Resenha do livro "Danação - Um Romance Fantástico " de Marcus Achiles - Editora Baraúna

Sinopse:
Em maio de 1734 Taubaté era uma vila sitiada e aterrorizada. A cada sexta-feira seus moradores repetiam o mesmo ritual perturbador das semanas anteriores, enterrando corpos queimados encontrados nas matas. Uma intolerância comparável apenas ao medo diante de um adversário oculto e invencível logo jogou colonos e militares contra os índios abrigados em aldeias próximas. Para os crentes, no entanto, aquele pedaço de terra e suas três mil e poucas almas eram uma nova Sodoma, condenada por Deus a ser consumida pelas chamas. É nesse pandemônio de fanatismo, fúria e violência que chega a Taubaté o mais maldito dos homens, perseguido pelo maior dos inimigos e guiado por um anjo. Ele é Diogo Durão de Meneses, um senhor de engenho a quem a tão desejada morte era negada há quatro anos. Um forasteiro, destinado a enfrentar um ser que desafiava toda razão e fé – e que, nos séculos seguintes, seria imortalizado no imaginário de um povo. DANAÇÃO não é apenas um romance que transporta o leitor para o Brasil do século XVIII. Em suas páginas estão mais do que o dia-a-dia no interior de uma colônia inóspita, com seus costumes fielmente retratados. O livro é também uma passagem para outra dimensão, na qual seres imaginários – que séculos atrás povoaram os medos dos homens – criam vida. E onde o Mal deixa os sermões dos padres e se torna tangível e implacável. DANAÇÃO busca dar ao folclore brasileiro contornos inéditos, unindo o mais puro realismo fantástico aos dramas verdadeiros de negros, brancos e índios em uma época de incerteza e provação.



Autor (a): Marcus Achiles
Editora Baraúna
ISBN 9788579234873
Edição 1 / Ano 2012
Páginas : 409

Sabe aqueles livros que quando você termina de ler, a leitura é tão intensa que você precisa de um tempo para assimilar tudo o que leu, e fica com gosto de quero mais, esperando que a obra tenha continuação. Pois bem, Danação é assim.

O primeiro aspecto que devo salientar é a excelente reconstituição histórica do período, o autor consegue fazer com que o leitor se sinta inserido na sociedade colonial brasileira do século XVIII. Percebemos o seu cuidado em detalhes como alimentação, vestuário, expressões e talvez o mais importante, a mentalidade vigente e os conflitos da época.

O segundo aspecto é sobre a trama em si, os personagens são bem construídos e bem trabalhados ao longo da história, protagonistas, antagonistas e personagens auxiliares. As motivações são bem explicadas, e os desfechos para o desenrolar da trama são gratificantes. O personagem principal é um perfeito exemplo. Diogo Durão de Menezes, um senhor de escravos que vaga pelo sertão, acompanhado de dois escravos, pai e filho, João e Inácio, em uma cruzada pessoal em busca de redenção por um crime do passado. Um personagem que produz no leitor uma gama de emoções, em um momento você o odeia, no outro você passa a torcer por ele e desejar o melhor para a sua empreitada.

E esta, o leva a cidade de Taubaté, que está sendo assolada por mortes misteriosas, causadas por um ente sobrenatural, e o caminho de Diogo é drasticamente modificado pelo embate.

O folclore brasileiro é abordado de um prisma não tanto usual, que me agradou em cheio, depois de ler Danação, o termo “histórias para assustar as criancinhas” tem um novo significado.

O estilo da escrita de Marcus Achilles é excelente, e o clima do livro, remeteu-me a outra saga que sou fã, a Torre Negra de Stephen King, apesar da trama dos livros serem completamente diferentes.

Outro ponto que tenho que destacar é o teor pesado da trama, temas polêmicos são abordados, violência tanto física como sexual, com adultos e menores, e outros de aspectos religiosos, inclusive com questionamentos, que poderão causar um mal-estar a leitores mais sensíveis. Mas destaco que os temas polêmicos não são utilizados de forma gratuita e estão bem inseridos na trama.

O único porém do livro é o tamanho da fonte utilizada e o espaçamento, muito pequeno, ficamos com a impressão de que o livro seria muito maior, mas teve que se encaixar nas 409 páginas por questões que nos são alheias. Com um outro tipo de fonte e espaçamento ultrapassaria facilmente 800 páginas.

Concluindo, o final do livro é espetacular, e deixa o leitor com aquela sensação boa de justiça. Além de um final que insinua uma possível continuação.
Torço muito que isto aconteça, tanto pelo autor quanto pela história.






Marcelo Daltro  
Pai e marido apaixonado pelo filhote e esposa, ilustrador, chargista, Bacharel em História (especializado em mito, imaginário e história em quadrinhos), fanático por cultura pop: quadrinhos, filmes, livros, desenhos animados, séries e RPG.
  flickr   #    e-mail  # facebook: 

10 comentários

  1. Quando li "DANAÇÃO" pensei a mesma coisa! De ter que dar um tempo, depois, para assimilar ou para continuar saboreando, como o sabor de um bom cafe, que não se quer perder o sabor... lendo outro livro. Parabéns autor pelo ótimo livro!

    ResponderExcluir
  2. Uau!!! Livro históricos ambientados no Brasil colonial \o/ Eu não tenho visto muito disso nos ultimos tempos. E deve ser um livro ótimo pelo seu entusiasmo na resenha, adorei, entrou para minha lista!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo romances , e esse me pareceu bem distinto de todos que já li , espero ter a oportunidade de lê-lo *_*

    ResponderExcluir
  4. Apaixonei, gosto muito de livros com temas históricos e esse aqui tem muitos ingredientes que aprecio em uma boa leitura: aspectos históricos, personagens bem construídos, mistério e ainda fala do folclore brasileiro. Não conhecia esse livro, mas vai pra minha lista com certeza.

    ResponderExcluir
  5. Estou louca pra ler esse livro ainda mais por que fala da cidade onde nasci e moro hehe, ah gostei da descrição do autor ele gosto de tudo que eu curto hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  6. http://www.amazon.com.br/Dana%C3%A7%C3%A3o-ebook/dp/B00DGTAQQ0/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1376339094&sr=1-1&keywords=dana%C3%A7%C3%A3o

    esse é o link para o e-book no amazon!

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas depois de ler a resenha vou atrás de mais informações sobre ele!
    É muito difícil escrever livros sobre determinados períodos da história mantendo a verossimilhança, o autor deve ter feito muitas pesquisas para fazer o trabalho. E me parece que a abordagem que o livro traz é mista entre o histórico e o suspense, parece bem interessante!

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhuma obra em que abordasse o Folclore brasileiro, e acho que foi um grande achado do autor. Gosto de qualquer livro que fale um pouco sobre mitologias das mais variadas culturas. Acho que essa questão da diagramação é realmente bem complicada, pois letras e espaçamentos pequenos, complica mesmo. No mais, fiquei bem curioso pra conhecer essa história.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Quero ler, parece ser um livro muito intenso, e ainda mais por retratar um pouco do folclore brasileiro por outros ângulos

    ResponderExcluir
  10. Este foi o melhor livro que li. A riqueza de detalhes, sem ser maçante, transporta o leitor para um ambiente rústico onde ser torna possível ver e viver um Brasil colônia com todas as suas características. O enredo, interessante, inquietante e medonho; envolvente e faz o leitor curioso para ler e ler cada vez mais.
    Nosso folclore está presente no livro de uma forma NÃO infantil, super criativa e inteligente.
    Simplesmente delicioso de ler!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...