Resenha do livro " A Conspiração Franciscana" de John Sack - Editora Sextante

A conspiração franciscana
Autor: John Sack
Editora: Sextante
Edição 1   / Ano 2007
Páginas: 448




“Maravilhosamente rico e bem pesquisado, este romance histórico tem a força narrativa de O nome da rosa, de Umberto Eco” Alibris Books.

 
Em 1230, a Ordem dos Franciscanos dissimulou os estigmas da pele de
São Francisco de Assis e escondeu o lugar exato de sua tumba, que só
seria descoberta 600 anos depois. Que segredo terrível e ameaçador a
Igreja desejava ocultar? Traduzido para mais de vinte países, A
conspiração franciscana, lançamento da Editora Sextante, é uma
intrigante obra de ficção baseada em fatos reais.





Ler um livro é um presente. E um excelente livro então, possui um valor inestimável, e este é um deles, e agradeço a amiga Luci Cardinelli por este presente.

O livro inicia-se com o seqüestro dos restos mortais de São Francisco, durante uma procissão à nova basílica e escondido por membros de um
grupo secreto. Mas quem eram estas pessoas, porque o corpo foi roubado e o que ele escondia que podia abalar tanto assim a Igreja?

 E é esta trama que o leitor vai descobrindo aos poucos, através de Frei Conrad de Offida, um franciscano da vertente espiritualista da Ordem, que recebe uma carta de despedida do seu antigo mestre frei
Leo, um grande companheiro de São Francisco. O conteúdo enigmático da carta faz referência a acontecimentos misteriosos da vida do santo.

Intrigado com as possíveis implicações deste fato, Conrad é obrigado a abandonar seu isolamento nas montanhas e atravessar a Itália para encontrar explicações.

Ao fazê-lo, suscita à perseguição daqueles contrários a elucidação do mistério. Além disso, surgem os conflitos morais e religiosos ao se deparar com uma sociedade e igreja bem diferente dos preceitos que
segue. Entretanto, para conseguir desvendar este segredo que poderia destruir a Ordem e abalar os alicerces da própria Igreja Católica, coloca em risco sua vida, seus votos e sua própria fé.

A trama não foca-se apenas no mistério, mas sim nas transformações pelo qual passam os personagens, tanto Conrad como outros que irão auxiliá-lo na sua busca: Amanta uma jovem misteriosa com passado traumático, Orfeo di Bernandone, sobrinho de São Francisco de Assis, mercador e aventureiro e Jacopone da Todi, um ex-escrivão que se torna penitente após a morte da esposa. Os seus caminhos se entrelaçam e seus dramas pessoais e questionamentos são expostos em uma vertente deemoções. Não há como não se apaixonar pelos personagens e suas histórias, lamentar por suas perdas e vibrar com suas vitórias.

E não podemos deixar de mencionar o caráter histórico da obra, mesmo sendo um romance, o autor utiliza-se de personagens que realmente viveram nesta Itália do séc. XIII. Uma sociedade bem diferente de como a conhecemos hoje, dividida em estados independentes, que lutavam entre si por melhores condições de mercado e poder. A própria Igreja Católica, presença quase onipotente, tanto nos aspectos políticos quanto sociais, estava em um processo de reinvenção, após a cisão entre as vertentes ocidental e oriental. O papel da Igreja e seus representantes, da mulher, do homem, na sociedade do período nos são apresentado e debatido, nos levando a uma verdadeira viagem no tempo e espaço.

Lembrando também, que este livro surgiu como fruto da pesquisa para o segundo livro do autor sobre São Francisco que narraria a sua vida adulta. John Sacks escreveu também The Wolf in Winter (O lobo no
inverno), onde narra à trajetória de São Francisco de Assis quando era jovem.

Um excelente livro do início ao fim.




Avaliado com 5 livrinhos


 





10 comentários

  1. Nossa!
    Como as opiniões divergem.
    Li que alguém não havia gostado do livro.. mas, como pode não gostar com uma temática histórica tão bem estruturada?
    Quero muito ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, que bom saber que leu e gostou tanto como eu. Infelizmente a grande maioria das pessoas que li algo disse ter abandonado o livro. Pela falta de paciência e hábito de ler livros fáceis, as pessoas perdem ótimas histórias. Adorei sua resenha!

    beijo e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que as pessoas que não gostaram desse livro devem ser leitores adeptos do estilo Dan Brown, do qual também gosto, mas que sempre inicia seus romances com crimes, raptos e outros ingredientes que proporcionam um interesse imediato no leitor. É um excelente romance, sem dúvida, para ser consumido aos poucos, como um bom vinho, imaginando os lugares descritos, maravilhosos desde aquela época até hoje... as pequenas localidades da Perúgia, tão ricas em monumentos e história.

      Excluir
  3. Livros com uma pegada ligada a história podem ser muito bons e muito ruins depende de como o autor monta seu quadro e mistura ficção e realidade, as vezes tenho até medo de ler livros assim e sair muito frustrada, mas pelo visto esse foi daqueles que deixam a gente super satisfeit@!!

    Que bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu já havia ouvido falar desse livro mas ainda não tinha lido nada a respeito dele. Gostei muito da sua resenha, ela está ótima e eu estou com uma vontade danada de ler o livro.

    ResponderExcluir
  5. Sou franciscana por amor. A Conspiração Franciscana deu um levante no meu sentimento por Francisco de Assis. Um dia eu estava na praia do meio em Trindade e um daqueles vendedores de qualquer coisa chegou pra conversar. Não quis me vender nada quis apenas conversar sobre o livro que ele havia lido já há um tempo mais não encontravam ninguém pra falar a respeito. Ele me disse que o livro mudou a vida dele. E ficamos ali conversando, cúmplices da mesma leitura incrível. Num determinado momento ele me perguntou qual a minha religião e eu disse que sou Católica Apostólica Romana. Ele riu espantado e disse que tinha pena de mim diante dos meus companheiros de religião que certamente abominaram a conspiração franciscana, que eu só poderia ter uma espiritualidade muito grande porque o livro acabava com o mito. Eu disse a ele que o mito quebrou-se e em mim dando lugar a um sentimento de profundo respeito por aquele homem. Antes do livro eu já o amava mas o achava muito distante, mas depois de ler a respeito dos estigmas...

    ResponderExcluir
  6. Bom eu li o nome da rosa e gostei muito...e imagino que a conspiração franciscana seja tão bom como o tal

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha! Estou exatamente na metade da leitura. É realmente uma obra que nos conquista aos poucos. Hora ácida, hora doce... Cria conflitos, acalma, surpreende.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha! Estou exatamente na metade da leitura. É realmente uma obra que nos conquista aos poucos. Hora ácida, hora doce... Cria conflitos, acalma, surpreende.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha! Estou exatamente na metade da leitura. É realmente uma obra que nos conquista aos poucos. Hora ácida, hora doce... Cria conflitos, acalma, surpreende.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...