Resenha do Livro "Dois Rios" de T.Greenwood - Editora Novo Conceito






Sinopse: Harper Montgomery vive ofuscado pela tristeza. Desde a morte de sua mulher, há 12 anos, ele aprisionou-se em uma pequena cidade, Dois Rios, onde todo mundo se conhece, porque ali — justifica-se — poderia criar melhor sua única filha. Atormentado pelo desgosto, Harper prefere esconder-se.
Mas a verdade é que a morte de sua mulher é somente um dos motivos de sua dor. Além de sofrer por sua perda, ele se sente culpado por um ato abominável: quando mais jovem foi cúmplice de um crime brutal e sem sentido. Há muito sentimento em jogo quando se trata de sua vida cheia de remorsos...
Então, um acidente de trem oferece a Harper a chance de redenção: uma das sobreviventes, uma menina de 15 anos, grávida, precisa de um lugar para ficar, e ele se oferece para levá-la para casa. No entanto, a aparição dessa menina, Maggie, não tem nada de simples acaso, talvez, ela tenha alguma coisa a ver com o crime do qual ele participou um dia...



Autores: T. GREENWOOD 
Título: Dois Rios
Selo: NOVO CONCEITO 
Ano: 2013 
Edição: 1 
Número de páginas: 448

Skoob



"Um dia, há muito tempo, tomei uma decisão em uma fração de segundo que, a partir de então, todos os dias, me fez questionar a mim mesmo quem eu sou e do que sou capaz. E esse instante, esse terrível momento, me persegue vez e outra. Eu não acho que eu seja um homem mau, mas às vezes fico na dúvida." Harper -  pág 15

Harper perdeu a esposa num acidente de carro, mas o parto foi feito e Shelly se salvou. Sozinho com uma recém nascida, Harper pediu ajuda aos tios de Betsy, Paul e Hanna, e passaram a morar com eles em Dois Rios. Porém na véspera de Shelly completar 12 anos, ele viu que era chegada a hora de terem um lugar só para eles, e se mudaram. 

Há muitos anos, Harper trabalhava na repartição de cargas da estação de trem e, no dia do aniversário de Shelly, ao chegar ao trabalho soube de um acidente. O trem descarrilou, diversos vagões virados e um deles caiu no rio. Após andar pelos destroços e até entrar no rio em busca de sobreviventes, ele se sentou embaixo de uma árvore, um pouco distante do acidente e contemplou o rio, o mesmo rio onde há muito tempo ele presenciara um homem morrer. Passado um tempo ele sente alguém lhe olhando e ao levantar a cabeça se depara com Uma adolescente, negra, grávida, com uma mala na mão e que pergunta como ele se chama. Ele responde e a menina lhe pede, por favor, para ajudá-la, pois sua mãe morrera e o pai a colocara para fora de casa por causa da gravidez. Marguerite estava toda molhada, tremendo de frio, insiste para que Haper a ajude e lhe acolha em sua casa, pois não tem para onde ir. Ele resiste, mas acaba convencido e a leva para sua casa dizendo que seria por pouco tempo, até falar com o pai dela. Como explicar isso para todos?

Maggie e Shelly se tornaram boas amigas. Apesar da pouca idade, Maggie cuidava da casa, cozinhava e tomava conta de Shelly. Isso para Harper era ótimo, pois era uma negação como dono de casa. Mas ele descobre algumas mentiras de Maggie e isso o leva a buscar a verdade, o segredo que ela guardava. 

" - Você vê, as coisas que nos apavoram, as coisas que nos assustam, são, às vezes, as melhores coisas para nós. " - pág 182

Intercalada a história atual, vamos conhecendo a história, o amor de Harper e Betsy, desde que se conheceram até o acidente. E é nesse momento que presente e passado se unem e descobrimos o segredo de Harper, o que o atormenta até os dias de hoje. Indo atrás de parte do seu passado, ele consegue descobrir o segredo de Maggie. E é nesse momento que ele consegue sua redenção.    

A história é narrada em primeira pessoa, o que gosto muito. Leitura agradável e que te leva a querer saber mais e mais, tanto do presente como do passado. Personagens bem construídos e apaixonantes. Foi uma grata surpresa, pois sinceramente, na esperava muito desse livro.

A história se passa nos anos 60 e 70, e a presença do racismo era muito forte. De uma forma ótima, a autora aborda fortemente o assunto, e a personagem que fará que isso aconteça é a mãe de Harper, que no início você pode não entender ela ser tão citada, mas de grande importância na história.

Dois Rios é um excelente livro e conta uma linda história de amor. Com certeza você vai se emocionar.


BEM-VINDO A DOIS RIOS




No romance “Dois Rios” de T.Greenwood, a cidade, “Dois Rios” é fictícia e situa-se em Vermont. Mas essa localização possui apenas um rio, o Connecticut. O outro “rio” é apenas um riacho.
Porém a cidade “Dois Rios” existe fora da ficção. “Two Rivers”, como é chamada, é uma cidade localizada no estado norte-americano de Wisconsin, no Condado de Manitowoc.

Para saber mais detalhes veja neste post no site do Grupo Editorial Novo Conceito.



Book Trailer










Luci Cardinelli  Professora, atuou como profissional do mercado de capitais e atualmente é artesã. Além disso é amante da leitura e apaixonada por filmes, principalmente pelos antigos e dramas, só não assiste terror e acompanha diversas séries da TV. Ama arte, viajar e MPB.







19 comentários

  1. Luci, "Dois Rios" foi o melhor livro que eu li no ano passado, é extremamente bem escrito, envolvente, que prende o leitor da primeira à última página, e a autora ainda tem as questões raciais e sociais como um importante componente em suas narrativas. Eu já havia gostado do "um Mundo Brilhante", gostei ainda mais do "Dois Rios"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, não li Um Mundo Brilhante, mas pretendo fazê-lo :)

      Excluir
  2. Nossa, fiquei super empolgada para ler esse livro. A história é bem tocante, pelo menos foi o que me pareceu através da sua resenha. Já anotei para ler o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  3. eu esperava uma coisa e era outra, sobre a personagem Maggie. É uma leitura muito boa.
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Li somente um livro da autora e não gostei muito...a escrita dela é maravilhosa só que o personagem principal me irritou. kkkkkkkkkkkk Mas vou da uma chance para esse, parece muito bom.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  5. Também não esperava muito desse livro... O conjunto sinopse + capa (exceto pela tipografia, que achei um deslumbre) não fizeram meu coração palpitar. Com a sua resenha eu tive uma visão melhor do livro. Irei ler na primeira oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lene, infelizmente muitos livros têm deixado a desejar nas capas, muitos não têm nada a ver, uma pena... Mas que bom que lhe deixei com vontade :)

      Excluir
  6. Eu não imaginava que fosse um bom livro, então sua resenha me surpreendeu. Agora quero ler.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  7. A história desse livro parece ser bem intensa e emocionante.
    A resenha ficou muito bem escrita
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  8. Eu me arrepio só de ver o nome T. Greenwood: Um Mundo Brilhante foi um dos livros mais detestáveis que já encontrei hahaha
    Ainda não tinha ouvido falar desse livro Dois Rios. Achei interessante pelo que falou na resenha, sobretudo porque a trama se passa entre os anos 60 e 70. Se eu reunir um pouquinho de coragem posso dar uma segunda chance pra T. Greenwood!

    ResponderExcluir
  9. Adorei, já coloquei na minha lista de desejos.
    Obrigada Luci!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Luci. Adorei a história, eu também gosto de histórias que se passam nesta época dos anos 1960 e 1970, onde havia uma questão racial muito forte. Gosto de ler sobre esta passagem histórica, principalmente nos Estados Unidos. O Booktrailer é lindíssimo também.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, também gosto muito de livros que nos ensinam um pouco mais de história. beijoss

      Excluir
  11. Li esse livro ano passado e também gostei muito!
    Não sabia se gostava mais dos capítulos que narravam o presente ou o passado. rsrsrs
    Mas a leitura flui muito bem! Gostei da forma como a autora trata o racismo.
    Ah, nunca tinha visto o book trailer, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, legal você citar isso, também ficava ansiosa querendo a continuação de cada época :)

      Excluir
  12. Acabei de ler "Dois Rios", leitura empolgante, uma história cheia de amor, sentimentos e questões raciais. Valeu a pena!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...