# Resenha do livro "Coraline" de Neil Gaiman #

Um dos tipos de literatura que mais amooo é o popular Realismo Fantástico, segundo a Wikipédia: "Este conceito pode ser definido como a preocupação estilística e o interesse em mostrar o irreal ou estranho como algo cotidiano e comum." 

Mas, entre nós, para mim, Realismo Fantástico é um tipo de literatura onde falando de coisas irreais a gente aborda a realidade, ou seja, é quando o abstrato fala do concreto. Eu amo e talvez Neil Gaiman seja um dos maiores autores desse gênero na atualidade e Coraline uma pérola desse gênero.

Sinopse:

"Desde que quatro crianças inglesas descobriram a terra encantada de Nárnia, ninguém iniciava uma viagem fantástica num simples abrir de porta. E desde que Alice seguiu o coelho, ninguém enfrentou coisas tão extravagantes e assustadoras. Você não tem que ser criança para se render ao encanto de Gaiman em Coraline. Entre por essa porta e acredite no amor, na magia, e no poder do bem sobre o mal." 


Editora: Rocco 
Autor: Neil Gaiman 
Ilustrações: Dave McKean 
Ano: 2003 / Edição: 1 
Número de páginas: 155







 Sobre esse livro eu começo falando da forma como o encontrei, pois foi curiosa. Eu estava andando/vagando por uma livraria sem a intenção de comprar nada e então no meio de uma bagunça de livros de todos os tipos eu encontrei Coraline, li a sinopse, olhei o nome do autor e trouxe para casa. Não me arrependi!

Coraline é uma menina que aqui no Nordeste nós chamamos de "Mulher Velha", ela é observadora, independente, sabe o que gosta e o que não gosta e se sente muito sabida, mas ainda assim é uma criança que precisa ouvir e obedecer ordens, respeitar horários e seguir a vontade dos pais inclusive quando eles se mudam contra a sua vontade.
Como toda "mulher velha" Coraline não curte nem um pouco esses limites que tem, detesta a comida do pai, se incomoda com a mudança, acha os seus vizinhos chatos, não curte sua vida... 

E quando ela menos espera, tal como Alice descobriu a toca do coelho, tal como Lúcia descobriu o armário, Coraline descobre uma porta que a leva a um lugar onde ela tem um outro pai, outra mãe e uma vida bem semelhante a vida com a qual ela sonhou ter... 

O único problema é que alguns sonhos podem se transformar em pesadelos e quando isso ocorre é preciso lutar para acordar, é preciso ter coragem! 

Aliás, Coraline tem uma definição perfeita para coragem: "...quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem." (p. 59) 

E sim, tenho que dizer que Gaiman é um grande contador de histórias, ele é perfeito e junto com as ilustrações do Dave McKean então dialogando com o texto, incentivando nossa imaginação a ir mais além, ficou divino! 

Em 2009 o livro virou filme, eu tive o prazer de assisti-lo e digo que não deixou a desejar. Como já sabemos, o filme não é o livro, então tem algumas coisas diferentes, mas o espírito da história foi preservado e eu indico os dois lindamente. 



12 comentários

  1. Olha, soube desse livro por um amigo que me disse que era um "Alice no país das maravilhas" mais tenebroso. Aí, naqueles dias, encapando os livros da biblioteca, que livro cai na minha mão? Coraline!
    Gostei, mas não posso dizer que o adoro, apesar de achar muito legal algumas ideias do livro... Mas eu também não gosto de Alice, então é de se entender.
    De qualquer modo, é sim uma história que vale ser lida, tem universo único e bem bolado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu sou fã de Alice desde pequenininhaaaa... Então só podia amar!!!

      Excluir
  2. Eu não li o livro, mas não gostei do filme. É muito assustador para uma criança ver, e como nunca cresci morri de medo kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que tal como Alice, Coraline não é muito para criança, é mais para adolescente e adulto, se bem que a gente as veze tem uma visão tão deturpada das crianças, achamos que eles são bobos e eles não são!

      Excluir
    2. Bobos não, mas inocentes. As vezes entendem uma piada pela metade. Nunca aconteceu com vc de ver um filme na infancia e rever na adolescencia e ter outro olhar? Talvez até entender mais?

      Excluir
    3. Alguma coisa sempre escapa as crianças e aos adolescentes também!!! Fazer o que, tem conhecimento que só vivendo néh Aleskita?!

      Excluir
  3. Gostei bastante da resenha e fiquei na vontade de ler o livro e assistir o filme. Amo de histórias de realismo fantástico, juntando com o "tenebroso" hehehehe.. tipo as animações de Tim Burton...

    Beijoss


    Vivian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviam também amo o Tim Burton!!! É tão legal achar gente que gosta da mesma coisa que a gente néh?!

      Excluir
    2. Eh verdade... agora estou na ansiedade para a estréia do novo filme de Tim Burton com o meu amado Johnny Depp chamado "Dark Shadows"... mal vejo a hora de sua estréia!!! *.* rs


      Beijos

      Excluir
  4. esse livro parece ser uma gracinha, gosto de personagens como a Coraline, curiosas, meninas velhas, que nunca estão satisfeitas com suas vidas!

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li o livro mas parece ótimo, o filme é bom mas não é pra criança é meio assustador hehe

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei achei meio assustador também Taty, mas no mundo das crianças o que mais tem é susto, acho legal que elas aprendam a lidar com seus medos. E sim, o livro é ótimo, talvez você goste!

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...