Resenha do livro de contos VIDAS idealizado por Elaine Gaspareto ( Digitexto Editora)

Livro de contos, escritos por diversos blogueiros e selecionados através do  Concurso contos conto Vidas promovido pela Elaine Gaspareto do blog Um pouco de mim.  Passem lá e conheçam de perto esse blog que é o ponto de encontro dessa blogosfera.


Como poderia começar a fazer a resenha do livro VIDAS  com 24 contos de diversos temas e autores? E ainda que dois  contos são de minha autoria.Peguei o livro e comecei a reler todos os contos e como são bons. Fui juntando um pouquinho de cada conto e foi assim que saiu essa resenha.

Uma Boneca defeituosa que diz ter sido o maior erro das fábricas de bonecas e espera ser amada por uma menina, A Busca de Talita pela felicidade, o menino pobre que cuidava do irmão caçula, Maicon , de Oito Anos para sua mãe poder trabalhar. Enquanto uma criança encontra à beira da praia uma velhinha em busca de uma concha para escutar o "Barulho do mundo" que lhe conta uma linda história. Vemos mais a frente à tristeza de uma jovem mãe, consumida pelo vício, vendendo o seu bebê, a sua Ana Luiza , em troca de uma pedra para se manter de pé.

Um dia, sai de casa sem avisar a ninguém. Caminhando sem destino, apreciando a natureza, o por do sol e chora pelas perdas, pelo fim que a todos espera.  O fim chega das mais diversas formas e então  Uma Nuvem de Jerusalém  aparece na janela  mostrando a beleza da simplicidade que é o viver para um homem paralisado em uma cama que só pensava em acabar com sua vida, mas nem isso tinha como. Um anjo surge para cuidar dele, para ouví-lo, fazer suas vontades, motivá-lo fazendo com que apresentasse melhoras, mas muitas vezes nem tudo é como queremos e muito estará por acontecer. 

Júdice foi o nome dado a um menino que não viveu "sub judice" , mas tomou gosto pela encrenca ao longo de sua vida. Gostava de usar um boné com a aba virada  que era a sua marca registrada. Agora vou contar sobre a história de outro menino muito pobre que para sustentar a mãe engraxava sapatos e sua vida mudou depois que ganhou o Boné  Encantado de um velho mendigo.

Vamos encontrar mulheres que nos encantam como a Namoradeira que todos os fins de tarde , enfeita-se e vai para a janela apreciar a passagem dos casais de namoradinhos passeando de mãos dadas. São imagens que alimentam seus sonhos assim como para Nina, uma moça que guardava os seus em uma caixinha dentro de seu coração. Com toda a paciência  Nina e o Sonho aguardavam  o encontro de sua alma gêmea. Existem os casais  sonâmbulos , que foram feitos um para o outro, que gostam das mesmas coisas, mas que caminham para lados opostos sem nunca se enxergarem.  E para completar tem mulheres que o marido tem é que ter paciência, pois elas só reclamam. Veja que a distinta senhora ganha um celular do marido e coloca defeito em tudo e aí vamos conhecer a História de um celular que de inútil virou útil.

Existem tempos de desamores onde a  inspiração se vai e sejam quais forem os motivos o fato de não conseguir escrever leva a angústia. O que fazer? Escrever  contando as lamúrias do seu dia? 

Luana e seu marido criavam o filho sem cogitar ou sonhar qual o seu rumo. Fotografava a paisagem campestre ou das dunas. Com sua máquina fotográfica procurava capturar as sensações das brincadeiras de pai e filho. Tinha visões  através das lentes que culpava serem de alguma sujeira. Esquivava-se de pensar na mulher que roubava seu rosto.

Olhamos ao nosso redor e nos deparamos ora com adolescente sendo mãe aos 17 anos criando a filha sozinha ou jovem que engravida para tirar vantagem da condição de uma boa pensão. São Dois Destinos que espelham exemplos de vida tão diferentes em uma cidade grande. Como o cenário muda presenciando os Milagres da vida e do mate em que o peão, após a lida,  retorna feliz em rever sua amada, Rosa Maria, que traz no ventre uma vida. Segurando a cuia de mate sonha com um piá, ou a doçura de uma menina. Momentos de festança e comemoração pela chegada de um sorriso de criança. 

A felicidade sempre aparece na hora que menos esperamos e isso aconteceu em Recife com uma menina órfã, Mariana. Ela teve a sorte de ser criada em um convento. Casou e ficou viúva cedo demais e querendo se manter honesta se viu desamparada sem saber o que fazer para o seu sustento. Ela está sempre presente até quando é anunciado o fim do mundo, onde as pessoas fazem uma análise de seus atos e abrem seus corações, desabafam tudo que tem guardado dentro de si.

Que alegria acordar cedo e naquele dia ela completava 92 anos. "Tinha visto o mundo mudar com os próprios olhos" e amava tulipas. Seu presente de Aniversário era o mesmo de todos os anos.

Tem dias que nada dá certo e para Madalena então foi um daqueles que mil imprevistos ocorreram no trabalho e com todo esses barulhos a vontade era  jogar tudo para o alto. Já para outras acontece de  o telefone tocar avisando que a reunião fora antecipada e inicia-se um ritmo acelerado correndo contra o relógio. Para chegar ao trabalho  mil incidentes acontecem desde a fila que teve que enfrentar, ao trem que parou de funcionar, mas o importante é saber levar como um dia qualquer mantendo o  bom humor.

Mariana chega na estação de trem que paralisou em virtude de um acidente. Cansada, após um dia de trabalho, aguarda paciente a normalização. Seus pensamentos não param e tudo observa, conhece um jornalista que lhe ensina muito sobre a vida. 

Para finalizar vamos conhecer uma linda história de amor através do mundo da leitura.  Um mundo que nos leva a tantas histórias que estão espalhadas nas prateleiras da biblioteca dos sonhos.


Um livro que encanta , um livro que é para guardar no seu coração. Parabenizo a Digitexto pela perfeita encadernação, a qualidade da apresentação, pela  capa de uma criatividade e beleza ímpar que dá gosto de ler.

Para conhecer os autores dos contos é só clicar nos títulos. 
Estaremos lançando o SORTEIO de um exemplar do livro Vidas e o seu comentário aqui já vale um ponto.




* Resenha e Postagem *



atualizado

15 comentários

  1. Lindo cantinho e Parabéns por ele! O livro é mesmo muito legal e ganhei de quem???rsrs Adorei! beijos,chica
    Scesso por aqui!

    ResponderExcluir
  2. Irene

    Parabens pelo novo espaço, certamente será um sucesso!
    Que gostosa esta resenha do "Vidas".
    Nela você colocou a essencia de cada conto nos instigando a le-lo ou rele-lo.Muito boa!
    Estarei sempre por aqui acompanhando o desenrolar dos papos que surgirão nessa "Saleta"

    bjo procê

    ResponderExcluir
  3. Irene,que legal esse novo blog!Muito interessante a forma como vc resenhou o livro "Vidas"!Ficou super original!Parabéns e estarei sempre por aqui!Bjs e um ótimo ano pra vc,amiga!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parece muito legal! Fiquei com muito interesse em ler!!!

    ResponderExcluir
  5. Que passeio lindo por nosso livro, parece que vc pegou um fio e foi alinhavando as histórias, ficou uma resenha linda!!! Amei a forma como fui citada, enfim... Só podia ter vindo de você néh Irene, que sabe tecer sonhos como ninguém mais!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha e estou ansiosa para ler esse livro vou participar do concurso ,obrigada

    ResponderExcluir
  7. Irene
    Só agora consegui chegar aqui. E que delícia de resenha.
    Foi tão bom rememorar as histórias. Acho até que vou ler o livro de novo.
    E obrigada pelas palavras sobre a Digitexto.
    Pode contar comigo por aqui, sempre.
    um beijo

    ResponderExcluir
  8. Irene!
    A resenha ficou bem feita, passeando um pouquinho por cada conto.
    Até participei desse concurso, porém infelizmente, não fui selecionada... Não sou tão boa...
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sinopse, estou louca para ler!!!

    ResponderExcluir
  10. Lindo... sinopse com muita critividade!!!
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  11. Putz, parabéns pela resenha. Não é fácil conseguir relacionar assim os títulos, encaixar todos...

    Ah, agora eu fiquei com ainda mais vontade de ter esse livro!

    ResponderExcluir
  12. Resenha ficou nota dez. Fiquei muito feliz em participar deste projeto e vendo o livro pronto mais ainda me alegro.

    Abraço e obrigada pela divulgação!

    ResponderExcluir
  13. Resenha muito bem feita, vai nos instigando a ler o livro, percorrendo com velocidade as linhas tão ágeis, nos fazem pensar no texto de cada uma.

    Beijos a todas! E parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Excelente resenha. O livro deve ser muito bom. São pessoas diferentes, com experiências de vida diferentes, o que deve fazer do livro uma excelente leitura.

    ResponderExcluir
  15. Oi Irene, adoro esses posts mostrando iniciativas desse quilate, o Livro de contos escritos por diversos blogueiros e selecionados através do Concurso contos conto Vidas promovido pela Elaine Gaspareto do blog Um pouco de mim é um desses resultados incríveis e mostra 24 contos de diversos temas e Autores talentosos (incluindo Vc).A resenha ficou super divertida com os nomes dos livros,parabéns pela criatividade!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...