Cine Saleta apresenta " Cinema nacional, você assiste? " by Luci Cardinelli





Post  do Vida  feito em 11/11/2011

 " Cinema nacional, você assiste? "
Muita gente ainda tem preconceito com o cinema nacional, uma pena, pois há filmes ótimos. Selecionar é bom, eu mesmo faço isso, não assisto filmes como as Tropas de Elite, Cidade de Deus e muito menos aquele do ônibus 174, enfim, não gosto de filmes que têm a violência do meu dia a dia, da minha realidade. Por que assistir  vejo nos telejornais. Também não assisto filmes que contam a vida de certas pessoas que nada vão me acrescentar.Não, não me interessa sabe a vida de Bruna Surfistinha. Lembro de pessoas levando seus filhos para assistir filme sobre ídolo deles: Cazuza. Belo exemplo para adolescentes :( Tanta gente no nosso país que merecia virar filme pela riqueza de suas vidas, pelos exemplos, mas não dá bilheteria....

Alguns dos filmes Nacionais que assisti e que recomendo
 
Sexo, paixão e traição... Baseado no romance "O Primo Basílio", escrito pelo português Eça de Queiroz. Ambientado em São Paulo, em 1958, o filme conta a história de Luísa, uma jovem romântica. Casa com o engenheiro Jorge, ela se envolve com seu primo Basílio, um elegante bom-vivant. Vivendo entre a paixão e o amor, ela se vê chantageada pela empregada, que descobre seu caso com o primo."

Destaque para  Glória Pires, que faz o papel da malvadíssima empregada chantagista
.............................................

Janeiro de 1995. Um jovem músico de 13 anos, integrante da Orquestra Sinfônica do Agreste da pequena cidade de São Caetano, a 150 km de Recife, é seqüestrado. Os policiais acreditam que o responsável é o criador da orquestra, o maestro Mozart Vieira (Murilo Rosa). Com a acusação o trabalho realizado até então com a comunidade carente da cidade corre o risco de desaparecer.."


.................................
"O Contador de Histórias, relata a trajetória de Roberto Carlos Ramos, um menino cheio de imaginação que, nos anos 70, é deixado pela mãe em uma entidade assistencial recém criada pelo governo. Aos treze anos, após incontáveis fugas, ele é classificado como 'irrecuperável' nas palavras da diretora da entidade. Contudo, para a pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros), que vem ao Brasil para o desenvolvimento de uma pesquisa, Roberto representa um desafio. Determinada a fazer do menino o objeto de seu estudo, ela tenta se aproximar dele. O que surge entre os dois é uma relação de amizade e ternura, que porá em xeque a descrença de Roberto em seu futuro e desafiará Margherit a manter suas convicções."



....................................




"18 de abril de 1945. Durante anos centenas de pessoas foram torturadas pelo regime de Getúlio Vargas mas, com a pressão externa decorrente do fim da 2ª Guerra Mundial, vários presos políticos ganharam a liberdade. Segismundo (Tony Ramos) é um ex-oficial da polícia política de Vargas que agora teme que suas vítimas resolvam se vingar. Ele trabalha como chefe da seção de imigração na Alfândega do Rio de Janeiro, tendo por função evitar a entrada de nazistas. Em uma averiguação habitual ele interroga Clausewitz (Dan Stulbach), um ex-ator polonês que, por recitar Carlos Drummond de Andrade, lhe foi enviado por um subalterno. Para convencer que não é nazista, Clausewitz precisa usar todo o seu talento como ator."


Um dos filmes mais emocionantes que assisti, não tanto pela história, mas pelas atuações desse dois grande atores. Dan nos presenteia com um dos mais lindos momentos em termos de atuação. Impossível não se emocionar.


 E você, costuma assistir filmes nacionais?
Me recomenda algum?


sinopses retiradas daqui

 

4 comentários

  1. Sim, eu assisto, afinal por melhor que sejam os americanos, nós também podemos ser bons quando o assunto é cinema. Adorei as dicas Luci!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, sim, temos ótimos filmes. Só que infelizmente nem todos são tão divulgados.

      Excluir
  2. Eu não vi a maioria dos filmes que vc recomendou, mas o Contador de histórias foi lindo. eu vi no dia em que organizei a blogagem coletiva sobre o amor. Acho que eu não gostaria mt do primo basílio não, triangulos amorosos são muito chatos, mas acho que veria tempos de paz e o outro com o Murilo Rosa. Obrigada pelas dicas! beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleska, veja esses dois sim e tenho certeza que vai gostar :)

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...