Resenha " Intergaláctica " livro #1 de F.P.Trotta


A Saleta de Leitura  convidou para ler e resenhar este livro o  Luciano A. Santos  do blog Ponto Livro que mais uma vez aceitou permitindo compartilharmos o prazer da leitura com nossos amigos e leitores. Vamos então conhecer qual a sua opinião sobre “Intergaláctica” do autor F.P. Trotta


Uma conspiração para controlar o rumo da mais importante expedição espacial da história da humanidade. 3 de Maio de 2031 - No dia de lançamento da aguardada expedição da NASA para explorar a lua de Júpiter, uma das candidatas para habitar vida extraterrestre, a psiquiatra Amanda Collins acorda de um coma após meses batalhando contra uma meningite aguda.Junto com seus pacientes Stryker, Ripley e sua amiga Lina, eles descobrem que fazem parte de um crescente quebra-cabeça envolvendo uma corporação geopolítica underground chamada A Firma, que planeja sabotar a missão, usufruindo de uma nova tecnologia para saquear a nave e destiná-la para um planeta habitável localizado dezessete anos luz da Terra. O quarteto então inicia uma operação para descobrir a verdade por trás da conspiração, mergulhando de cabeça na maior expedição planetária da história da humanidade. 


Edição: 1
Editora: Livros Ilimitados
ISBN: 9788566464566
Ano: 2015
Páginas: 279


Para quem já me visitou no blog, não é novidade o quanto me sinto em casa com dois gêneros de livros: os policiais, e a ficção científica. Então foi um grande prazer atender ao convite da Irene, aqui da Saleta, para a leitura de “Intergaláctica”, que me deixou curioso e ainda mais intrigado para ler por ser um livro de um autor nacional.

Há quase três anos atrás, um convite da Irene também foi o responsável por me apresentar à Jane Austen.Na ocasião, li “Orgulho e Preconceito”.   [ resenha aqui]

No livro, Amanda é uma psiquiatra que vive escondida do pai, um grande cientista que desenvolvera uma tecnologia ultra avançada no setor de energia, que lhe rendera uma grande corporação e um complexo de Deus. Depois de um trágico evento, Amanda e o pai ficam vinte anos sem se falar, mas um novo projeto, amplamente anunciado, do primeiro vôo tripulado para Europa – não a Europa, mas sim a Lua de Júpiter! – faz com que um alerta acenda na cabeça da moça: ela sabe que seu pai está metido nisso, e ela tem de descobrir o porque.

Os primeiros capítulos do livro foram um pouco confusos, demorei um segundo a mais para me situar, o que fez com que ficasse meio perdido, só conseguindo entrar “na ação” mesmo quando Amanda acorda de um coma, se vê cercadas de amigos, e disposta a desmascarar o pai.

Amanda é uma personagem que tinha tudo para não me agradar: uma psiquiatra com uma abordagem um tanto controversa da psiquiatria no tratamento de seus pacientes – e amigos – com muitos diálogos que poderiam me dispersar, mas não o fizeram. Por mais que eles pudessem ser encurtados – quando decide confrontar o pai, ela resolve ceder à sua pressão e, acompanhada de alguns amigos, se infiltrar na empresa dele e “implodir” tudo de dentro pra fora, treinando psicologicamente seus aliados para que suas reais intenções não fossem descobertas  - é possível perceber que eles não estão totalmente soltos, e ao final compõem bem a narrativa. Mas bem que ela poderia se achar menos, essa coisa de “eu sei o que estou fazendo” o tempo todo pode muito bem dar lugar para uma protagonista perdida de vez em quando.

O livro tem alguns elementos de FC clássicas, como ciências reais aplicadas à história – no caso do livro, psicologia, psiquiatria, física – e conceitos ainda ficcionais, como estase e longas viagens espaciais que casam muito bem com a parte fantástica da coisa – aqui parabenizo o autor! – e que chegam ao auge nas cenas de ação.

Mas ainda acho que ele precisa de uma lapidada na narrativa. Algumas frases não funcionam como deveriam, como se estivessem precisando de certo polimento, que se aparassem as arestas. E, como o livro foi escrito em inglês e depois traduzido, alguns termos parecem fora do lugar – em uma passagem, onde Amanda diz que a empresa do pai é subterrânea, eu não entendi se ela queria realmente dizer isso, ou que a empresa era “underground”.

Agora, os capítulos finais vão te fazer questionar até se você realmente leu o livro. Eles fazem toda a experiência de leitura valer a pena, e vai levar um tempo até que você calcule todas as implicações que isto pode acarretar.
No final, recomendo o livro. Quem gosta de ficção científica, tem aqui um livro que deve ser lido.




F. P. Trotta





Me chamo Luciano A.santos, tenho 29 anos e sou o que chamam de rato de biblioteca desde os 11, ou seja, mais da metade de minha vida passei nos corredores estreitos e cheios de mistérios e aventuras que se desvendavam a mim a cada nova obra lida. Saiba mais aqui

19 comentários

  1. Oi Luciano!
    Que delícia de resenha!
    Como sou super fã de ficção científica e como o livro traz outros elementos que adoro também, porque são na minha área de formação: psicologia, psiquiatria, física .. fiquei interessadíssima na leitura do livro.
    E mesmo que a escrita precise ser um pouco aprimorada ainda, devemos dar crédito a mais um autor nacional.
    “Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudinalva, exatamente!, é sempre preciso enaltecer um autor nacional que produz um livro deste gênero ;)

      Dois abraços!

      Excluir
  2. Oi Luciano, Oi Irene,

    Gostei bastante da resenha, porque a história mostrou ser interessante. Não tenho muito hábito de ler livros de Ficção Científica, mas deu vontade de conferir a trama por completo.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kênia, vale muito a pena investir no gênero, é sempre interessante como percebemos que se fala de um futuro fortemente embasado em questões que vivemos.

      Dois abraços!

      Excluir
  3. Realmente quando penso em ficção cientifica e romances policiais lembro de você Luciano! Quando chego no .Livro e sou recebida por uma resenha dentro dessa temática já começo a sorrir.

    Eu não era uma fã de ficção cientifica mais a paixão da Sybila e as muitas resenhas que li no seu blog e me levaram a bons livros me fizeram curtir o gênero, então o “Intergaláctica” entrou no meu mapa literário de uma boa forma, pesando elogios e criticas o livro parece valer a pena!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora!

      Sou suspeito para falar de Fc em geral, gosto muito, mergulho na leitura e - quase - sempre, saio de lá com algo muito bom. Vale muito a pena investir no gênero ;)

      Dois abraços!

      Excluir
  4. Oi Luciano!
    Não costumo ler livro de ficção científica, esse estilo de história eu prefiro acompanhar em filmes, mas achei o enredo bem interessante.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, também fiquei imaginando que "Intergalactica" daria um bom filme!

      Excluir
  5. Olá Luciano, confesso que não sou amante por livros de ficção cientifica, mas independente diaao, sou fascinada por boas histórias. Acho que devemo considerar este fato, pois, pelo que vi na sua resenha, temos uma ótima história. Mesmo que tenha que ser lapidada, estou certa que irei gostar.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nizete, acho que os gêneros servem pra que nos encontremos em um lugar mais seguro, o tipo de literatura que mais gostamos, mas, claro, é sempre muito bom expandir os horizontes e experimentar algo novo ;)

      Excluir
  6. Faz algum tempo que não leio um livro de ficção cientifica, gostei da sinopse, parece se tratar de um livro com um enredo bem diferente dos livros que atualmente então no mercado.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse é um gênero literário que nunca me chamou a atenção, nunca nenhuma estória de ficção cientifica foi tão interessante como essa, tenho ouvido muitos elogios sobre esse livro, e por isso pretendo ler para ver se realmente e tão bom quanto parece.

    ResponderExcluir
  8. Oi Luciano.
    Nunca tinha ouvido e nem lido nada a respeito, e fiquei surpresa com o decorrer da resenha; ela me deixou bem ansiosa principalmente em descobrir se no livro descreve melhor o motivo de Amanda não querer saber mais do pai. Se esse é o trailer de seu filme, me deixou mais curiosa ainda; sem duvida super adicionado em minha lista.

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Gostei de saber que novos autores nacionais estão surgindo cada vez mais. E espero que muito outros surjam. Agora sobre a obra. Fiquei encantada com a trama. Mesmo ela sendo meio confusa no começo, achei que vale a pena investir na história. Não é todo dia que você encontra história deste tipo. Gostei muito de conhecer e vou tentar ler também. Espero que o autor escreva mais histórias deste gênero. Pois é o meu preferido.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Adoro essas resenhas feitas por convidados, são sempre tão autenticas. Quando li a sinopse deste livro, a umas semas atrás o achei muito parecido com outros por ai, mas sua resenha desfez esta visão, sou fã de sci-fi, principalmente quando mescla ramos verdadeiros da ciência, torna tudo mais possível.
    Não conhecia o autor, mas bastou uma pesquisada no google para perceber que ele é um tanto irreverente e de certa forma inspirador, criando no leitor uma vontade de conhecer suas obras. Espero poder ler este livro, e quem sabe se uma sequencia se fizer possível ele siga suas recomendações que me pareceram válidas.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  11. Sou muito fã de ficção científica! Esse livro me chamou a atenção pois me lembra um pouco Ponto de Impacto de Dan Brown, que é um dos meus livros favoritos!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...