Resenha "As cores da vida" de Kristin Hannah


Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415957
Ano: 2016
Páginas: 352

Sinopse: Uma arrebatadora história sobre irmãs, rivalidade, perdão e, em última análise, o que significa ser uma família. As irmãs Winona, Aurora e Vivi Ann perderam a mãe cedo e foram criadas por um pai frio e distante. Por isso, o amor que elas conhecem vem do laço que criaram entre si. Embora tenham personalidades bastante diferentes, na verdade são inseparáveis. Winona, a mais velha e porto seguro das irmãs, nunca se sentiu em casa no rancho da família e sabe que não tem as qualidades que o pai valoriza. Mas, sendo a melhor advogada da cidade, ela está determinada a lhe provar seu valor. Aurora, a irmã do meio, é a pacificadora. Ela acalma as tensões familiares e se desdobra pela felicidade de todos – ainda que esconda os próprios problemas. E Vivi Ann é a estrela entre as três. Linda e sonhadora, tem o coração grande e indomável e é adorada por todos. Parece que em sua vida tudo dá certo. Até que um forasteiro chega à cidade... Então tudo muda. De uma hora para a outra, a lealdade que as irmãs sempre deram por certa é posta à prova. E quando segredos dolorosos são revelados e um crime abala a cidade, elas se veem em lados opostos da mesma verdade.


As cores da vida é o primeiro livro que leio da Kristin Hannah e fiquei apaixonada e só posso dizer que foi a melhor leitura deste ano. A nossa vida é um espetáculo de cores que se entrelaçam, se misturam, se transformam e criam um universo que toca nossos corações e de uma beleza que, muitas vezes, nossos olhos não alcançam. Uma história sobre irmãs, de amizade, família, raízes, perdas, rivalidade onde "todo o amor que elas conhecem vem do laço que criaram entre si."


As cores da vida retrata a história das irmãs Grey - Winona, Aurora e Vivi Ann - criadas em um "rancho de frente para o canal" que "pertencia à família havia quatro gerações". As terras de Water's Edge era uma propriedade que seu bisavô havia se estabelecido "há mais de cem anos" e fundado a cidade de Oysters Shores



Winona, Aurora e Vivi Ann perderam a mãe quando ainda eram muito novas. Winona era a irmã mais velha e estava com quinze anos, Aurora com quatorze, Vivi Ann com doze e, apesar de terem personalidades muito diferentes, eram muito unidas. 

Desde a morte da mãe tiveram que conviver com um pai austero e muito frio que era a razão de gerar a inveja em suas vidas. Um homem que no dia da morte da esposa pegou "Clem" a égua dela para vender o que foi evitado em virtude da intromissão das irmãs. Winona tentou tomar a frente,mas o pai sempre a revidava cabendo a Vivi Ann a responsabilidade em montar e cuidar dela já que sabia lidar com os cavalos. A partir desse dia Vivi Ann e Clem se tornaram inseparáveis.

Os anos seguiram e a vida tomou rumos diferentes para cada uma delas. Winona em seus 27 anos era uma advogada bem sucedida e mesmo nunca sendo o orgulho do pai levava a vida que desejava menos pelo fato de que "não era casada, não estava namorando, não tinha filhos e lutava contra o peso." Aurora casara, tivera  filhos e era a irmã "pacificadora" que sempre estava presente para acalmar os ânimos. Vivi Ann continuou morando com o pai no rancho.Amava aquele lugar e adorava ficar com os cavalos, treiná-los, participar de rodeios e poder ensinar "suas habilidades de equitação" para as meninas que a admiravam. 



O rancho passava por dificuldades financeiras e Winona tenta convencer o pai de vender alguns hectares da terra no intuito de poder pagar os impostos e salvar Water's Edge,mas seu pai é irredutível. Vivi Ann continua com sua vida participando de rodeios e envolvida nesse mundo até que encontra uma forma do rancho ganhar dinheiro. Ela daria aulas de equitação, treinamento para de provas para torneios, de laços o que não foi muito bem recebida por Win, mas foi por seu pai que afinal ambos compartilhavam desse amor pelas terras. O fato de Vivi Ann ser a filhinha perfeita e a mais bonita criava  um ciúme em Win.

"Quanto mais extrema e mais demonstrada é uma paixão, mas insuportável a vida parece sem ela."

No meio desses conflitos Winona é procurada por Luke, seu vizinho e amigo de infância, um rapaz que se tornou veterinário e fora morar em Montana, avisando que vai voltar para Oyster Shore. Ela é apaixonada por ele desde jovem e sua volta traz esperanças, mas dura pouco, pois ele só a vê como amiga. Mas seu coração se espedaça quando Luke se apaixona por Vivi Ann e começam a namorar o que gera  sentimentos de inveja, ciumes e insegurança.

Vivi Ann é adorada por todos e leva seus romances sem muito compromisso, pois ainda não sentiu nenhuma paixão, nenhum sentimento forte por ninguém até que Dallas, um peão do Texas, foi trabalhar no rancho. 

"Algumas coisas não podiam ser esquecidas, mesmo com muito esforço. Humilhação, Perda, Inveja. Eram emoções que ficavam surgindo na superfície. No final é muito cansativo mantê-las escondidas."

A partir daí a história toma um rumo intenso de emoções e conflitos que me levaram a mergulhar intensamente nessa trama, dilacerando cada pedacinho do meu coração, desesperada para que esse amor tão forte e verdadeiro pudesse vencer a tantas injustiças, invejas e obstáculos. Que as marcas que a vida colocou em cada um desses personagens pudesse ser aliviada com um simples afago.

Quando você pensa que seu coração não vai aguentar mais de tanta dor, de tanta angústia a vida resolve dar um basta e cansada de tanta luta você acaba com as poucas esperanças que ainda existam terminando assim a primeira parte dessa história. 

Essa primeira parte foi muito emocionante, sensível mostrando o amor verdadeiro que une um homem e uma mulher como também o amor entre irmãos que mesmo cometendo erros conseguem superar as perdas e se manterem unidos no meio das intrigas e injustiças.


A vida continua mesmo que não tenha mais o brilho de antes, mas temos que continuar cuidando dos frutos que foram gerados para que cresçam saudáveis e fortes. Durante essa parte todos os conflitos e erros do passado vão ser revistos e as pessoas se transformam, mudam suas atitudes fazendo a vida ficar melhor.   
"Em um lugar como este, sempre se sabia o que esperar e, se a pessoa tivesse cuidado e olhasse com atenção, veria o futuro com a mesma clareza do passado"

O amor entre as irmãs é um sentimento único, que suporta qualquer adversidade. É um afeto em que elas compartilham várias emoções, tristezas e acumulam tantas histórias que não saberiam dimensionar quanto tempo ficariam relembrando os momentos de infância, de suas  brigas e travessuras, dos primeiros amores, das cumplicidades enfim de tudo que viveram juntas.

Kristin escreve com detalhes todos os lugares por que passa essa história dando ao cenário um colorido que vai mudando de acordo com a hora, o tempo, a estação e principalmente da forma com que seus olhos podem enxergar e poder sentir cada detalhe dessa grandeza que nos rodeia. Uma leitura que me contagiou do inicio ao fim, me levou aos prantos e me surpreendeu a cada capítulo e,quando chega ao fim, só posso dizer o quanto é importante a família para apoiar e ajudar a vencer qualquer dificuldade. Amei essa leitura e super recomendo.



#EuLeioArqueiro

Livro cedido em parceria pela Editora Arqueiro

5 comentários

  1. o que mais me agradou nessa história foi o enredo familiar o trabalho com as emoções dos personagens, Kristin foi muito humana em sua trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi. Eu tinha visto falar do livro mas acreditei que fosse uma trama onde as irmãs disputavam o coração de um único rapaz e não é bem assim que as coisas acontecem. Fiquei bastante interessada já que li outros livros sobre relacionamentos familiares e gostei bastante.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
  3. Eu li este livro e ele está entre os meus preferido de 2016. Tb fiz resenha no meu blog. Acabei de ler meu 2º livro desta autora O Caminho para casa, e agora já posso dizer que sou fã de carteirinha de Kristin Hannah, e haja lenço para tanta choradeira, parece ser a marca registrada dela.
    Ótima resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei esse livro, mostra muito bem como funciona uma família desfuncional e como é ter irmãs! Gostei porque a Kristin não idealiza demais seus personagens, todos eles tem defeitos e qualidades, não é uma história de heróis e vilões... Muito pelo contrario, o vilão vira herói hahah néh?!?! Chorei, rir e me arrepiei com esse livro, tive muita dificuldade em escrever a resenha porque a emoção tomava conta hahah Adorei sua resenha Irene e sempre estou por aqui e mesmo que demore sei que cedo ou tarde a gente se encontra nos caminhos da blogosfera néh?!?!

    Jaci
    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  5. Leiam Jardim de Inverno! O melhor dela!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...