Resenha " Mulheres " de Carol Rossetti


Edição 1 - Editora Sextante - ISBN 9788543102276 - Ano 2015 - Páginas 160

Em 2014, a ilustradora Carol Rossetti começou a desenhar mulheres diversas para testar seus lápis de cor. Nunca poderia imaginar que suas criações despretensiosas ganhariam o mundo e iriam viralizar na internet a ponto de se tornarem matéria na CNN.
Com um traço característico e frases inspiradoras, Carol quebrou tabus e espalhou uma mensagem que ecoou em mulheres do mundo todo: somos fortes, merecedoras de respeito e especiais do jeito que somos, independentemente de opiniões e julgamentos alheios.
Agora, essa mensagem ganha o formato de livro e inclui textos sobre os temas centrais abordados em suas ilustrações, como corpo, estilo, identidade, relacionamentos e superação. 
“Existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, senadoras, artistas, executivas, atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas.
Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, islâmicas.
Há mulheres que não são ativistas, que nunca ouviram falar em feminismo, que nunca discutiram racismo. Mulheres que lutam de formas diferentes, a partir de ideias que não conhecemos. Existem mulheres que têm vergonha de compartilhar suas escolhas por medo de serem julgadas. E mulheres que discordam de tudo isso que eu disse até aqui.
Cada uma tem sua própria história, e acredito que todas elas merecem ser ouvidas e representadas. Minha abordagem será abrangente, convidando todos os que dividem comigo essa ideia de liberdade a celebrar a diversidade do ser humano.



Em um belo dia, numa tarde de sexta-feira, chegou dos correios um envelope para mim. Pela aparência e pelo tato, já sabia do que se tratava: um livro (autografado pela autora!!!!). Minha amiga Irene, dona aqui da Saleta de Leitura, me fez uma surpresa no mês do meu aniversário e me presenteou com um tesouro brasileiro que, até então, conhecia muito pouco pelas redes sociais, mas já admirava. Hoje venho aqui falar da minha experiência com o livro Mulheres da Carol Rossetti que chegou em um período especial na minha vida e também em um momento onde o feminismo e o empoderamento da mulher na sociedade é um dos assuntos mais comentados no dia-a-dia e no mundo virtual.

Primeiramente gostaria de deixar claro que, apesar de ser um livro que fala sobre mulheres, não é um livro direcionado apenas para mulheres. Ele foi feito para pessoas de todos os sexos, raças e culturas. Apenas o que é necessário para degustá-lo da melhor forma é ter a mente aberta para conseguir captar todas as mensagens que ele carrega. Deixar de lado julgamentos e preconceitos derivados de gerações, que muitas vezes, mesmo que sem querer, praticamos ou pensamos em relação ao outro e em relação a nós mesmos, a nossa vida e a forma que enxergamos o mundo a nossa volta.  

Cada página retrata uma personagem (com ilustrações belíssimas da Carol) e uma situação que muitas mulheres vivenciam ainda nos dias de hoje. Quem nunca ouviu frases do tipo: Quando vai casar? Quando vai ter filhos? Isso aí é coisa de homem e não de mulher! Você não tem vergonha disso ou daquilo? Mulher com roupa curta está querendo ser estuprada. Você deveria ser, ter, fazer isso ou aquilo. Enfim, são inúmeras cobranças e julgamentos em torno da vida e do corpo da mulher que são impostos pela sociedade desde o início da humanidade. Muito mudou de lá para cá graças a algumas mulheres que enfrentaram esses padrões sexistas que privilegiavam apenas um gênero. Elas lutaram pela igualdade e pelos mesmos direitos que os homens e conquistaram muitas coisas, porém, infelizmente o machismo ainda está presente no nosso dia-a-dia. É bem comum ainda escutarmos piadinhas/frases e nos depararmos com comportamentos machistas seja por alguém da família, um amigo, um colega de trabalho ou até um desconhecido qualquer. E não é algo exclusivo de homens, existe muitas mulheres machistas também, que foram culturalmente criadas dessa forma e não conseguem se expandir e se desvencilhar desse tipo de pensamento.

O livro tem como foco fazer você refletir sobre determinada situação e quebrar tabus e preconceitos tão presentes no nosso cotidiano, além de levantar a auto-estima e o amor-próprio que tanto precisamos. Saber respeitar as diferenças e aceitar as pessoas do jeito que são, não julgá-las e não achar que o seu ponto de vista é apenas o correto, são lições que o livro traz na bagagem e que jamais poderiam ser esquecidas pelas pessoas, independente do sexo. 

Particularmente, não tenho palavras para descrever o amor e carinho que senti lendo Mulheres. Esse livro na verdade é um presente e uma prova de amor de Carol Rossetti para todas as mulheres e para todas as pessoas que enfrentam diariamente diversos obstáculos. Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que me encaixei em diversos momentos vividos pelas personagens e dos tabus enfrentados por elas. Cada uma possuí a mesma essência e luta pelos mesmos ideais, que são eles: ser respeitada por ser quem é, pelas suas escolhas, pelas seus gostos, pelo que faz, ter o direito de ir e vir, ter autonomia pelo seu corpo e sua sexualidade, sem ser julgada ou discriminada por quem quer que seja. Ninguém tem direito de interferir em nossa vida e, mesmo que isso aconteça, porque infelizmente acontece, não podemos deixar que nada o que essa pessoa faça ou fale, seja capaz de mudar quem somos e nossos objetivos. Esteja sempre ciente que sua vida só pertence exclusivamente a você. Essa luta pelos nossos direitos e pela igualdade é constante e precisamos de força para enfrentarmos qualquer tipo de preconceito. Por isso meninas, força na peruca! Vamos todas sambar na cara da sociedade ok? 

Para finalizar, deixo abaixo algumas páginas do livro Mulheres:











Veja mais na fan page de Carol Rossetti aqui






Vivian San Juan é publicitária, amante da criação, arte e música. Apaixonada por um paulista, casou e foi morar em São Paulo onde pretende  trabalhar na área de sua formação. Uma menina atrapalhada, sonhadora, divertida e que ama tudo ligado a artes no geral. Carinhosamente é chamada por todos de Vivi.
e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

2 comentários

  1. Quando a Irene comentou comigo em uma das redes sociais da vida que o livro ia ser resenhado por você fiquei vigiando a Saleta, aguardando ansiosamente pela resenha. E nossa, adorei, amei! Uma resenha linda e verdadeira! Me identifiquei com seu sentimento em relação ao livro, que para mim também é um tipo "prova de amor" e apoio a nossa liberdade de ser que não pode ser negada! As pessoas as vezes não compreendem o que é o feminismo, mas é muito simples, feminismo é a firme certeza que mulheres são seres humanos e possuem TODOS os direitos possíveis.

    Adorei sua resenha Vivian, você mereceu o presente!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pandora! Peço mil desculpas por só estar visualizando esse comentário agora. Estava um pouco sumida de blogs e afins, mas aos poucos voltando e pegando o ritmo novamente. Obrigada imensamente pelos elogios a resenha. Amei o livro e quis transparecer isso nessa resenha. Um livro que foi capaz de me transformar como pessoa e principalmente como mulher. Como você disse, feminismo é isso, a luta pelos nossos direitos e por respeito como ser humano que é o que nós somos.

      Novamente, muito obrigada pelo carinho e prometo que agora vou visualizar mais vezes os comentários aqui na SL.

      Beijos

      Vivian

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...