Resenha do livro " Quando Tudo Volta " de John Corey Whaley

Sinopse 
Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa? Cullen Witter leva uma vida sem graça. Trabalha em uma lanchonete, tenta compreender as garotas e não é lá muito sociável. Seu irmão, Gabriel, de 15 anos, costuma ser o centro das atenções por onde passa. Mas Cullen não tem ciúmes dele. Na verdade, ele é o seu maior admirador. O desaparecimento (ou fuga?) de Gabriel fica em segundo plano diante da nova mania da cidade: o pica-pau Lázaro, que todos pensavam estar extinto e que resolveu, aparentemente, ressuscitar por aquelas bandas. Em meio a uma cidade eufórica por causa de um pássaro que talvez nem exista de verdade, Cullen sofre com a falta do irmão e deseja, mais que tudo, que os seus sonhos se tornem realidade. E bem rápido.
  

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633848
Ano: 2014
Páginas: 224



Porque eu estou acordado em um mundo de pessoas que dormem

Quando você tem um encontro com um livro no estilo de "Quando tudo volta" do John Corey Whaley, antes mesmo da última palavra, já se pergunta "como vou consegui escrever sobre esse livro?" e tem vontade de parar a leitura ali mesmo. Mas, por algum motivo, você continua a leitura até completa-la exatamente no dia do seu aniversário de 28, imediatamente após começa a escrever a resenha e pensa em um titulo de livro.

Titulo de livro número 90: Abraçando a esperança

O inicio dessa resenha parece maluco, mas não é. Se você der uma chance ao John Corey Whaley você vai entender perfeitamente meu sentimento.

"Quando tudo volta" não é um livro de difícil leitura, o John Corey escreve como se estivesse conversando com você, contado a você uma antiga história sobre pessoas que viveram um verão muito estranho em uma cidade de Little no interior do Estados Unidos. Litter não tem nada de mais como cidade, é um lugar tranquilo e monótono do qual uma significativa parte dos pós-adolescentes anseiam fugir, para qual os jovens costumam voltar e os velhos se conformam em se deixar ficar.

Tudo corre como sempre para a cidade até o dia no qual se levanta a hipótese de que um animal extinto reapareceu na cidade. Mas, o que movimenta a trama da vida cotidiana de Cullen Witter, seu melhor amigo Lucas e sua família não é esse animal pretensamente desaparecido e sim seu irmão sumido. E não, o livro não narra as aventuras inverossímeis desse garoto em busca de seu irmão e sim como e porque o Gabriel Witter sumiu e o que aconteceu em  com uma família durante esse meio tempo.

Com muita delicadeza o John Corey Whaley nos apresenta uma história na qual o destaque recai sobre a humanidade dos sujeitos, suas formas de lidarem com suas esperanças frustradas, o difícil dialogo com os desafios que teimam em se interpor em sua trajetória e as diferentes possibilidades alternativas de ser feliz. Sem forçar a barra, pressionar ou empurrar a gente Whaley nos faz viajar dentro de nós mesmo enquanto nos apresenta as viagens internas de seus personagens.


"Quando tudo volta" é uma leitura que convida a desacelerar, a pensar. a ponderar.... Os seus personagens são tão humanos em seus limites, virtudes e fraquezas que nos cativam. Foi fácil se senti a amiga de Cullen, Lucas, Mena e até da Ada... Deixá-los após ducentésima vigésima página entregues a continuidade de suas vidas chega a ser impossível, esse é o tipo de livro cujos personagens permanecem comigo muito tempo depois do fim da leitura, talvez até para sempre.





  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .    e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

4 comentários

  1. Parece ser um daqueles livros geniais né?
    Quero ler sim!

    Ah! Tá rolando promoção valendo um exemplar de "A Culpa é das Estrelas"
    Passa lá
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi Jaci,
    ainda não li este livro, mas estou super curiosa. a trama dele parece ser ótima, e gosto deste tipo de livro assim, que me faça refletir bastante!
    realmente, parece ser o tipo de livro que nos faça lembrar sempre deles... e depois morrer de vontade de ler ele de novo! hahaha *-*

    ResponderExcluir
  3. Ai meu Deus, ainda não consegui pegar o meu para ler...pior que estava muito curiosa por ele (ainda estou), mas foram chegando tantos livros da NC que este acabou estacionando na fila...sniff.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Jaci esse livro é perfeito! Eu fiquei meio neurótico com o final, eu sofri nas últimas páginas ansioso pelo que poderia acontecer, e, quando finalmente chega uma definição eu não sabia o quão definitiva ela era, por isso quis saber o que achava dele lá no IG, e concordo com você, o autor construiu personagens tão reais que seria muito injusto se o fim fosse diferente.

    Lendo outras resenhas vi que algumas pessoas não tiveram paciência com a narrativa do autor, e se entediaram por ele narrar a rotina de um verão incomum, pelo jeito, quem fala da vida como ela é ou pode ser será sempre mal interpretado ou visto como um chato. É uma pena.

    Fiquei ensaiando ler sua resenha, o livro me trás sensações diversas ainda hoje, mas finalmente cá estou. Que tenhamos mais leituras desse nível.

    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...