Resenha " Fênix A Ilha " de John Dixon


Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633824
Ano: 2014
Páginas: 336


Sinopse:
Sem telefone. Sem sms. Sem e-mail. Sem TV. Sem internet. Sem saída. Bem-vindo a Fênix: A Ilha. Na teoria, ela é um campo de treinamento para adolescentes problemáticos. Porém, os segredos da ilha e sua floresta são tão vastos quanto mortais. Carl Freeman sempre defendeu os excluídos e sempre enfrentou, com boa vontade, os valentões. Mas o que acontece quando você é o excluído e o poder está com aqueles que são perversos?


Recebi esse livro há tanto tempo que nem me lembro mais!Desde o momento em que li sua sinopse, uma grande vontade de lê-lo abateu-se sobre mim, porém, outras leituras mais urgentes sempre se punham à frente. Já faz algum tempo, na verdade, que eu finalmente pude terminar Fênix: A Ilha, porém, por motivos puros de preguiça, eu só apareci aqui para resenhá-lo dias/semanas depois. Espero que me perdoem.

Começando com a edição, - pela Novo Conceito - ela definitivamente não decepciona. Com uma capa cheia de detalhes, e que consegue passar muito bem o clima da trama; e ilustrações simples, mas lindas, nos cantos de cada página, a edição consegue tornar a leitura ainda mais prazerosa. Afinal, querendo ou não, a aparência também conta bastante em um livro.

Sobre a história, basicamente Carl Freeman é um garoto de 16 anos que perdeu seus pais muito cedo e que devido ao seu pavio curto e sua sina de herói que quer fazer justiça com as próprias mãos, costuma ser transferido de um reformatório a outro.

O garoto possui habilidade e força impressionantes e nunca perde uma luta sequer, mesmo contra os maiores e mais perigosos valentões.
O problema de verdade começa quando um de seus adversários acaba indo parar no hospital, e o Juizado de Menores deve decidir seu destino. O garoto acaba sendo mandado para a Ilha Fênix, um lugar isolado onde os jovens que para lá são enviados perdem qualquer tipo de contato possível com o mundo exterior.

A Ilha, supostamente, deveria ser simplesmente um campo de treinamento militar para adolescentes problemáticos. Aqueles que não se interessassem em continuar seguindo aquele programa, poderiam deixar o lugar assim que completassem 18 anos. Nesse mesmo momento, toda a sua ficha criminal seria apagada, e o jovem poderia continuar perfeitamente com sua vida, recomeçando do zero. 

Mas, ao chegar no lugar, Carl descobre que a realidade nada se parece com aquilo que lhe foi dito. E sua esperança de que seus dois anos naquele lugar passariam rapidamente, e então ele poderia simplesmente sair dali ileso começam a se tornar meros sonhos de uma criança que nada conhece da realidade que a cerca.

O lugar é repleto de segredos doentios, e os jovens que lá vivem são expostos a situações extremas, que envolvem o leitor de maneira assustadora por meio da incrível e hipnotizante narrativa de John Dixon. Por muitos momentos eu vi a mim mesma me contorcendo desesperada diante de alguns dos acontecimentos belamente retratados no livro.

A pesar de maravilhosa, porém, a narrativa em alguns momentos atrapalhou o transcorrer da história - Em especial no final, quando as coisas começaram a ficar ainda mais loucas.
O timing da história não correspondia com o da narrativa quando o autor, na tentativa de aumentar o terror do leitor, começava a fazer discursos e longas comparações no meio de uma cena de ação da qual você simplesmente queria ver o desenrolar, sem precisar ouvir o pensamento do personagem na íntegra.
E isso muitas vezes me fez ficar tentada a simplesmente pular aquilo, por mais que fossem sim belas palavras. Eu, porém, não o fiz porque não sou dessas.

Além disso, o final me deixou um pouco confusa, e eu fiquei com um sentimento de "Isso não é um fim". Não sei se o autor pretendia escrever uma continuação, ou se ele simplesmente queria fazer um suspense. Porque se for a segunda opção... Ele não foi muito bem sucedido.
Ficou mais para: Não tenho páginas suficientes, então a história termina aqui mesmo. Tchau, beijo!

Ou talvez, como eu disse antes, ele esperasse escrever uma continuação... Se esse for o caso: EU PRECISO DESSA CONTINUAÇÃO NAS MINHAS MÃOS AGORA!

***
Basicamente Fênix: A Ilha é isso, um livro envolvente, bem escrito, porém com um defeitinho aqui e outro ali que acabaram tirando dele apenas meia estrela. Portanto: 4,5 de 5 é a minha nota para a maravilhosa experiencia que foi a leitura de Fênix: A Ilha, por John Dixon.


Meu Blog: Jovem Demais





Livro cedido pela nossa parceira Editora Novo Conceito




Ana Carolina  Tenho 14 anos, e se possível, com uma mentalidade de ainda mais jovem. Sou do tipo que ama viajar, mas ao mesmo tempo ficar em casa. Filmes, livros, seriados e jogos são apenas alguns dos meus maiores passatempos, junto com escrever meu primeiro livro, e compartilhar minhas ideias com o mundo!  
                              Blog * Facebook * Twitter  YouTube* Skoob 

6 comentários

  1. Oi, Ana!
    Necessito desse livro já na minha estante! Assim como a continuação
    Adorei a premissa da história e amei sua resenha
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se alguém algum dia tiver a decência de publicar uma continuação eu serei a primeira a comprar! Hahaha
      Muito obrigada pelo comentário. c:

      Excluir
  2. Faz tempo que vi o lançamento "Felix...", acho que por ser suspense não entrou em minha lista de "Preciso urgentemente ler esse livro", mas pelo que li realmente, apesar do final abrupto, não deixa de ser um livro bom.


    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. A leitura vale a pena mesmo com a falha no fim, afinal a experiência literária que ele proporciona como um todo é muito interessante.

      Excluir
  3. Uol curti e quero ler o menino.sai que segredos sao esses o.o curiosidade me mata kkkk



    http://estilodenerd42.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois use essa sua curiosidade para o seu próprio bem e dê uma chance pra esse livro! Haha

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...