Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581637365
Ano: 2015
Páginas: 240
Skoob
Sinopse:
Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.
Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.
Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.
"Toda sexta-feira, um cartão-postal.
Toda sexta-feira, um poema.
Toda sexta-feira, por 60 anos."
Adam Colby é negociante de objetos usados e está esvaziando a casa dos Alexanders, um casal de idosos que acaba de falecer, para que possa ser vendida. Mexendo aqui e ali algo chamou sua atenção, era um álbum, e qual não foi a surpresa ao ver que dentro não havia uma só fotografia, mas muitos cartões-postais bem amarelados pelo tempo. Curioso ele começa a lê-los e descobre que foram mandados por 60 anos, na verdade é uma história de amor, do amor entre Gabe Alexander e Pearl Huckabee
“Alguns grandes romances que valem a pena contar nunca são contados, e os amantes saem de fininho pelas rachaduras da vida, marcadas pelo tempo, sendo substituídos pelo lixo do dia anterior.” (pág 5)
Adam era divorciado e não sabia se continuava a acreditar no grande amor, no "para sempre". Porém ao ler aqueles cartões com poemas, escritas que mostravam segredos para um casamento feliz e duradouro, ele começa a repensar sua crença no amor, no que ele podia ter feito de errado, e se haveria uma nova chance para ele.
“Eu nunca havia duvidado do nosso amor, nem enxergado uma vida sem ela. Além daquilo que não tinha conserto mesmo, onde foi que erramos? O que poderíamos ter feito para evitar esse desastre? Quanto mais eu me debruçava sobre os cartões-postais dos Alexanders, mais ficava pensando se um dia seria capaz de amar outra mulher. Pior ainda: depois de fracassar no meu casamento, será que eu merecia uma segunda chance?” (pág. 9)
Ao ler os cartões Adam encontra muitas lacunas na história de Huck e Gabe, e para preenchê-las busca ajuda com Yvette que havia convivido com os dois já que sua mãe trabalhará para eles por 26 anos.
Gabe quando novo foi para a guerra e ao retornar descobriu que sua namorada havia se casado com outro, e desde então passou a procurar por seu verdadeiro amor. Contador, bonito, inteligente, romântico.
Huck, que era como Pearl gostava de ser chamada, uma mulher linda e professora de inglês, quando criança sofreu uma queda e ficou impossibilitada de ter filhos, por isso cresceu achando que nunca se casaria. Mas quando conhece Gabe, ela estava noiva de Clark.
Foi numa peixaria que o olhar dos dois se cruzaram, e naquele momento Gabe decidiu que seria com ela que se casaria. Nesse mesmo dia ele entrou numa loja de material de escritório, viu os cartões-postais e comprou um para Huck. Só um mês depois voltaram a se reencontrar, passaram o dia juntos e no final tinham a certeza de que esse amor era para sempre. Os dois viveram um amor intenso e puro, e que mesmo com os problemas cotidianos que todo casal passa, como insegurança e ciumes, só se fortaleceu ao longo dos anos, isso graças ao romantismo de Gabe e a fé de Huck.
"Huck ficou escutando o quebrar das ondas e mediu o pulso de seus sentimentos. Muito mais que um sentimento, aquela paixão era um fato, um fato altamente protegido e baseado na gentileza compartilhada por almas gêmeas." (pág 84)
Timothy Lewis se inspirou na vidas dos tios-avós para escrever O Álbum. Ele retirou um álbum do lixo achando que era de fotos da família e encontrou uma coleção de cartões-postais que seu tio-avô mandou para a esposa, toda sexta-feira durante sessenta anos e que continham poemas de amor.
É uma história gostosa, envolvente, texto leve e que vai lhe fazer rir ou chorar em diversos momentos. O momento presente (2006) é narrado por Adam, e o passado (entre as décadas de 30 e 80) por Huck e Gabe.
Agora é vocês lerem e saberem se Adam conseguiu descobrir o que queria, os segredos para um grande e eterno amor, se seguiu em frente e se encontrou esse amor. Boa leitura!!
Luci Cardinelli Professora, atuou como profissional do mercado de capitais e atualmente é artesã. Além disso é amante da leitura e apaixonada por filmes, principalmente pelos antigos e dramas, só não assiste terror e acompanha diversas séries da TV. Ama arte, viajar e MPB.
Oi Luci e Oi Irene.
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de ler este livro por causa da capa que conseguiu chamar minha atenção.Pela resenha a história parece ser bem envolvente e que emociona. Vou tentar adquirir ele o mais rápido possivel.
Bjos
http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/
Não conhecia esse livro ^^ gostei muito da premissa e entrou na lista
ResponderExcluirhttp://estilodenerd42.blogspot.com.br/?m=1