bem”. Então percebe que havia sinais.... um sentimento, uma lembrança, um fato que parecia bobo, mas não era... É quando a gente entende que todo o caminho estava errado, que nada fazia muito sentido. Pelo menos, pra você. Fred sente-se absolutamente comum diante de um mundo com tanta gente especial. Lavínia, ao alcançar aquilo que parecia um sonho, algo pelo qual tanto lutou descobre que a nova conquista nunca foi realmente um desejo seu. E Sol, sem perceber, vive sempre à espreita, desconfiada, em constante alerta, tentando controlar tudo ao redor, na esperança de não se ferir novamente... Mas que controle podemos ter diante de tudo? Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador.Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas."




A Faro editorial em "O Verão em que tudo mudou" além de nos trazer uma leitura super agradável nos presenteia com uma edição encantadora que nos deixa sem palavras ao folhear cada página, ao se deparar com as lindas ilustrações, as fontes, a diagramação e toda a beleza de cores além dos "card's" que acompanham o livro. 

O Verão em que tudo mudou é escrita por três autores - Vinícius Grossos, Gabriela Freitas e Thaís Wandrofski - e cada um narra uma história que se passa nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro onde ocorre a estação do verão.  A cada conto vamos conhecer personagens adolescentes que estão em uma fase em que "veem-se diante da maior decisão de suas vidas. 

Para falar um pouco sobre cada história abusei das ilustrações que são a marca registrada desse livro maravilhoso.

    

Vinícius inicia com o conto "Quando infinitos se encontram" que se passa no mês de dezembro. Vamos conhecer Frederico - conhecido como "Fred"- que trabalha em uma livraria que é a mais popular da cidade. Quando estava próximo de concluir o terceiro ano do ensino médio os seus pais começaram a "fazer pressão" para saber o que iria fazer, mas " faculdade de quê?"  Para que sua vida não virasse "um inferno completo" deveria trabalhar, pois seus pais não o sustentariam para ficar em casa. E foi assim que ele correu atrás de uma vaga para "o seu primeiro emprego" e foi trabalhar na livraria.
"E ali meio que começou uma nova era da minha vida."
Ele meio que se acomodou a essa vida, mas sabe que o certo era fazer uma faculdade e essa é um dilema ainda em sua vida. Seus pais após a morte de seus avós se acomodaram e parece que a vida não tem mais graça para eles. Em plena véspera de Natal ele sabe que vai chegar em casa e será uma noite como outra qualquer. Fred "nunca foi um cara de muitas ambições, que dirá sonhos."  


A livraria está lotada na "véspera de Natal" já que tem sempre um cliente correndo atrás de um presente de última hora. Como Fred vai ficar até o fim do expediente e fechar a loja não tem como não atender a esses clientes e é assim que em pleno Natal ele conhece a Valentina - uma garota um tanto atrevida e corajosa que não tem papas na língua. Esse encontro vai fazer com que Fred comece a rever seus sonhos, as perspectivas para o seu futuro e descobrir o que fazer de sua vida.

  

No segundo conto - "Mantenha-se Viva" - escrito por Gabriela e que se passa em Janeiro vamos conhecer a Lavínia que ficou "inerte" na frente do computador onde na tela aparecia seu nome na lista de aprovados para a faculdade de Arquitetura enquanto todos se abraçavam e gritavam de felicidade.
Ela deveria estar feliz da vida e comemorar junto com seus pais e amigos , pois afinal foi o que mais quis durante os últimos três anos onde se dedicou aos estudos para passar na prova. Mas agora ela já não sabia se queria isso e se perguntava "por que não fizera a tal prova do jeito errado." 

Este sempre foi o sonho de seus pais e ela fez disso sua meta por achar que era sua obrigação. Entendia o fato deles sempre terem trabalhado duro para que ela tivesse uma vida melhor.
"Eles pararam de me ouvir anos atrás , mais ou menos quando deixei de fazer o que eu queria."
Lavínia precisa deixar de realizar os sonhos dos seus pais e descobrir o que ela quer fazer para ser feliz. Decide viajar usando as poucas economia que tem escolhendo a cidade de Búzios no Rio de Janeiro onde vai ficar durante os 31 dias de janeiro para repensar sobre sua vida.

"Então você quer ir pro Rio de Janeiro? Tem certeza? É que sei lá, sabe?  Essas são as perguntas que seu namorado Enzo dispara. Eles precisavam conversar e acabar com um relacionamento que vinha se arrastando por tempo demais. Sabia que era difícil, mas alguém tinha que dar o primeiro passo.
Um namoro de três anos  onde juntos descobriram o amor, acharam que iam se casar e que ele seria o único homem de sua vida, mas foi lindo enquanto durou.  
"Você vai amar outras pessoas, e eu também."


Durante a viagem ela conhece Cauê um rapaz bonito, charmoso, um tanto convencido e bem falante.  Lavínia sabe o que quer e procura não se desviar do seu objetivo e além disso ela tem que enfrentar um trauma do passado, "uma perda que provocou mais que um buraco na vida, deixou um buraco na alma."
Um momento que ela precisa para se encontrar, para conhecer novas pessoas e viver um novo amor.
"Vi o jeito como me olhava, de canto de olho... como se estivesse se perdendo em mim."

  

O último conto é o  "Pôr do Sol" que foi escrito por Thais e  relata a história de Marisol, conhecida por Sol,  uma jovem que gosta de tudo muito bem organizado e planejado.  Quando olha para a tela de seu celular  e se vê no dia 1º de fevereiro, último mês de férias, não tem como não organizar seus próximos dias. Afinal depois de ter passado os últimos meses estudando e pesquisando que profissão seguir é mais do que merecido aproveitar o final das férias. 

"Tempo gasto com planejamento nunca é perdido. Se você quer que seus planos deem certo, planeje!"
Para seguir a risca seu planejamento Lavínia não se preocupava com o que suas amigas gostariam de fazer ou mesmo se estavam passando por algum problema. Com isso ela foi sendo chamada de "controladora" e mais do que natural começou a ser colocada de lado. Bia  com quem tinha mais afinidade e que estava passando por problemas em relação aos seus pais que andavam brigando muito, foi quem desabafou e lhe disse umas verdades que a fez parar para refletir e olhar para si mesma.


Lavínia muda sua forma de agir, começa a se preocupar com as pessoas, a olhar de outra forma suas amiga e até seu relacionamento  familiar. 
"Programas caseiros não são o meu estilo favorito de diversão. Mas,vendo a empolgação da Bia, logo me convenço de que pode dar certo. E fazer um programa que agrade mais a quem a gente gosta pode ser um bom exercício."
Logo no inicio do mês Lavínia recebera uma mensagem de SMS que acreditava ser engano e a partir daí ela passa a se comunicar com esse "desconhecido" que  é mais uma pessoa que começa a fazer parte de sua vida. 
"Agora sei o que faz cada dia valer a pena não é "o que" ou "quando" ou "onde", mas sim "quem".

As quatro histórias que mesmo escritas por autores diferentes se conectam através das personagens femininas e isso cria uma interação impecável.

Com certeza é um livro que tem que estar em um lugar de destaque em sua estante não só pela beleza de sua edição, mas pelo conteúdo de sua histórias que falam sobre os jovens que estão a caminho da universidade e/ou na busca de uma oportunidade de conseguir seu primeiro emprego.Tarefas que não fáceis unindo-se a isso as dúvidas sobre suas escolhas, seus anseios,medos , inseguranças, traumas  e perdas que ainda tocam seus corações.  A influência e o apoio não só da família como dos amigos pesa nas decisões e tem uma hora que não tem volta é preciso "encarar". 

"Há um mundo de coisas acontecendo e a sensação é de que é preciso correr." Mas o que é melhor? Ficar num porto seguro? Guiar-se pelo cérebro ou pelo coração?"
Você não pode deixar de conferir essas três histórias e descobrir como esses jovens, cada um com "realidades diferentes",  fizeram suas escolhas. Uma leitura super recomendada!!!



Livro cedido em parceria pela Faro Editorial


14 comentários

  1. Só para inicio de conversa: "AMO livros ilustrados!" Sou uma leitora com manias infantis e ADORO um livro cheio de detalhes, ilustrações e tudo, fiquei aqui BABANDO!!! E para completar ainda tem histórias envolventes sobre pessoas se descobrindo! Amei!!

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Irene.

    Fiquei encantadíssima com a edição do livro! 👏

    Acho que são três pessoas com algo em comum, em busca de realizarem seus próprios sonhos e desejos, e que vêem suas vidas entrelaçadas...

    O livro passa uma mensagem para o leitor, sobre sonhos, sobre nunca desistir deles.

    ResponderExcluir
  3. Oi Irene!
    Que maravilhoso livro, estou doidinha pra ler, já tenho na listinha dos desejados desde o lançamento, amando acompanhar resenhas sobre ele e cada vez mais ansiosa pra conhecer.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Este deve ser o livro em que todo mundo deve se identificar, quem nunca teve a vida balançada pelo destino? Se a historia não se perder pelo caminho tem tudo para ser bacana e cheio de surpresas e encontros.

    ResponderExcluir
  5. Que livro fofo, cheio de frases de impacto e imagens lindíssimas! Um personagem entra na vida amorosa, outras sai a outra entra, só romance esse livro, gostei! Fiquei interessada na história de Lavínia sai de um relacionamento tedioso (pelo que parece) para conhecer (o que parece) um cara descolado, ótima resenha! Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Irene!
    Conheço apenas o Vinícius Grossos e gostei dos livros ue li dele.
    Em breve poderei fazer a leitura desse livro e conhecer os contos e as outras autoras, proque ganhei e aguardo o livro chegar.
    Gosto demais de livros de contos.
    Novo Ano repleto de realizações!!
    “Que a paz, a saúde e o amor estejam presentes em todos os dias deste novo ano que se inicia. Feliz Ano Novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Estou querendo muito esse livro.. Achei a capa linda, e amei as ilustrações!
    Não conheço o trabalho de nenhum dos autores ainda, mas adoraria conhecer!
    Que fofo que os contos tem playlists, muito criativo! E que bom que cada história mostra que precisamos amadurecer e viver intensamente!
    Bjoxx ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá Irene!!
    Fiquei encantada com esse livro, que capa linda e vem com as lindas ilustrações, adoro livros com contos juvenis, ainda não conheço a escrita de nenhum dos escritores, gostei muito da resenha e gostaria muito de ler e saber um pouquinho mais desses contos !!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Histórias simples mas que fazem parte do cotidiano. Dúvidas, descobrimento, coisas que todos passamos. Imagino uma leitura rápida e deliciosa.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Que historia linda, onde foi que perdi esse livro? Eu gostei muito, uma trama envolvente e simples. As frases que você colocou são muitos maravilhosas, eu já quero esse livro!

    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  12. Que livro lindo, realmente um trabalho maravilhoso da Faro.
    É aquele tipo de livro que você ler e volta no tempo né, porque não é possivel que um adolescente não tenha passado por alguma dessas coisas, dessas fases na vida, eu mesma me identifiquei com a questão da pressão pra arrumar um emprego hahaha

    ResponderExcluir
  13. Uau!!! estou super encanta com a edição do livro...como eu nunca tinha ouvido sobre ele?!
    Adorei a edição e os contos, nunca li nada da Gabriela Freitas e da Thaís Wandrofski, mas já li O Garoto Quase Atropela do Vinícius Grossos e gostei muito, com certeza irei gostar deste tbm
    bjus

    ResponderExcluir
  14. Que livro mais charmoso!! E o amor é simples mesmo a gente é que complica! As ilustrações fazem com gostamos mais ainda do livro! Penso também que o livro traz um despertamento de como nós leitores podemos demonstrar as várias formas de amar e sermos quem realmente somos!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...