" Resenha do livro " Oldar " de Rondinelli Fortalesa - Editora Dracaena


SINOPSE
A história de Oldar é sobre um mundo muito antigo, ainda em seu início, quando os povos começavam a conhecer uns aos outros e tinham seus primeiros conflitos motivados por paixões humanas e até sobrenaturais.

Países se uniram a outros na tentativa de impor seu poder ou reivindicar uma justiça que julga ser devida.


A primeira narrativa de Oldar inicia no país do continente Oeste conhecido como Edammael, onde vivem os dans. Esse país está localizado entre cordilheiras e possui um clima muito agradável na maior parte do ano.


O governo fora estabelecido no início dos tempos como reinado, onde um homem governa sozinho o destino do povo. As pessoas eram felizes e gostavam muito do modo como estava sendo conduzido o seu mundo, mas a sede por poder influencia uma mulher que foi capaz de trair todo o seu país.


Essa traição de Ânea causa a primeira guerra do reino de Edammael, que fica dividido entre norte e sul, cada um de um lado do rio Negro. Como algo esperado numa disputa por poder, os dois reinos entram em conflito e centenas de inocentes morrem sem justiça e apenas um deles consegue dominar todo o país novamente tornando-se o rei único de Edammael.


O perdedor nunca esquece daquilo lhe aconteceu e por vários anos planeja sua vingança contra o irmão que lhe tomara o poder no reino. Ele muda-se para as terras do sul e faz dali sua nova morada, onde se casa e tem filhos e finalmente encontra sua felicidade.


O reino do norte cresce e faz um tratado com o país vizinho. São construídos grandes monumentos e uma imensa torre para o governo. O novo rei, filho do anterior na busca de uma alegria que ele sente que perdera há muito tempo vai em busca de seu tio quer fora expulso na tentativa de juntar novamente sua família. Ele descobrirá que esse sonho será mais difícil de se realizar do que ele imagina.


Essa é uma história não sobre uma pessoa ou sobre uma família, mas sobre o planeta Oldar e os povos que o habitam. Essa história não tem pretensão de explicar as causas da violência da Terra, tampouco solucionar os problemas que existem em nosso mundo.


A intensão dessa história é mostrar como as coisas podem acontecer, mesmo que não queiramos ou planejemos que elas ocorram.
 

  Autor: Rondinelli Fortalesa
Gênero: Romance,Ficção
ISBN: 9788564469655
Nº de páginas: 216
 
Fantasia é um dos meus gêneros de livros favoritos, na minha estante talvez seja um dos gêneros mais recorrentes perdendo apenas para os livros que tratam de pesquisas históricas e os romances de séculos passados.

Como leitora do gênero imagino que esse seja um dos mais difíceis de ser escrito. Escrever um livro de fantasia compreender criar um mundo com características próprias, história, religião, arte, fauna e flora, tradições, política... Enfim, um autor de fantasia é um pequeno deus responsável por Big Bangs e tudo o mais, ou seja, Oldar é um projeto ousado.

Aliás, Rondinelli Fortalesa é um autor de idéias ousadas, pois buscou influencia em nada mais nada menos que a Bíblia para escrever sua epopéia e sim, antes dele ninguém menos que Tolkien o autor do Senhor dos Anéis e do lindooo C. S. Lewis autor das Crônicas de Nárnia fizeram isso. Escrever na trilha desses mestres é um ato de coragem.

Bem, meu querido Júlio José Chiavenato uma vez disse: "Literatura ou é ou não é. Existem gradações, ninguém nasceu Machado de Assis." Realmente Fortalesa não é Tolkien ou Lewis e Oldar não é a Terra Média ou Nárnia, mas tanto Rondinelli quanto Oldar têm seus charmes próprios no plural mesmo.

Oldar é um livro leve, eu li em três dias. O autor conta uma história honesta, Rondinelli é impressionantemente hábil no manejo da teologia cristã, eu fiquei admirada em ver como ele constrói uma narrativa na qual uma velha história de pecado e perdão é recontada de uma forma nova, com personagens novos, ele se inspira nos clássicos, mas não plagia, ele cria seu mundo.

A narrativa é muito didática, em alguns momentos até demais, um leitor acostumado com o gênero pode até se enfadar, mas um que tenha começado agora certamente vai se sentir confortável para continuar.

Eu achei grande parte dos personagens fofos e me encantei com esse mundo de pessoas simples vivendo o principio dos seus dias com seus amores, desejos, sonhos, crenças, erros e acertos, pecados e perdão.

 Book Trailer



 
 
 Vamos conhecer um pouco sobre a história e a vida do autor Rondinelli Fortalesa  em uma entrevista que ele concedeu a Saleta de Leitura. 
Aguardem que  será tema de uma próxima postagem.
 
 
 
Leitura e resenha de nossa colaboradora
 
 
 

10 comentários

  1. Excelente resenha, muito bem argumentada, admiro quem sabe traçar paralelos inteligentes e, acima de tudo, pertinentes - mas a gente já espera isso da Pandora né, rs. Fiquei bastante curioso com o livro, a capa é incrível, e se aventurar por terras fantásticas é comigo mesmo. Mais um pra lista.

    ResponderExcluir
  2. Pandora!!! Que resenha MARAVILHOSA!!! deu muita vontade de ler esse livro!!! você consegue transmitir todo o encanto do livro em apenas algumas palavras. Adorei!!!

    Bjosss

    Vivian

    ResponderExcluir
  3. Pandora!
    Gosto muito de literatura fantástica também e acredito que os escritores desse gênero são tão criativos.
    Sua resenha é bem diferenciada das que leio e gostei, porque você fala sua opinião de forma sincera e objetiva.
    Bom domingo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá ...
    muito boa a resenha!!!
    Gosto de ler a sinopse e as resenhas, pois torna mais fácil
    o entendimento do livro!!! Gosto desse tipo de romance ...
    a época e ficção me levam até um mundo totalmente novo
    e diferente!!! É o prazer da Leitura!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, gosto desse tipo de livro!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha. O livro realmente parece ser muito complexo e interessante. Fiquei curiosíssima para ler.

    ResponderExcluir
  7. A capa do livro é maravilhosa né!! E esse gênero tem tudo pra conquistar geral.. parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Oi Pandora!
    A capa do livro e sua resenha me conquistaram, eu quero muito ler esse livro!
    Fiquei maravilhada com a descrição da criação da Terra Média em "Silmarillion", e de Nárnia em "O sobrinho do mago", e quero conhecer a concepção de Oldar nas palavras do Rondinelli!
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  9. Ei, o livro parece ótimo, só senti falta de mais exatidão, na resenha, do que ele fala. Espero poder ler em breve :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Não sei se leria esse livro. Não curto muito o gênero e a sinopse não me encantou. E nem a capa também.
    Mas gostei da sua resenha. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...