Apenas um até breve!



Amigos leitores da Saleta de Leitura, é com grande pesar que venho aqui comunicá-los que a nossa querida, Irene Moreira, dona e administradora do blog, faleceu no último dia 15/06. Eu (Vivian), toda a família e os colunistas estamos nos recuperando ainda dessa triste notícia e por esse motivo a Saleta de Leitura e suas redes sociais estarão pausados até soubermos exato se vamos dar continuidade ou não. Sobre os sorteios que estão no ar, vamos cumprir com o combinado, porém com certo atraso de resultados. Pedimos a compreensão de todos vocês nesse momento tão doloroso e delicado para todos nós. Se alguém estava à espera de algum livro que ganhou aqui no blog ou quiser apenas falar com a gente, entre em contato pelo e-mail: saletadeleitura@gmail.com. Assim que possível retornaremos. 

A Saleta de Leitura sempre foi o xodó da Irene e ela se dedicava de corpo e alma para trazer as novidades do universo literário para vocês. Uma mulher romântica, sonhadora e que adorava ler e escrever, Irene, nascida em Copacabana e, como o apelido do local, uma princesinha do mar, desde jovem já gostava de se aventurar no mundo das histórias. Depois com o passar do tempo e o nascimento do filho, adorava ler para entreter o menino. Quando a conheci em 2008, logo um pouco depois, vendo sua vontade de fazer algo diferente para se distrair, um hobby, sugeri a ela a voltar a ler, escrever e criar um blog pessoal para ela poder compartilhar com outras pessoas essas que eram suas paixōes, foi então que surgiu o Mamyrene, apelido dado pelas pessoas próximas por sempre ser uma mãe para todos a sua volta. Lá ela escrevia sobre diversos assuntos, participava de blogagens coletivas e tinha como marca registrada que era a mulher com o chapéu. Logo em seguida surgiu também o blog Vitrine de Sonhos, um cantinho no qual ela deixava a imaginação e o lado criança rolarem soltas. Um espaço mais dedicado a contos pueris e blogagens coletivas relacionados com esse tema. 

Em 2012, há exatos 6 anos atrás, em um dia como outro qualquer com as nossas conversas sobre livros, leitura, surgiu a ideia e a vontade da Irene de criar um blog totalmente dedicado a literatura. Como ela sempre me contava que tinha um espaço em casa na qual denominava saleta, um cantinho que ela gostava de ler, de escrever e ficar no computador, sugeri: Porque não Saleta de Leitura?. Ela gostou do nome e surgiu assim a Saleta de Leitura, que juntava todo o amor que a Irene tinha por esse mundo literário com sua vontade de se ocupar fazendo o que realmente gostava. Ela sempre teve o meu total apoio desde o início, por isso que a Irene sempre falava que eu era sua parceira aqui, além de colunista.

Aos poucos, o blog foi crescendo, ganhando parcerias com editoras, seguidores, colunistas, amigos, foi se tornando um projeto bem maior do que imaginávamos no princípio. Isso tudo graças a dedicação e amor da Irene por esse cantinho que se transportou da casa dela para o mundo virtual. Se tinha algo que ela amava muito era a Saleta de Leitura por tudo que representava em sua vida. Apesar do trabalho que dá para manter um blog, Irene não deixava se desanimar, sempre muito comprometida com as editoras, em escrever as resenhas e em postar sobre as novidades, ela também conquistou o coração de muita gente, tanto pelo seu trabalho aqui como pela pessoa que era. Nunca negava ajudar um amigo nessa blogosfera, independente de quem era, e com isso fez muita diferença por onde passou. Sempre deixava sua marquinha e com certeza deixou no coração de muita gente. 

Pra mim é muito difícil falar dela sem o coração ficar apertado de tanta saudade e sem as lágrimas brotarem nos olhos. Esses foram os motivos de ter demorado para escrever esse post, pois precisava estar realmente melhor e ter forças para vir até vocês dar essa notícia tão dolorosa. Nós éramos muito mais que parceiras, éramos amigas, éramos como mãe e filha. Nosso carinho sempre foi incondicional. Está sendo complicado lidar com a ausência da minha amiga depois de anos de amizade. Por muitas vezes eu tento disfarçar, finjo que está tudo bem, mas a verdade é que sinto muita falta das nossas conversas, da presença dela que era constante, não tanto fisicamente, pois atualmente morávamos cada uma em um estado, mas por meio de whatsapp ou e-mail. Ainda fico com a sensação que a qualquer momento vou receber uma mensagem dela me contando sobre a Saleta, a Bienal que estava programada para ela vir em SP, ou alguma mensagem dela falando sobre as novidades de sua vida pessoal. Sei que a Irene quer me ver feliz como quer ver da mesma forma todas as pessoas que amou e estou tentando aos poucos ficar bem. As lembranças boas seguirão para sempre, porque para continuar são elas que devem permanecer, nada do que vivemos juntas foi em vão. Eu e vocês tivemos muita sorte em conhecer alguém tão especial e com uma alma tão iluminada como a nossa Irene. Com certeza agora ela deve estar em uma outra saleta, maior e com diversos livros, tomando um café quentinho, ou então em uma praia igual a da foto, com seu chapéu, livro e na companhia da sua mãe, seu pai, seu irmão e amigos que um dia fizeram parte de sua vida aqui na terra. 

Amiga, sou muito grata por tudo, você sempre estará presente em meus pensamentos e em meu coração. Qualquer dia vamos nos reencontrar para matarmos a saudade, conversarmos e darmos aquele abraço quentinho e cheio de ternura que era característico dos nossos encontros. Fique bem em sua nova casa, que eu e todos vamos ficar bem também! 

O que aconteceu não é o fim, por isso não direi adeus, mas sim um até breve! 

Te amo e sempre te amarei!


Vivian San Juan


8 comentários

  1. Mal posso acreditar nisso...

    Sinto muito!

    ResponderExcluir
  2. Que notícia triste meu Deus...
    Que Deus conforte seu coração, da familia da Irene... Que ele esteja em paz onde estiver ...
    Iremos sentir mtas sdds...

    ResponderExcluir
  3. Vivian!
    A Irene sempre foi uma amiga muito querida e solidária com todos, saudaaaades...
    Meus sentimentos para todos que compõem o blog e principalmente aos familiares, perda inestimável.
    Está fazendo alegria no céu!
    Boa semaninha e mês de julho!
    “Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito. (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vivian
    Sinto muito, meus sentimentos para você, aos parceiros do blog e a toda família.
    Sei que é um momento muito difícil para você, mas não deixe a ideia da Irene morrer, arrume mais parceiros (resenhistas, pessoas para ajudar) seguir com o blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Preciso assinar em baixo aqui. A Irene realmente era uma pessoa maternal e tão querida, quando percebia que podia ajudar não se fazia de rogada. Ela foi uma das pessoas que me mostrou o lado bom da blogosfera, as blogagens coletivas, os blogs sobre literatura infantil, a blogosfera literária. Sempre considerei a Saleta um pouco minha casa, mesmo depois de ter deixado de colunar, ela não deixou de ser afetuosa e querida comigo me apoiando nos meus projetos tanto na blogosfera quanto fora dela. A saudade é grande!

    Enfim, estou orando por vocês. Sei que a Irene está agora em um lugar de luz e acredito que do outro lado da Eternidade a gente vai poder um dia encontrar as nossas pessoas queridas e confraternizar novamente.

    ResponderExcluir
  6. Que noticia triste :( no pouco tempo que conheço o blog pude perceber o quanto ela era dedicada no que fazia. Que Deus a receba e que Ele conforte todos vocês.

    ResponderExcluir
  7. Oi,Vivian! Sinto muito pela sua perda. Que Jeová Deus possa reconfortar o seu coração e de todos os familiares da Irene. Fique com a paz de Deus...

    ResponderExcluir
  8. Eu realmente sinto muitissimo. Que Deus a tenha em seus braços

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...