Resenha do livro " Do seu lado " de Fernanda Saads - Novo Conceito / Jovem

A Saleta de Leitura procurando compartilhar com seus amigos e leitores convidou para ler e resenhar este livro a Elis Culceag do blog Arquivo Passional que prontamente aceitou. Hoje ela é nossa convidada e aí está o que ela tem a nos dizer sobre esta obra da Editora Novo Conceito.
 
Do seu lado 

O grande amor de sua vida pode estar mais perto do que você imagina
 

Sinopse

Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu.
Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca!
Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor.



Autor(es): Fernanda Saads 
Editora:Novo Conceito / Jovem
Ano: 2012 / Edição: 1
Número de páginas: 320
| FICÇÃO | ROMANCE


Sarah é uma mulher apática, que nunca se conformou com o final de seu  relacionamento com Bruno - o namorado da época da faculdade - há 4 anos atrás. Acomodada, não se dedica ao trabalho como arquiteta, não investe em sua carreira, não dá atenção à sua família. Além disso, falta frequentemente às sessões de terapia, e depois envia várias mensagens de texto para a sua terapeuta, como se fosse possível fazer terapia via SMS!

Sarah não se abre para os relacionamentos, e inconscientemente, julga as pessoas com quem convive como tolas ou fúteis. Mas a partir do momento em que seu melhor - e aparentemente único - amigo Igor começa a namorar uma conhecida deles, e deixa de tratar Sarah como prioridade, a redoma de vidro em que ela vive começa a rachar, e aos poucos ela vai olhando em volta, percebendo que sua alienação e seu distanciamento emocional estão impedindo-na de perceber as boas qualidades das pessoas e aproveitar o que há de melhor em cada tipo de relacionamento.
 

"De repente, sinto-me terrível. Por que eu espero que ele esteja sempre disponível? Por que estou com ódio dessa nova amizade? Por que detestei que ele tirou férias, se isso era uma coisa que eu mesma vivia dizendo para ele fazer?"
 

Durante a leitura, senti falta de uma maior contextualização da história. O fato da autora não nomear/situar a metrópole em que Sarah vive me incomodou, bem como a ausência da idade e histórico dos personagens. Conforme vamos lendo o texto, entendemos que ela mora numa cidade grande litorânea - devido aos prédios, trânsito, e a existência de uma marina - e que ela deve estar numa faixa etária entre 24 e 30 anos, mas não dá para ter certeza. Talvez a autora tenha omitido esses elementos de propósito, para que cada leitor identifique-se com a cidade em que vive ou com a capital mais próxima... Algumas cenas poderiam ter ser sido mais exploradas, pois às vezes são interrompidas no ápice do conflito ou ação.

A narrativa em 1ª pessoa é inicialmente rasa. Acredito que isso é um reflexo da própria personalidade de Sarah: ela é medíocre, mas quando sai da zona de conforto, reflete sobre a sua vida e começa a tomar providências para mudá-la, crescendo como pessoa, alterando o seu conceito do que é amar e ser amada, e assim como a narrativa, evoluindo e tornando-se mais rica no decorrer do livro.

"É uma questão de timing. Cheguei atrasada à estação e perdi o trem.
Agora preciso mudar meu roteiro para chegar ao mesmo destino: a felicidade."

Apesar dos pontos abordados, a narrativa é fluida e envolvente, li o livro em dois dias. A história é leve e em certos momentos divertida, principalmente quando entra em cena a avó de Sarah, os seus conselhos são ótimos. A amizade que Sarah desenvolve com Fátima - uma de suas clientes - mostra como é essencial ter amigos, mesmo que eles sejam muito diferentes de nós. E o Igor é um fofo, ao contrário do idiota do Bruno. O final foi bonito, com uma mensagem bastante positiva.

" - Esse seu amigo é bonitão. Porque você não se casa com ele?
- Vovó! Pelo amor de Deus! - digo e sinto meu rosto queimar. - Ele é meu amigo!
- Mas, querida, você pensa em se casar com um inimigo?"
 
 Uma leitura leve e descontraída, principalmente para quem curte
 o gênero Chick lit.

Avaliação 3 - Bom

Foi um prazer fazer essa participação na Saleta de Leitura.
Espero que tenham gostado!
Beijos... Elis Culceag.

Agradecemos a participação da Elis Culceag por nos ter agraciado com esta rica resenha e também com algumas perguntas a autora.
A Saleta de leitura espera em breve estar postando uma entrevista com a autora  Fernanda Saads  onde vamos  conhecer um pouco sobre a sua história.

Aguardem que  será tema de uma próxima postagem.


17 comentários

  1. Oi,Elis!
    Que bom te ver por aqui!
    Eu ainda não li o livro,mas fiquei com o os dois pés atrás depois dos pontos negativos que você citou. Não sei vou ter que lê-lo para opinar a respeito
    Adoro suas resenhas. Sempre objetivas, completas e muito bem escritas.
    Bjs,Elis!

    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Zilda!
      A narrativa é boa e a história agradável, mas dependendo do que você espera do livro, e se esses pontos te incomodam ele pode não corresponder mesmo. Acredito que o público mais jovem (não que sejamos velhas kkkkk)irá se identificar melhor do que eu.
      Beijos... Elis Culceag. www.arquivopassional.com

      Excluir
  2. estou com bastante vontade de ler este livro, mas já li muitas resenhas negativas delem e acabei ficando com um pé atras ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayme!
      Então querida, dependendo do tipo de leitura que você gosta, você pode ou não curtir esse livro; ele é leve e descontraído e a narrativa é boa. Para mim ele não foi melhor pelos pontos que eu abordei, mas talvez isso não te incomodem tanto assim...
      Como você está interessada nele, você pode passar por uma livraria e ler alguns trechos para ver o que acha ;)

      Beijos... Elis Culceag.
      www.arquivopassional.com

      Excluir
  3. Adorei este livro, ainda não fiz a resenha dele, apenas um esboço.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rose!
    Quando fizer a sua resenha, me avisa para eu conferir também!
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  5. ainda não li o livro,mas fiquei com vontade

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha!
    Apesar dos pontos negativos ressaltados, gostei da sinopse e pareceu ser uma história bem agradável de ser ler.

    ResponderExcluir
  7. Mto real a história,acho que a maioria de nós já vivemos algo parecido.Adorei

    ResponderExcluir
  8. Isto me lembra a longa época em que fiz terapia, e os reveses de vida que se seguiram...!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sinopse do livro. Já vi várias reviews do livro e gostei bastante das opiniões! Muitas opiniões positivas do Igor kkkkk. Adoro saber que muitos escritores brasileiros estão de aventurando no chick-lit, e dos que eu li gostei bastante.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Tipo de livro que eu gosto, quero muito ganhar.

    ResponderExcluir
  11. Pretendo lê-lo em breve, pois as férias pedem uma leitura leve e descontraída, ;)

    ResponderExcluir
  12. Acho a capa bem bonita e os comentários que li a respeito dele são muito positivos, não lembro de ter visto um negativo. A história também me chamou atenção e após ler sua resenha, estou com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  13. Li tantas criticas negativas a respeito deste livro, mas gostei tanto da capa que fico triste em desistir de lê-lo. Mas vou reavaliar depois dos pontos que você citou.

    ResponderExcluir
  14. Estou participando do Mega Sorteio de Natal Novo Conceito

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha, sugere ser um livro daqueles chick-lit que a leitura é tão leve e dá pra se identificar tanto que, de repente, você já está na metade do livro,sem perceber.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...