Resenha "As cores do entardecer" de Julie Kibler



Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635910
Ano: 2015
Páginas: 352


                                           
 Sinopse: A sonhadora Isabelle e o determinado Robert desejavam, com todas as suas  forças, se entregar à paixão que os unia. Mas uma jovem branca e um rapaz negro não poderiam cometer tamanha ousadia em plena década de 30,em uma das regiões mais intolerantes dos Estados Unidos, sem pagar um preço muito alto.
Diante dos ouvidos atentos da cabeleireira Dorrie, a história do amor trágico e proibido se desdobra, enquanto mudanças profundas se instalam em sua própria vida.
Com personagens humanos e, por isso mesmo, memoráveis, As Cores do Entardecer mostra que as relações afetivas muitas vezes são mais profundas que os laços de sangue. A cada etapa da viagem de Isabelle e Dorrie, as lições sobre otimismo e fé se multiplicam.




Miss Isabelle e Dorrie já são amigas há uns dez anos, amizade profunda, relação como de mãe e filha. Havia começado de uma forma não muito agradável, quando Miss Isabelle foi ao salão de beleza e soube que quem sempre a atendia não estava mais lá, e foi Dorrie quem a atendeu. Como não gostava muito de mudanças, foi meio hostil com Dorrie, mas isso logo mudou e ficavam cada vez mais próximas e participando da vida da outra.

"É engraçado como às vezes se encontra uma nova amiga - nos lugares mais normais - e quase que imediatamente vocês podem falar de tudo.(...) Com outras pessoas, acha que nunca passarão de conhecidas. Vocês são tão diferentes, afinal. No entanto, a coisa pega você de surpresa, durando mais tempo do que se esperava. Você passa a contar com isso e essa relação vai reduzindo as barreiras, pouco a pouco, até você se dar conta de que conhece aquela pessoa melhor do que qualquer outra. Vocês se tornam amigas de verdade." (pág 8)

Foi com surpresa que Dorrie recebeu o pedido de Miss Isabelle para levá-la até Cincinnati, uma viagem de dois dias de estrada, ela precisava resolver um assunto, mas logo Dorrie ficou sabendo que era um velório. Não tinha como dizer não e logo preparou tudo que precisava para poder se ausentar.

O livro se passa quase todo nessa viagem. Vamos conhecendo melhor cada uma delas. Os capítulos se intercalam com a história de cada uma, e assim voltamos a 1939, quando Isabelle tinha apenas 17 anos.Uma menina sonhadora, que queria cursar a universidade, ir além de ser esposa e mãe. Sua melhor amiga era Nell, a filha de uma empregada da casa, que tinha um irmão, Robert, um rapaz forte, decidido, que estudava e trabalhava muito para poder alcançar seus objetivos.

Foi numa noite em que Isabelle se meteu numa grande encrenca e que Robert a salvou mesmo correndo grande risco, pois negros não poderia ser vistos na rua após escurecer, que ficaram mais próximos. Pouco tempo depois se descobriram apaixonados, amor proibido entre uma branca e um negro, inaceitável naquela época. 

"Além da simples gratidão por ele estar no lugar certo na hora certa, por sua intervenção no que poderia ter sido um desastre, comecei a achar que tinha sido mais do que uma simples coincidência. Parecia quase loucura, mas eu não conseguia deixar de pensar que algo maior do que nós havia acontecido, levando os dois a uma situação em que não tínhamos como nos evitar." (pág 54)

Os dois apaixonados e correndo riscos para se encontrarem. O que fazer para ficarem juntos? Isabelle descobriu que na cidade vizinha era permitido casamento entre negros e brancos. Uma fuga... se casaram... mas é claro, que isso não terminaria bem.

As Cores do Entardecer é uma história emocionante, triste, envolvente, daquelas que depois que você termina de ler fica um tempo pensando sobre ela. Um drama cheio de surpresas que fala de racismo, mas também fala de amizade, de amor, de luta. A Isabelle e Dorrie que viajaram juntas, não são as mesmas que retornam para casa.


"Houve um momento constrangedor então. Eu devia abraçá-la? Beijá-la? Agora que eu era sua filha honorária, parecia apropriado, mas nenhuma da duas era do tipo afeito a demonstrações físicas de carinho.
Mas talvez algum dia, no futuro, eu a surpreendesse com um abraço rápido e um beijinho na bochecha." (pág 335)



Livro cedido pela nossa parceira a Editora Novo Conceito


Luci Cardinelli  Professora, atuou como profissional do mercado de capitais e atualmente é artesã. Além disso é amante da leitura e apaixonada por filmes, principalmente pelos antigos e dramas, só não assiste terror e acompanha diversas séries da TV. Ama arte, viajar e MPB.



4 comentários

  1. Oi Luci, oi Irene!
    A história me pareceu sensível e comovente, acredito que tanto o amor vivido por Isabelle no passado, quanto a construção de sua amizade com Dorrie no presente, são situações que nos tocam o coração.
    Beijos... Elis Culceag * Arquivo Passional*

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas! Este livro me lembrou de alguma forma os dramas de Jojo Moyes, que sempre voltam ao passado e resgatam histórias que marcaram as protagonistas por toda a vida. Eu não tinha dado muita atenção ao livro, foi bom saber maiores detalhes.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. O desfecho da resenha foi forte! Um convite muito convincente a leitura, me peguei desejando muito ler esse livro.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Que parceria boa nao sou de dramas mas fiquei curiosa p saber sobre o final.da historia e da vida dessas amigas , racismo e um tema tao forte ne somos todos iguais poxa e mesmo assim tem gente que nao ve


    http://estilodenerd42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...