Resenha do livro Selvagens de Don Winslow - Editora Intrínseca

Sinopse:
Ambientalista e filantropo nas horas vagas, Ben comanda um negócio de venda de maconha em Laguna Beach. Ao lado de seu parceiro, o ex-mercenário Chon, ele fatura lucros consideráveis e mantém uma clientela fiel. No passado, quando seu território foi invadido, Chon tratou de eliminar a ameaça. Agora, porém, eles parecem estar diante de uma força da qual não podem dar conta: o Cartel de Baja, do México quer tomar a região e avisa que não irá aceitar uma negativa como resposta.
Quando os dois amigos se recusam a recuar, o cartel reforça a advertência sequestrando Ophelia, companheira e confidente dos rapazes. O sequestro deflagra uma gama alucinante de negociações habilidosas e reviravoltas inacreditáveis, que deixarão os leitores ansiosos para descobrir o custo da liberdade e o preço de um grande barato.

Uma engenhosa combinação entre o suspense carregado de adrenalina e a reportagem policial, Selvagens é um thriller alucinante, escrito por um mestre do gênero no auge de sua carreira.


Título:Selvagens
Autor: Don Winslow
Editora: Intríseca
Tradução: Alexandre Martins
Ano 2012
Páginas: 288
Gênero: Ficção



Em uma engenhosa combinação entre o suspense carregado de adrenalina e a reportagem policial, Selvagens é um thriller eletrizante com críticas afiadas ao estilo de vida americano e a questão dos imigrantes mexicanos. Sexy e provocante, a ficção de Don Winslon foi eleita um dos melhores livros do ano pelo New York Times e inspirou o filme homônimo dirigido por Oliver Stone, com Benicio del Toro, Aaron Johnson, Taylor Kitsch, Salma Hayek, Blake Lively e John Travolta no elenco."

O livro não possui heróis nem vilões convencionais, o autor procura demonstrar as motivações de seus personagens e suas contradições: Ben é filantropo e tem vários projetos ao longo do globo, principalmente no Terceiro Mundo, entretanto é um narcotraficante; Chon, seu melhor amigo, fiel, dedicado, é um ex-soldado do governo americano, um assassino frio; e, Ophelia (O.), namorada de ambos, é uma garota fútil, que só quer saber de compras, drogas e sexo, mas que vive uma relação conflituosa com a mãe vazia e controladora. Contudo a relação de amor entre eles é intensa, escapando do simples triângulo amoroso padrão, para uma definição mais profunda. O próprio Cartel não é demonstrado como um típico antagonista, o autor relata a formação do tráfico de drogas no México e a forma como os EUA, sua política e economia, incentivaram a formação dos cartéis, e as consequências sobre o próprio Estados Unidos. Sem deixar de demonstrar, é claro, o discurso de superioridade norte-americana, em diversas passagens.

O livro não é maniqueísta, as falhas de caráter que assinalam a própria humanidade dos personagens, é o que nos cativa. A espiral que eles se encontram ao longo da trama, a decadência de uns e a ascensão de outros, depois do sequestro de O., quando o "mundo perfeito" deles rui ao enfrentar uma oposição severa e determinada, o "mundo real", nos prende e ficamos na expectativa da resolução da negociação do impasse, que a partir deste ponto passa a ser o destaque principal, rumo ao embate decisivo.

O final, selvagem, mesmo não sendo surpreendente, não chega a ser previsível. É emocionante, sendo uma escolha bem acertada do autor com a trama apresentada.

Um excelente livro, que agradará inclusive os leitores que não são fãs habituais do gênero.





Marcelo Daltro – Pai e marido apaixonado pelo filhote e esposa, ilustrador, chargista, Bacharel em História (especializado em mito, imaginário e história em quadrinhos), fanático por cultura pop: quadrinhos, filmes, livros, desenhos animados, séries e RPG.
  flickr   #    e-mail  # facebook: 







9 comentários

  1. Quero ler esse livro, parece ser tão interessante! Não vejo a hora de te-lo em minhas mãos.

    Ah, não sei se é de seu interesse, porém está rolando no meu blog um book tour do livro "A Linhagem". Se não for muito incômodo, poderia conferir e se inscrever? Obrigada! Aqui o link:

    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/2013/05/book-tour-linhagem-camila-dornas.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. sinceramente, não tenho interesse em ler o livro, apesar de achar uma história interessante....
    comprei o filme já faz um tempo mas ainda não consegui assisti :(

    ResponderExcluir
  3. Assisti ao filme,boa resenha,fiquei com vontade de ler para descobrir o que acontece.
    Pela resenha o tema está ligado ao mundo das drogas, com um cartel no México,disputa de território, e um pouco de ação pela disputa de território.
    Foi considerado por jornais renomados como um dos melhores do ano de 2010,quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. É pelo que li, é bem eletrizante mesmo!
    Gostei!!
    Anotado a dica.

    obrigada!
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcelo!
    Não sou fã habitual do gênero, será que o livro me surpreenderia?
    Você viu o filme, achou à altura do livro? Fiquei curiosa =)
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, sinceramente não sei, achei um bom livro, bem escrito, com um excelente ritmo. Mas já vi algumas histórias similares, que surpreenderam mais. Ainda não assisti o filme, então não posso fazer comparações. Mas via de regra, sempre prefiro o livro! :D
      Um abraço.

      Excluir
  6. Apesar de parecer uma história interessante, não sei porque não consigo me interessar pra ler esse livro. :(

    ResponderExcluir
  7. Comprei esse livro esses dias por 5 reais e estou começando a ler.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...