Resenha do livro "Claro que te amo" de Tammy Luciano - Selo Novas Páginas

Sinopse
Piera tem certeza: está cometendo a maior loucura da sua vida ao assistir, escondida, ao casamento de seu ex-noivo. Depois de seis anos de relacionamento, entrar de penetra na comemoração foi tudo que André deixou para ela. E olhar a cena não a faz feliz, mas encerra uma fase de sua vida. Hora de recomeçar. Mas como recomeçar se seu coração está cheio de dor? Envolver-se com a história de Piera é como descobrir que sempre há um lado muito bom a ser revelado… Mesmo que tudo pareça tão difícil.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633084
Edição 1 / Ano: 2013
Páginas: 320




A FELICIDADE PODE CHEGAR
QUANDO MAIS ESPERAMOS


Quando "Claro que te amo!" foi lançado eu fiquei ansiosa por ter esses livros em mãos e imediatamente pedi a querida Irene para me deixar com essa leitura. Como sempre a Irene foi solicita e eu recebi o livro com direito a autografo da autora e tudo. Em síntese, não foi sem alegria ou boa vontade que dei inicio a leitura, mas confesso que ao longo da leitura nem sempre tudo foi flores e borboletas.

Em "Claro que te amo" a Tammy Luciano conta a história da jornada de amadurecimento emocional da Piera, uma pós-adolescente carioca, classe média cujo diferencial é ter passado por algumas experiências de abandono ao longo da sua vida. De entrada sua mãe a abandonou em seus primeiros meses de vida com o pai e sumiu no mundo sem nunca deixar notícias e de saída seu noivo, com o qual manteve uma relação desde os 13 anos, a traiu e abandonou logo em seguida de forma ridiculamente idiota. Aliás, esses dois personagens são centrais na história, pois nós encontramos Piera pela primeira vez observando o casamento de seu ex-noivo e o grande desenlace da história se dá com o retorno da mãe dela a sua vida.

E sim, outra coisa importante, toda a história é narrada em primeira pessoa pela Piera, a sensação é que ela está em algum lugar de seu futuro, contando um episódio central do seu passado e como enfrentou seus bichos internos. Graças a esse recurso da autora, nós ficamos intimas da Piera, a olhamos de perto, podemos nos identificar ou não com suas reflexões e construímos relações afetivas com ela. Sinceramente, fazia tempo que eu não tinha tanta vontade de jogar o livro na cabeça de uma protagonista... Como a Piera arreta! E não, não é erro de grafia, eu não quis dizer irrita eu quis dizer ARRETA mesmo. A Piera arreta qualquer um às vezes!

Sinceramente eu sei por experiência, consulta a meus diários antigos e convivência que os pós-adolescentes, aqueles seres entre os 19 e 22 anos, podem ser chatos, muito chatos, chatiíssimoosss... Quando eles tem experiências traumáticas na infância então... Misericórdia Jesus!!! Ai é que são tensos mesmo!!! Prepotentes, meio egoístas, sofridos, responsáveis, se sentem mais maduros que o resto do multiverso, mas não deixam de fazer cada bobagem!!!

Pois é, essa é a Piera, totalmente pós-adolescente, se sentindo muito madura por ter vivido uma vida inteira sem a mãe e ainda assim ser uma boa moça que faz trabalho voluntário. Cuida do pai e tem emprego de meio expediente... Dá, mas, claro que ela não é tão madura assim, claro que ela é mimada, claro que ela é uma patricinha, claro que eu parei a leitura do livro trocentas vezes por não agüentar tanta pós-adoleschatisse no meu juízo, claro que eu adorei todas as vezes que o Marcelo e as amigas dela deram um chega pra lá nela!!!

Enfim, sinto que "Claro que te amo!" é um livro escrito com a esperança de poder ajudar pessoas semelhantes à Piera, perdidas em uma pós-adolescência às vezes prolongada, carregando traumas, sem conseguir saber para onde ir em dias de crise, sem conseguir abraçar a felicidade com o corpo e alma. No entanto, não posso deixar de frisar algumas escolhas narrativas da Tammy incomodas ao meu paladar literário como o excesso de adjetivos para frisar qualidades e defeitos dos personagens e as descrições exageradas das cenas já demonstradas.

Sei na pele o quando escrever um texto longo é difícil e o quanto os adjetivos e explicações das explicações são tentadores. Mas adjetivo é opinião, opinião cada um tem a sua e explicações demasiadas sobre situações a respeito das quais o leitor pode interpretar sozinho me fazem achar que o autor está subestimando a capacidade interpretativa de seu público. Pode-se justificar o excesso de explicação ou adjetivos pelo fato de ser uma narrativa em primeira pessoa e ai é a Piera pensando, pisando e repisando as coisas e tirando conclusões sobre sua vida, mas eu aposto que muito da chatice que muitas pessoas atribuíram a ela vem dessa da escolha da autora por ser muito explicativa em relação a determinadas situações.

Lembro de dois livros do Pedro Bandeira centrais em minhas experiências como leitora: o "A marca de uma lágrima" e o "Agora estou sozinha". Ambos tratam de adolescentes com cara de pós-adolescentes com problemas, são narrados em primeira pessoa e possuem um autor que tem boas intenções pedagogizantes como o "Claro que te amo" da Tammy, no entanto, ao conta sua história Pedro Bandeira se priva conscientemente de adjetivos e explicações para determinadas situações.

Até hoje me pergunto se Izabel, a protagonista da "A marca de uma lágrima" é realmente gorda, apenas se auto-avalia mal ou simplesmente é gordinha mesmo e precisa se aceitar assim... Penso e repenso as situações da vida dela semelhantes as minhas e amo o Fernando, sempre amarei o Fernando, mesmo sem jamais o Pedro ter dito se ele era mesmo bom ou mal, pois me apaixonei por ele através de suas atitudes. Também em relação à Telmah ficaram questões em aberto em minha cabeça. Será mesmo que ela ouviu o espírito da mãe? E nunca vou esquecer a expressão "Aos mortos levam-se flores!" dita ao seu namorado, quando ele levou uma caixa de chocolate para ela. Telmah também parecia ser membro do clube "não quero ser feliz!".

Enfim, considero o "Claro que te amo!" um bom livro, sei que ele foi escrito com sangue e alma por alguém que coloca sangue e alma no que faz. Como já disse esse livro não se trata de um mero "produto literário capitalizado". Gosto da Tammy e da escolha dela por construir histórias sobre jornadas de amadurecimento. Mas, sentir que ela mastigou demais os conceitos, as interpretações dos fatos para seus leitores e leitoras, ficou pouco para que nós pudéssemos interpretar por nosso próprio esforço.

Ah, outro ponto, não posso negar que a conclusão da história escolhida pela autora foi linda, emocionante e me fez pensar que desde o principio ela tinha aquela conclusão na cabeça... Porém, vou chata, apesar de ser uma romântica inveterada achei que o final deixou a jornada de amadurecimento da Piera inconclusa. Honestamente, sendo também um pouco - ou talvez muito - Piera acredito que a felicidade só funciona quando ela é conquistada por nossa própria força, nesse ramo empurrões, mesmo os dados com amor e coletivamente não funcionam. Mas, essa é apenas minha conclusão, se alguém tem outra diferente escreve ai porque discuti com educação as coisas deixadas em aberto pelo autor é o melhor da festa.


Book Trailer



 

  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .    e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

14 comentários

  1. li um livro da autora e amei a escrita dela! agora estou bem curiosa para ler este também *-*
    parece ser um livro lindo, mas pelo final que você mencionou ai, já fiquei um pouco desanimada :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rayme é um livro lindo, eu também não desgostei da escrita da Tammy, mas tenho que ser franca com meus poréns e no final talvez eu é que seja chata hahah

      Excluir
  2. Vi muitas resenhas positivas sobre este livro, a sua num entanto foi uma exceção.. Me desanimei um pouco. Mas a Tammy Luciano é uma ótima autora, isso é indiscutível..Gostei da resenha, bem elaborada..

    beijos

    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também vi resenhas positivas Dama, não nego que a Tammy é um boa escritora... enfim não desanime da leitura cada resenha é apenas um ponto de vista o seu pode ser diferente do meu lindamente!!!

      Excluir
  3. Pandora, sua resenha está ótima!!! Ultimamente ando fugindo de histórias tristes, mas elas me perseguem rsrsrs... A vida de Piera parece não ter sido nada fácil, abondonos, solidão, porém tudo vai deixando ela mais madura para seguir em frente. Por enquanto só li Garota Replay da Tammy que tem uma pegada mais teen, mas o Claro que Te Amo! parece ser bom também e bem mais adulto.

    Bjos

    Vivian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivian, eu não li o "Garota Replay" então nem posso avaliar, mas sim a Piera passa por muitas e excelentes ao longo da vida e livro assim mexem conosco néh?!?! As vezes a gente se identifica justamente com o pior do personagem... enfim... acho que muita gente corre o risco de gostar desse livro.

      Excluir
  4. Achei a capa bem fofinha e amei a história que já tinha lido em outras resenhas. Pretendo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é melhor ler Maristela, e se vc escrever sobre o livro me chama para ler!!!

      Excluir
  5. Gente, que protagonista chata. Eu não consegui entender bem o porquê daquele lero-lero pra ficar o Marcelo! E aquele casamento de última hora? ME POUPE. A resenha sai daqui a um tempo no blog.


    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkk Clara vc é má!!! Mas que a Piera é chatinha, ah isso eu não posso negar!!!

      Excluir
  6. Olá Pandora!! Tudo bem??
    Sou muito fã de romances, e já li um livro que também não gostava muito das atitudes da protagonista( Presentes da Vida), mas estou interessada nesta historia desde seu lançamento, essa é a primeira resenha que leio sobre o livro, mas tem historias que as personagens crescem durante a historia. Espero poder conferir em breve. Adorei sua resenha e sua sinceridade...
    Mil beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelli!!! Somo então duas! Sou mega fã de romances!!! E como disse, o fato de ter meus poréns com a Piera não tiram o mérito do livro, achei ele bom! Espero que você possa conferir mesmo e qualquer coisa lembre-se de me contar como foi sua experiencia!!!

      Excluir
  7. Pandora, a resenha está honesta!
    Parabéns para Tammy pelo livro a capa está fofa e apaixonante quero ler e acompanhar Piera,adorei quando Vc mencionou:"perdidas em uma pós-adolescência às vezes prolongada",realmente existem muitas pessoas nessa situação!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei sua resenha. Ela me deixou mais dividida ainda e muito curiosa para lê-lo. rs Parece que esse livro é do tipo ame-o ou deixe-o. Adorei as comparações com os livros : "A marca de uma lágrima" do fofo do Pedro Bandeira ( também tenho a mesma dúvida e amo o Fernando rs) e com o "Agora estou sozinha" - esse eu quero muito ler. Beijos, voltarei mais vezes para ler seus posts, ;)

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...