SEMANA GRAFFITI DE ARTE MODERNA - 2 - Editora Valentina




A semana da arte moderna de 1922, foi realizada entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, o evento que deu início ao modernismo no Brasil completou 90 anos em 2012. Na semana de arte moderna foram abordados temas como pintura, escultura, poesia, literatura e música, vários nomes, referências até hoje para a cultura brasileira, participaram do evento.

Os padrões estéticos, culturais e sociais antes da semana da arte moderna eram baseados nos padrões tradicionais europeu. O objetivo do evento era inovar o ambiente artístico e cultural de São Paulo, na época o movimento foi pouco compreendido, mas sua repercussão com passar dos anos foi tão grande que hoje usamos a palavra “moderna” como sinônimo de novidade e inovação.


Algumas obras da semana da arte moderna de 1922


Cinco moças de Guaratinguetá – Emiliano Di Cavalcanti

Tropical – Obra de 1917 de Anita Malfatti

O Farol – Anita Malfatti
Quadro Abaporu de Tarcila do Amaral

ARTE URBANA E GRAFITE


Criola - e do preconceito a arte urbana 

Abordando em seus trabalhos o empoderamento da mulher negra e as questões relacionadas a suas raízes, a artista Criola transforma toda a carga negativa do preconceito em pura arte.




A pichação em forma de arte e de vandalismo.

A pichação é uma forma de expressão, um ato de manifetação e de liberdade, embora alguns banalizam e a transformam em vandalismo deixando a cidade feia e com aspecto sujo. Porém, quando a pichação é arte o que vemos é um lindo desenho que representa alguma idéia ou um novo ideal. 
A pichação seria para ser admirada, afinal é um trabalho feito por um porfissional, um artista, uma pessoa com vantage de apresentar à sociedade suas crenças e seus conhecimentos.



O que é arte urbana ?

Arte Urbana ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público.
A arte urbana engloba todo o tipo de arte expressada na rua e normalmente descreve o trabalho de pessoas que desenvolveram um modo de expressão artística mediante o uso de diversas técnicas alternativas como moldes, pôsteres, adesivos, murais e grafite entre as mais importantes também tem o movimento hip hiop que traz também essas formas artísticas citadas a cima. Em geral traz uma nova forma decomunicação através de texto, conteúdo e opinião social.A arte urbana, ao integrar seus elementos em locais públicos muito movimentados, tem como objetivo causar um impacto nos espectadores e costuma ter uma mensagem subversiva e anarquista criticando a sociedade com ironia e convidando à luta social, a crítica política ou, simplesmente, à reflexão. A maior referência da arte de rua é Banksy, artista ou artistas de identidade desconhecida com obras pelas principais cidades do mundo.


Este post é referente a nossa participação na Semana Graffiti de Arte Moderna promovido pela Editora Valentina

Visitem as pinturas/ obras de arte com frases do livro Graffiti Moon postadas no facebook da Valentina



Fontes

2 comentários

  1. Adorei o post! Adoro essas viagens que a a arte moderna proporciona! Sou louca para ler "Graffiti Moon", vivo adiando, mas um dia chego lá!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe de pintura da arte moderna com o artista, tem que ser grafite. Me responde por favor,...obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...