[Bate Papo Literário] O fascínio da Índia através de livros e filmes!



Quando eu vi entre os lançamentos da Novo Conceito o livro "Em Busca de um Final Feliz" da Katherine Boo fiquei com vontade de ler, quando a Irene disse que eu ficaria com ele senti uma alegria enorme! O que poderia ser melhor que mais um encontro com esse lugar incrível, cheio de cores, diversidade e força Sim, mais um encontro, porque eu e a Índia temos um caso de amor inaugurado em 2002 pela literatura e continuado também através dela.


Meu primeiro encontro com a Índia foi através do romance "Passagem para a Índia" de Edward Morgan Forster. A história contada nesse livro se passa no início do século XX, antes da primeira grande guerra e em uma Índia ainda sob o controle da Inglaterra. Há quem diga que esse é o melhor trabalho de Forster é um dos maiores clássicos do século XX, eu não li tanto assim ou conheço a história da literatura para poder fazer esse tipo de afirmação, mas dos livros que li esse está entre os melhores, apesar de ter sido um dos mais difíceis também.


O livro foi escrito a partir da experiencia do próprio autor na Índia como preceptor de um jovem indiano e como secretário particular de um marajá e contém um relato primoroso de como se dava as relações sociais entre ingleses e indianos e o difícil dialogo entre os devotos do Islã e os devotos do hinduísmo. Através dele uma parte do passado da Índia se desfolha diante de nós e isso é realista, sensível, as vezes denso e trabalhoso, mas vale muito a pena.


Mas esse não foi o único encontro que eu tive com a Índia, meu segundo encontro foi através do livro "O Jardim Secreto" Frances Hodgson Burnett e do filme "A princesinha" (baseado no livro homônimo do mesmo autor). O história das duas obras não acontecem na Índia, mas tem seu ponto de partida lá e é do que aprenderam lá que elas tiram forças para enfrentar seus conflitos mais difíceis.


Ambos os livros, focam na mística da Índia, as protagonistas, meninas que viveram toda a primeira infância naquele continente são ensinadas por suas babás um pouco da fabulosa mitologia hindu e em meio aos seus momentos de crise usam esse conhecimento para interpretar as situações que vivem, buscar sentidos para elas e acima de tudo solução. Eu acho ambas as histórias luminosas e emocionantes, impossível assistir os filmes ou reler "O jardim secreto" e não chorar.


E para finalizar eu corto o caminho e falo sobre o meu ultimo encontro com a Índia, ele ocorreu através do livro do francês Marc Ferro, "O livro Negro do Colonialismo", nele o passado da África e da Ásia é posto em cheque e se desfolha diante de nós. O capitulo no qual a história do passado colonial da Índia é tratado é simplesmente perfeito, em uma linguagem simples, descomplicada para ninguém colocar defeito, a história da Índia e de seus diferentes sujeitos nos é contada.

Mas, se só de pensar em ler a história dos historiadores te cansa a alma, mas você ficou curioso procure o filme Magal Pandei.


Mangal é uma especie de Tiradentes indiano, um soldado do exercito particular da Companhia das Índias Orientais que com a sua atitude fez rolar a primeira pedra da avalanche que foi o processo de descolonização da Índia. O filme é lindo, quem gostou da novela "Caminho da Índias" vai descobrir de boca aberta que a trilha sonora, figurino e muitas coisas mais foram copiadas desse filme descaradamente. Já assistir mil vezes esse filme e não canso de admirar a forma brilhante como história e entretenimento se cruzaram nesse trabalho.


Agora só me resta dizer:

"Em busca de um final feliz", seu lindo, chegue logo para que eu possa te amar também!!!




  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .    e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

14 comentários

  1. Que legal essa sua paixão pela Índia! Eu acho muito bonita as construções de lá e as danças. Acho que só. hehe
    Não fiquei nem um pouco a fim de ler Em busca de um final feliz. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Thielen, todos temos uma ou outra paixão néh?!?! Olhe, se você gosta da música veja o filme Mangal Pandey é muito musical e lindo.

      Excluir
  2. Ai, Pandora, também adoro livros que abordem a cultura de outros países, principalmente da Índia e do Afeganistão. Acho muito interessante. E você sabe que eu adoro História, então ler um relato de historiador sobre qualquer coisa que seja não seria nada maçante.
    E, cara, eu tô muito ansiosa pra ler "Em busca de um final feliz" também! Não vejo a hora de ele chegar.

    Um abraço, queridona!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada dona Erica!!! E sim, que massa que vamos ler o mesmo livro, vamos poder trocar impressões \o/

      Excluir
  3. Um post que nos remete ao fascínio que a Índia faz sentir e com licença que já vou entrando nesse papo. Sua cultura no trás uma história que ficará eternizada.
    Gostaria de citar sobre o filme Gandhi, um líder espiritual em busca da Paz entre hindus e muçulmanos. Foi uma grande figura que de forma pacífica levou a Índia a sua independência. Acho que sua história merece um post a parte.
    O livro Cruzando o Caminho do Sol retrata uma Índia cruel mostrando o tráfico de mulheres que tem uma força e uma fé inabalável em face a sua cultura.
    Por último não posso deixar de comentar sobre o filme e livro As aventuras de Pi que fala sobre a vida d Pi na Índia.Emocionante.

    Adorei seu post em todos os detalhes e quem pode deixar de amar? Aguardando ansiosa a sua resenha do Em busca de um final feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário Irene,ele complementou o post, mostrou obras atuais que falam sobre a Índia, sou louca para ler o livro "As aventuras de Pi" e também ver o filme. Cruzando o caminho do sol foi um livro que movimentou a blogosfera ano passado, não cheguei a ler, mas todos que leram dizem que é ótimo. Obrigada pela força de sempre. Super cheros.

      Excluir
  4. Sempre boas preciosidades.

    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. O meu já chegou mais ainda não li, eu gosto de coisas indianos vejo clips filmes e leio livros hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Em busca de ser feliz não me chamou a atenção, mas o Cruzando o caminho do sol que li resenha recentemente, achei o máximo...Quero muito.

    ResponderExcluir
  7. Eu também gosto da India, não tanto quanto você, mas culturas diferentes me fascinam mesmo, Em Busca de Um Final Feliz será uma das minhas próximas leituras, acho que vou gostar dele.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  9. Pandora, Boa Tarde!
    Gosto muito de ler também, sobre todos os assuntos e estava procurando um livro com uma historia indiana para não perder o hábito hehehehe.
    Ganhei um livro a muito tempo onde conta a historia de uma princesa e um Deus (Romance) com vários personagens, literalmente você viaja no livro e imagina as personagens dançando e cantando como se fosse um filme de bollywood, assim que souber o nome te conto por aqui. Queria saber como você viu o filme Magal Pandei e se teria algum site que você consegue ver ele dublado ou legendado, também gosto muito da musica indiana. Beijos! Adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina! Que coisa boa receber um comentário atencioso. Eu vou esperar sua volta para saber o nome desse livro, fiquei curiosa. E sim, sobre Pandey eu vi o filme porque meu irmão trouxe num golpe de sorte, não tínhamos ideia do que era até que começamos a assistir e nos maravilhamos!!!

      Olha tem ele para ver nesse link dublado: http://megafilmeshd.tv/o-motim-dublado/

      Cheros, Pandora.

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...