Resenha do livro A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Um - George R. R. Martin -


CRÔNICAS DO GELO E FOGO: A GUERRA DOS TRONOS



Sinopse

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.






Autor : George R.R. Martin
Editora: Leya Brasil
Edição Ano: 2010
Páginas: 592


Quando eu comecei a ler esse livro por influencia da Balzaquiana com Z, Vaneza, estava quase no fim dos “Três mosqueteiros” de Dumas-Pai, então minha primeira reação com o livro foi perceber surpresa o quando o texto de Martin se assemelha estruturalmente ai de Dumas.

Sim, apesar de serem escritores separados por mais de um século, eles escolheram a mesma estrutura narrativa, ou seja, a história não é contada a partir de um único olhar e sim a partir de vários olhares diferentes. Em cada capítulo nós conhecemos ponto de vista da história de um personagem diferente e através desses múltiplos olhares vamos construindo o quadro geral da história.
Vamos conhecendo o mundo de Martin, seus conflitos, sua tortuosa política, sua cultura, sua História. E, falando em história, uma coisa pra lá de surpreendente em Martin, para mim, é a forma como ele domina a teoria da história, a forma dele montar as estruturas políticas de Westeros.

As vezes eu tenho a impressão que estou lendo um texto escrito por um medievalista ou de um estudioso do século XIX. E quando vejo as teias da política é impossível não lembrar dO Príncipe de Maquiavel, a disciplina de sociologia ou aos tratados de teoria da história que li ao longo da graduação. Desculpem a babação descarada, mas:
Gente que autor é esse?!?!”

O homem é muito erudito e ao mesmo tempo constrói sua narrativa de uma forma tão simples, tão envolvente, tão cativante, tão cheia de expressões que emocionam tanto quem ler que quando o povo compara “As crônicas do Gelo e Fogo” a um tipo de droga altamente viciante só pode está fazendo uma comparação muito justa.

No livro 1, “A guerra dos tronos”, nós conhecemos o cenário no qual grande parte da história vai acontecer assim como algumas famílias principais, tal como os Lannister, os leões que sempre pagam suas dividas; os Baratheon, a quem pertence o trono de ferro; os Starks de Winterfell, sóbrios como o lobo,  cujo lema é “O inverno está chegando” e claro a Daenerys do sangue do Dragão, praticamente uma criança, mas já sentimos o quanto ela está destinada para grandes coisas.

Aliás, nesse momento sentimos que muitos personagens estão destinados a viverem grandes coisas boas e ruins, como Tyrion Lannister, um dos personagens mais cativantes, Arya Starks, uma criança incrível, Bran, que deixa nossos corações partidos, Sansa, que nos deixa com muita raiva e tantos outros que só lendo para saber.

A guerra dos tronos é uma grande introdução funciona como aquele momento da peça do teatro no qual as cortinas se abrem e você fita maravilhada o cenário, os personagens, os fragmentos da história e imagina o que pode está por vim.

Atualmente já estou no livro 3, sou uma dependente química que não quer se tratar e ainda indica para qualquer um que goste de sonhar com os pés no chão, pois, por mais que Martin seja um tecedor de sonhos, ao longo da leitura eu já percebi que ele adora nos deixar dentro do império das possibilidades, nas suas crônicas as pessoas sofrem, perdem, morrem, amam, deixam de ser amadas, para sobreviverem precisam saber ou aprender a lutar e, como na vida, não basta ser fofo, bonito, honrado e bonzinho para sobreviver a uma guerra.


Avaliação 5




5 comentários

  1. Que demais!
    Eu já vi a série agora falta ler o livro *-*

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  2. Não li ainda, mas uma amiga me disse também que iria gostar por essa magia que eles transmitem.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho que ler "A Guerra dos Tronos", só me falta tempo para me dedicar, e a cada resenha lida esta vontade só aumenta. Agora uma coisa é certa: sou #teamstark e odeio Lannisters com toda a força! a ponto de torcer para a Daenerys tocar o terror com seus dragões só para derrubá-los do poder. Agora o que acho interessante é o caos que vai se acentando, Daenerys e os dragoes pelo Sul, os outros pelo norte, e aquele punhado de reis e reinos se degladiando no meio. Martin é fera.

    A série já é bem grandinha, e vi uma frase dele estes tempos na internet onde ele dizia que, a cada vez que perguntavam a ele sobre um novo livro, ele matava um Stark. Pelo jeito muitas pessoas andaram perguntando!

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  4. É a melhor série de todos os tempos. O autor nos prende de um jeito à narrativa que é impossível parar de ler. É uma pena que teremos que esperar mais uns 5 anos para termos o 6º livro em mãos.

    Abraços.

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei mas da versão dos livros do que o da série de tv!
    Uma aventura magnífica, interessante com uma narrativa interessante que prende o leitor.
    O mundo de Guerra dos Tronos gira em torno de honra, família, poder, dever, ambição e traição.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...