Edição: 1
Editora: Mondrongo
ISBN: 9788565170642
Ano: 2014
Páginas: 98
O livro Ferramentas dos Deuses – Contos Fantásticos é um trabalho do gênero ficcional fantástico, cujas histórias principais são de teor mitológico, com base na teoria de que ainda nos dias de hoje, existam entre nós as Ferramentas do Deuses e que tais ferramentas são na verdade adventos tecnológicos. O livro nos apresenta ainda com contos folclóricos e urbanos.
Em 1968, o suíço Erich von Däniken publica um livro que impactaria a cultura popular: Eram os Deuses Astronautas? Onde o autor teoriza a possibilidade das antigas civilizações terrestres serem resultados de alienígenas (ou astronautas) que para as épocas relatadas teriam se deslocado, e foi o ponto de partida para os então denominados teóricos do “Astronauta Antigo”.
Destaca-se neste contexto, Giorgio A. Tsoukalos que é diretor do Centro para Pesquisa de Astronautas Antigos (A.A.S. R.A.—Archaeology, Astronautics e SETI Research Association) criado pelo próprio von Däniken, e apresentador dos programas Alienígenas do Passado e Em Busca dos Alienígenas do History Chanel. Mas o que este prequel tem a ver com esta obra de Fábio Bahia?
O autor, de forma original, inspira-se na premissa apresentada no livro de Däniken, de que alguns objetos considerados como mitológicos seriam na verdade, elementos de uma cultura avançada. Estes foram apresentados/entregues aos povos primitivos, que os associaram a objetos divinos, as “Ferramentas dos Deuses” do livro.
Um ponto que devemos destacar é que Fábio Bahia, nos apresenta estes objetos não como frutos de uma tecnologia alienígena, como Däniken e cia, mas sim como elementos de uma sociedade humana futurista que regressaria no tempo/espaço para trazer esta tecnologia aos povos antigos, o que é bem original, e marca bem a diferença entre inspiração e criação.
Sobre o livro em si, é uma coletânea de contos, sendo cinco destinados ao tema principal e outros contos fantásticos associados a temas diversos, e também contos/crônicas do passado do autor e atuais.
Os contos que intitulam o livro possuem uma estrutura básica similar: um narrador personagem, de moral questionável se depara com uma “Ferramenta dos Deuses” nos tempos modernos, e tem a sua vida transformada por este encontro, mas isto não quer dizer que as histórias sejam repetitivas, cada uma apresenta uma história única e bem desenvolvida e interessante.
A minha única crítica é sobre as extensões dos contos sobre os temas principais, os achei curtos, e acredito que o autor poderia desenvolver o tema mais extensamente, pela leitura do texto percebemos a sua capacidade de Fábio Bahia para tal intento.
Leria de bom grado do autor, um romance ou um livro de contos totalmente dedicado a este tema. Fico sempre feliz de ler e resenhar obras de autores nacionais que abordam temas interessantes e criativos. Recomendo a leitura, e torço que mesmo com o mercado nacional bem complicado, possamos ver novas “Ferramentas dos Deuses” nas livrarias de todo o país.
Marcelo Daltro
Pai e marido apaixonado pelo filhote e esposa, ilustrador, chargista, Bacharel em História (especializado em mito, imaginário e história em quadrinhos), fanático por cultura pop: quadrinhos, filmes, livros, desenhos animados, séries e RPG. Blog:.bbbcharges flickr # e-mail # facebook:
Oi Marcelo tudo bem? Achei bem interessante esse livro, é o tipo de assunto que me agrada, será que realmente isso pode ter acontecido? Esse artefatos e tals serem de outro planeta deixados aqui por uma civilização mais avançada! Isso seria massa demais!
ResponderExcluirAbs
André
Participe da nossa promoção de março
André, não posso afirmar nem desmentir, é uma teoria que tem vários adeptos. Por ter formação em História, ao ver algumas teorias, vejo que os seus autores descartam elementos importantes para o entendimento de alguns eventos. Mas, como fã deste imaginário, seria muito massa mesmo. Obrigado pelo comentário :D
Excluir