[ Leia.Seja ] Blogagem Coletiva #2


Estamos aqui mais uma vez com a campanha Leia.Seja realizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), cujo o objetivo é mostrar a importância  da leitura tendo um papel transformador à sociedade

Esta campanha foi lançada na última Bienal do Livro no Rio onde participamos da Blogagem Coletiva cujo post podem ver aqui.

Esta nova Blogagem Coletiva é para o Dia Mundial do Livro, celebrado no dia 23 de abril.  De mãos dadas com Arqueiro / Sextante estamos participando da campanha #LeiaSeja inundando a internet de literatura e do amor pelos livros. 




Leia.Seja  homenageia no Dia Mundial do Livro aos três dos maiores escritores de todos os tempos: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Vladimir Nabokov. "Cada autor, em sua época, trouxe grande influência para a literatura com suas obras. Dentre as mais famosas estão “Romeu e Julieta”, de Shakesperare; “Dom Quixote”, de Cervantes; e “Lolita”, de Nabokov. Quais livros desses autores você mais gosta? 

Junte-se a nós nesta semana contando qual a sua leitura atual,o que os livros representam na sua vida e como vai celebrar esse dia.


Em casa tenho um refúgio para ler e escrever e foi daí que nasceu o nome Saleta de Leitura. O amor pelos livros e pela leitura sempre começa de alguma forma  e ler e escrever interagindo com esse mundo virtual me completa. Conhecida na blogosfera como a M@myrene participei de alguns concursos literários e com isso tive dois contos publicados no livro Vidas.  Transcrevo abaixo o conto "A Biblioteca dos Sonhos."  Quem não aprecia uma biblioteca em suas horas vagas?

* * * * * 

Como de costume lá estava eu na biblioteca aproveitando as horas vagas para me entregar a leitura. Viajar por lugares imaginários, por momentos que me faziam sonhar de uma forma tão real que já era parte da minha vida. 

Sentada próximo as estantes da seção de livros de romances e dramas esquecia, por algum tempo, do mundo lá fora. Era muito conhecida porque desde que iniciara a faculdade minha presença era constante. 

Fui direto ao livro que já começara a ler. Ele contava a história de um rapaz que fora estudar artes em Paris. Sua vida era muito difícil e entre trabalho e estudos, se apaixonara por uma jovem da Escola de Belas Artes. 

Por ser tímido vivia aquele amor em silêncio sem tomar coragem de se declarar. Estavam juntos em todas as aulas, amigos inseparáveis, confidentes e almas gêmeas na paixão pelas artes. 

Guardava seu amor em segredo refugiando-se em suas obras que eram uma manifestação única de seus sentimentos. Manipulava e transformava a realidade em seus trabalhos criando suas fantasias e sonhos em um mundo imaginário. 

Vivia essa história querendo ser a jovem por quem tanto se apaixonara. Passeava pelas páginas como em um sonho encantado, no meu mundinho que só eu criava, onde não havia portas e nem janelas. 

Queria poder vê-lo, tocá-lo, sentir o seu cheiro, o seu toque, os seus lábios em um beijo roubado. Ouvir seu coração pulsando junto ao meu, nossa respiração ofegante e poder transformar aquele rapaz tímido no meu príncipe encantado. 

Para mim era tão verdadeiro que não podia deixar de acreditar. O sonho era tão real que nada podia me fazer faltar a esses encontros nas tardes de segundas e sextas feiras. 

Hoje quando peguei no livro me vi folheando as últimas páginas, o que só podia estar me levando ao fim desse sonho. Faltava menos de duas horas de linhas que jogavam palavras sem compromisso algum, mas que alimentavam a minha alma. 

Começava a sentir um calafrio ao saber que sua presença estava se afastando e com ela todo aquele sentimento e desejo. Estava chegando a hora de acordar, de me despedir desse amor em um longo beijo escondido pelo livro que nos uniu. 

Um despertar para novos sonhos dourados e cheios de encanto como nos contos de fadas. Olhei para o relógio e já chegava à hora de voltar para a vida real. Estava no momento de me levantar, de sair pela porta principal deixando a brisa bater no meu rosto. 

Olho para a praça com seus bancos lotados de jovens que conversam animadamente. Os canteiros estão todos floridos e embelezam essa vista maravilhosa. 

Sinto uma felicidade interior só de ter vivido essa magia de um encontro sublime entre as paredes da biblioteca. O meu mundo da leitura, do encanto e dos sonhos permanecerá a cada nova história que me levará novamente por esses caminhos mágicos. 

(Irene Moreira - Conto publicado no livro Vidas)

* * * * * 



Tem forma melhor de comemorar o Dia Mundial do Livro do que participar da campanha de incentivo à leitura Leia.Seja, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL)? Siga o exemplo de personalidades como @Pedro Bial, @Cauã Reymond, @Bela Gil, Bernardinho e @Baby do Brasil. 



Conte como a leitura entrou em sua vida e quais as obras e personagens que te marcaram.

Siga @LeiaSeja nas redes sociais e comemore o #DiaMundiadoLivro com a gente.


Participe desta campanha!!! 
Use #LeiaSeja



Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...