Resenha do livro " Garotas de Vidro " de Laurie Halse Anderson - Editora Novo Conceito

Garotas de Vidro
A verdade nem sempre é o que enxergamos




Sinopse
 
“Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda.

Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”






Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Ano:2012   Edição  1
Categoria: Ficção / Drama
Número de Paginas: 272



Esta é a história de Lia, uma menina comum de 18 anos. Ela não encontra o amor de sua vida e nem faz algo extraordinário pelo mundo para ter sua vida contada, mas tem um problemão: sofre de anorexia.

No início da trama, Lia acabava de perder sua melhor amiga Cassie Parrish que morreu sozinha num motel. Lia fica visivelmente abalada, pois não consegue deixar de se culpar por não ter atendido nenhuma das 33 chamadas perdidas da amiga no dia de sua morte. Entretanto, por que deveria?Afinal, fora à própria Cassie que terminara a amizade meses antes, com palavras cruéis e injustas.

Para piorar a sua situação, ela está brigada com a mãe e sua relação com o pai é um pouco distante. O único afeto que Lia não afasta de si é sua meio-irmã Emma. Acredito que ela sinta a necessidade de proteger a irmãzinha, para que esta tenha um porto-seguro caso os pais dela venham a se separar, como aconteceu com os de Lia.

Com todos esses sentimentos caóticos, Lia ainda se prejudica mais contando as gramas de sua refeição. Há dias em que o estômago dela fica apenas com metade de uma maçã pequena mergulhada em iogurte durante um dia inteiro. Ela fica desesperada quando seus pais forçam a comida pela sua garganta, pois se sente “suja, gorda, feia, perdida, estúpida” e toma até laxante para expurgar de si o alimento.

Só que as coisas ainda estão para piorar para o lado dela. Um homem chamado Elijah lhe diz que tem um recado de Cassie. Sem saber se era um recado da “Cassie fantasma” que assombra as noites de Lia, ou se o assassino de sua amiga estava à sua procura, a heroína embarca numa jornada por respostas. Sempre que as pessoas sofrem muito num livro, eu acho que um fim feliz é mais do que justo. Li uma outra resenha na internet sobre esse livro, mas não entendi como a leitora pode chamar Lia de “uma pessoa forte”. Ela era extremamente frágil e um bocado egoísta também, o que é típico de alguém que está perdido e desconhece a si mesmo, e por isso põe sempre a culpa nos outros.

Uma vez num anime, ouvi uma frase muito sábia: “querer comer, é querer viver”, e é essa falta de vontade, ou de aceitação de merecimento que identifico em Lia. Muito mais do que a psicóloga dela, a senhora Parker. É claro que também reflete aquela famosa vontade do adolescente de se sentir amado pelos pais, nem que pra isso precise chamar atenção negativamente.

No mundo em que vivemos, histórias como estas são comuns. Eu mesma tive uma colega na escola que era bulimica. É claro que por ser modelo, a cobrança em cima de seu corpo era maior que a de uma adolescente comum, mas esses distúrbios alimentares atingem diversos tipos de pessoas. Em Garotas de vidro, vemos como é comum a falta de preparo das meninas para cuidar do próprio corpo, e como os números da balança se tornam nossos inimigos. Lia mostra que além de não se enxergar como estupidamente magra, a menina sempre quer emagrecer mais, mesmo que isso signifique acabar com a própria saúde.

Na minha opinião, esse livro devia ser debatido nas escolas. As crianças e adolescentes precisam de leituras que se identifiquem com seus problemas cotidianos. Aos pais também seria necessário, para que atentassem para as necessidades dos filhos, caso eles passassem por esses problemas. Afinal muita coisa seria evitada, se em casa as pessoas tivessem o apoio e o afeto que não vão encontrar fácil na rua.

Por fim, quero fazer alguns elogios para a autora. Laurie Halse Anderson, não criou uma grande estrela da literatura, mas fez algo ainda mais importante: criou uma história com uma linguagem super moderna que pode chegar a qualquer pessoa e melhorar sua vida. É isso que faz a qualidade de um livro.


Book Trailer







Avaliado com 4 livrinhos


Com base na história do livro " Garotas de Vidro" a nossa colaboradora Aleska Lemos está promovendo uma Blogagem Coletiva com o tema: Corpo de Mulher . 
Participem ! Para saber mais detalhes clique na imagem abaixo


34 comentários

  1. Adorei a resenha, o texto da Aleska soou tão sereno, tão reflexivo!!! Fiquei pensando na frase que ela destacou do anime "querer comer é querer viver"... Bem, eu detesto ter que comer e viver é um enfado...

    Enfim, acho necessário que as autoras abordem esse tema, faz parte da realidade de mais pessoas do que a gente imagina, problemas alimentares são o tipo de coisa que a gente joga para debaixo do tapete e gosta de imaginar que não existe o que não é nada bom. A sociedade tem que se preocupar sim com essas crianças e e pensar até que ponto colabora para que elas existam!!!

    ResponderExcluir
  2. Aleska,

    Li o Garotas de Vidro e adorei. Além de abordar um tema tão "espinhoso", o faz de forma que fique acessível a um grande número de pessoas, pois, em momento algum, soa como uma "cartilha". Acho que esse é o grande mérito da autora: conseguir falar de um tema assim se utilizando de uma linguagem compreensível a acessível.

    Também acho que o livro deveria ser amplamente discutido: é um título que agrega, que abre a percepção para fatos que podem passar despercebidos.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Aleska que maravilha de resenha!
    Não só quero parabenizar pela forma como abordou na resenha a importância deste tema, mas por ter promovido uma Coletiva que nos fará debater problemas sejam eles vividos ou presenciados. Um debate que abrirá os olhos de muitos jovens que sem sentir vão enveredando por esse caminho em busca do corpo perfeito, do manequim ideal. Exoiste gosto para tudo e as gordinhas também tem seu lugar ao sol.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Aleska! ótima resenha! Estou lendo esse livro tb e estou gostando bastante por se tratar de um assunto muito debatido atualmente. A autora consegue falar de uma forma tão sutil sobre anorexia, que apesar de ser um livro intenso e reflexivo, a história consegue ser tão envolvente, que não estou conseguindo parar de ler. O pior que estou lendo também Sonhos de Eva...rsss...

    Depois vou passar lá no seu cantinho, para conferir a coletiva!

    Bjosss

    Vivian

    ResponderExcluir
  5. eu li este livro e gostei bastante. na verdade em algumas partes tive que parar de ler pois me sentia bastante angustiada. fora isso achei um livro incrível e classifico ele da seguinte forma: um livro que poucos podem ler mais que todos devem ler! deu para intender? hahaha
    ele é um livro forte e tudo o mais, mas acho que toca fundo todos que leem!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, confesso que me interessei bastante pelo livro!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro me intrigou bastante desde que li a primeira resenha dele sou louca pra ver o final!! que é feliz não é? CONCORDO quando você diz que esse livro tem que ser debatido nas escolas.Muito sincera a resenha
    beijão

    ResponderExcluir
  8. A resenha despertou-me a vontade de ler o livro. Tema mais que atual.

    ResponderExcluir
  9. Excelente resenha!
    Ainda não conhecia esse livro, mas a resenha me fez pensar e quero muito ler. Esse é um tema bastante delicado e merece realmente uma atenção maior por parte das pessoas, infelizmente acontece e não é pouco.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha, só acha que deu alguns spoilers **
    quero ler o livro! x)

    ResponderExcluir
  11. Quero muito esse livro, pois é profundo e um tema que não é mostrado da forma como é na obra.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha! Quero muito ler este livro *-*

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece extraordinário, acho muito importante abordar temas que são comuns nas nossas vidas, quero muito ler!!

    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  14. Ficou ótima a resenha, desperta nosso interesse em ler o livro.

    ResponderExcluir
  15. Nossa adorei a resenha, ele deve ser realmente incrível! O tema dele é bem interessante, adoraria lê-lo.

    ResponderExcluir
  16. A cada resenha que leio sobre Garotas de vidro, fico com mais vontade de ler. Quando o vi pela primeira vez pela capa, não imaginava que fosse sobre um assunto tão polêmico.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho muita vontade de ler esse livro que trata de um problema tão dramatico, que realmente pode levar à morte e que trás tanto sofrimento às adolescentes que o enfrentam. Pelo que li se trata de um livro corajoso ao retratar uma realidade tão devastadora.

    ResponderExcluir
  18. Pela capa eu também não imaginava que se tratava de anorexia. Pela resenha achei o livro maravilhoso,gosto bastante de livros que falam de amizade. Agora quero lê-lo e matar minha curiosidade

    ResponderExcluir
  19. Quero demais ler o livro, me deixou bem curiosa !!! *-*

    ResponderExcluir
  20. Parabenizo a autora e estou com uma vontade enorme de ler o livro.O tema foi bem abordado e deixa qualquer um com vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  21. Eu fiquei encantada com a capa do livro achei muito marcante. Eu estava com muita vontade de ler esse livro e agora depois da sua resenha fiquei com muita curiosidade de ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Belo livro! E a sua resenha é de encher os olhos..
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. adorei , livro massa, eu quero ja é meu.

    ResponderExcluir
  24. Já queria ler este livro...agora depois de ler sua resenha quero mais ainda!

    ResponderExcluir
  25. Já queria leer este tbm, afinal o título sempre me pareceu intrigante. E por fim a história tbm se confirma ser intrigante. Concordo quando diz que as escolas precisam de livros assim para os alunos, ajudaria muito mesmo!

    ResponderExcluir
  26. Adorei a resenha, fiquei muito mais curiosa pra ler o livro!!

    Bjss

    ResponderExcluir
  27. Excelente ressenha, muito bem escrita abordando os pontos importantes do livro,convidando os leitores a conhecer a obra.

    ResponderExcluir
  28. Assim que vi a capa desse livro, pensei que se tratava de um livro de aventura, sobrenatural ou distopia. Mas pra minha surpresa, trata-se de um livro com uma temática bem real. Gostei da história, mas não estou em um momento pra ler esse tipo de livro. Lerei sim, mas só daqui a alguns meses.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. Aplausos, muitos aplausos. Não li o livro (quero desesperadamente ganhá-lo na promoção), mas creio que é exatamente isso. Há talvez poucos, mas há bons livros legais - esses que a gente lê porque gosta, não porque têm uma história boba e a escola obriga (pelo menos no caso da minha escola do Fundamental) - que tratam de temáticas extremamente importantes. Só discordo quando você chama a personagem de fraca. Eu sei que muita gente sofre o bastante ou mais e não se entrega à condição dela, mas nós, seres humanos, somos tão complexos... Eu, por exemplo, considerava depressivos pessoas egoístas, fracas e tudo mais... até que, do nada, vi-me no meio de uma grande depressão. Pensei até em suicídio - ideia que não conseguia compreender, nem conceber... Complexo, como disse. Deve ser levado urgentemente às escolas.

    ResponderExcluir
  30. Já havia lido uma resenha desse livro e me interessei bastante. A idéia de sair dos "contos de fada" é muito boa. A história, algo que pode retratar a realidade de algumas pessoas... Ótima dica de leitura! =)

    ResponderExcluir
  31. Livro bem empolgante, relata bem a realidade atual de alguns!

    Luciana

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pela resenha!
    O livro realmente é um marco em abordar temas ainda polêmicos: distúrbios alimentares, problemas como bullying e carência de atenção por partes dos adolescentes de uma forma incrível.
    Infelizmente esta é ainda uma triste realidade do mundo e o pior,e que com o tempo só está piorando,quantos pais não sabem absolutamente nada sobre seus filhos e quando descobrem que eles estão passando por alguma das situações do livro,no mínimo já é praticamente tarde demais para uma intervenção.
    Na parte em que Cassie ligou para Lia inúmeras vezes é o ponto de partida para a vida da protagonista mudar radicalmente!
    Um livro que se aproxima da cruel realidade!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...