# Resenha "Princesas e Damas Encantadas" Joseph Jacobs - Editora Martin Claret


Princesas e Damas Encantadas
  • Seleção de Joseph Jacobs - Contos de Fadas - Celtas


Sinopse:  

Diferentemente do estereótipo de princesa que conhecemos – mulher frágil e sempre à espera de um bondoso e belo cavaleiro que a proteja –, as princesas celtas são mulheres corajosas que enfrentam os mais temíveis perigos para conquistarem a felicidade. Elas combatem bruxas tiranas, recusam casamentos forçados, lutam pelos homens que amam e até mesmo os salvam de emboscadas. São espertas, hábeis e cheias de truques de magia. Em Princesas e damas encantadas, estão reunidos contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Constituem este volume 12 contos de princesas muito corajosas e de damas misteriosas e mágicas. Aqui, revelam-se outras versões para muias histórias que você conhece, ou imaginava conhecer.




Passam os anos e os contos de fadas e a magia proporcionadas por eles sempre permanecem atuais na vida das pessoas, seja por meio de desenhos, filmes, livros, afinal não tem quem não conheça a história da Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e tantos outros. Como é explicado no início do livro: 


"De acordo com o psicólogo Bruno Bettelheim, autor de A psicanálise dos contos de fadas, de modo simples, os contos de fadas nos transmitem informações de que apesar da crueldade a que estamos expostos no mundo e dos sofrimentos dela advindos, podemos lutar e emergir vitoriosos. Desse modo, a leitura desses contos - muitas vezes violentos - se encarada de maneira simbólica, induz ao enfrentamento dos problemas e ao aprendizado da defesa contra as intempéries da vida". (pag. 10)


"Princesas e Damas Encantadas" trás uma coletânea de 8 contos do povo celta que deram origem a algumas histórias que já conhecemos, porém de uma perspectiva diferente do que estamos acostumados. Em vez de princesas boazinhas a espera do seu príncipe encantado, podemos ver nesse livro princesas guerreiras e dispostas a correr vários riscos para chegar no tão sonhado "felizes para sempre". Percebi que muitos dos contos possuem as vezes momentos de violência e crueldade, deixando as histórias mais reais e impactantes aos olhos de quem lê.


No início do livro, o modo como é narrada as histórias, parece meio confuso, que com o derenrolar da leitura vai melhorando. Cada conto em especial sempre carrega um ensinamento e de todos o que eu mais gostei foi "A História de Deirdre". Uma princesa corajosa que sofreu e lutou até o fim para ficar ao lado do seu amado. Com um desfecho trágico e ao mesmo tempo encantador, só nos mostra a força que tem um verdadeiro amor.


O livro, apesar de pequeno, é maravilhoso e dar para ler em um dia. A capa é linda e as ilustrações que o acompanham são belíssimas. Para quem gosta de contos de fadas e tem curiosidade em conhecer princesas não tão clássicas, é uma boa dica de leitura.


Agradeço em nome de todas as meninas da Saleta de Leitura á nossa parceira, a Editora Martin Claret, e ao Júlio Talhari pela simpatia e atenção. Vocês são 10!!!!








10 comentários

  1. Adoro livros de contos e ultimamente tenho gostado muito dos livros da Martin Claret, este ja esta na lista de solicitações para resenha.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito deste tipo de leitura, é sempre muito bom conhecer um pouco da cultura de outros povos, e nada melhor para fazer isso que ler suas lendas e tradições. Bela resenha, fiquei com vontade de ler ;)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Vivian!
    Nossa! Adoro livros com cunho psicológico.
    Não tinha ouvido falar ainda desse livro e sua resenha me deixou bem curiosa.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de ler, e me parece que este é um livro que gostaria muito de apreciar.
    Bjim.
    Jakelynne Matos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa fiquei muito curiosa sobre esse livro parece belissimo

    ResponderExcluir
  6. Fiquei curiosa, quero conhecer o livro..

    ResponderExcluir
  7. Interessante que o livro fuja do óbvio e nos traga personagens fora do padrão. Já está na minha lista de leitura! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com o psicólogo Bruno Bettelheim, os contos nos transmitem mensagens de superação, e se prestarmos bastante a atenção quando lemos um desses contos, muito nos é ensinado, em palavras simples e diretas. Os contos celtas são ótimos e sempre que posso leio algum. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...