Resenha " Ferramentas dos Deuses " Livro #1 de Fabio Bahia

Edição: 1
Editora: Mondrongo
ISBN: 9788565170642
Ano: 2014
Páginas: 98


O livro Ferramentas dos Deuses – Contos Fantásticos é um trabalho do gênero ficcional fantástico, cujas histórias principais são de teor mitológico, com base na teoria de que ainda nos dias de hoje, existam entre nós as Ferramentas do Deuses e que tais ferramentas são na verdade adventos tecnológicos. O livro nos apresenta ainda com contos folclóricos e urbanos.


Em 1968, o suíço Erich von Däniken publica um livro que impactaria a cultura popular: Eram os Deuses Astronautas? Onde o autor teoriza a possibilidade das antigas civilizações terrestres serem resultados de alienígenas (ou astronautas) que para as épocas relatadas teriam se deslocado, e foi o ponto de partida para os então denominados teóricos do “Astronauta Antigo”. 

Destaca-se neste contexto, Giorgio A. Tsoukalos que é diretor do Centro para Pesquisa de Astronautas Antigos (A.A.S. R.A.—Archaeology, Astronautics e SETI Research Association) criado pelo próprio von Däniken, e apresentador dos programas Alienígenas do Passado e Em Busca dos Alienígenas do History Chanel. Mas o que este prequel tem a ver com esta obra de Fábio Bahia

O autor, de forma original, inspira-se na premissa apresentada no livro de Däniken, de que alguns objetos considerados como mitológicos seriam na verdade, elementos de uma cultura avançada. Estes foram apresentados/entregues aos povos primitivos, que os associaram a objetos divinos, as “Ferramentas dos Deuses” do livro. 

Um ponto que devemos destacar é que Fábio Bahia, nos apresenta estes objetos não como frutos de uma tecnologia alienígena, como Däniken e cia, mas sim como elementos de uma sociedade humana futurista que regressaria no tempo/espaço para trazer esta tecnologia aos povos antigos, o que é bem original, e marca bem a diferença entre inspiração e criação. 

Sobre o livro em si, é uma coletânea de contos, sendo cinco destinados ao tema principal e outros contos fantásticos associados a temas diversos, e também contos/crônicas do passado do autor e atuais. 

Os contos que intitulam o livro possuem uma estrutura básica similar: um narrador personagem, de moral questionável se depara com uma “Ferramenta dos Deuses” nos tempos modernos, e tem a sua vida transformada por este encontro, mas isto não quer dizer que as histórias sejam repetitivas, cada uma apresenta uma história única e bem desenvolvida e interessante. 

A minha única crítica é sobre as extensões dos contos sobre os temas principais, os achei curtos, e acredito que o autor poderia desenvolver o tema mais extensamente, pela leitura do texto percebemos a sua capacidade de Fábio Bahia para tal intento. 

Leria de bom grado do autor, um romance ou um livro de contos totalmente dedicado a este tema. Fico sempre feliz de ler e resenhar obras de autores nacionais que abordam temas interessantes e criativos. Recomendo a leitura, e torço que mesmo com o mercado nacional bem complicado, possamos ver novas “Ferramentas dos Deuses” nas livrarias de todo o país.

Autor Fábio Bahia 
Visite sua página no Facebook




Marcelo Daltro 
Pai e marido apaixonado pelo filhote e esposa, ilustrador, chargista, Bacharel em História (especializado em mito, imaginário e história em quadrinhos), fanático por cultura pop: quadrinhos, filmes, livros, desenhos animados, séries e RPG. Blog:.bbbcharges flickr # e-mail # facebook:

2 comentários

  1. Oi Marcelo tudo bem? Achei bem interessante esse livro, é o tipo de assunto que me agrada, será que realmente isso pode ter acontecido? Esse artefatos e tals serem de outro planeta deixados aqui por uma civilização mais avançada! Isso seria massa demais!
    Abs
    André

    Participe da nossa promoção de março

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, não posso afirmar nem desmentir, é uma teoria que tem vários adeptos. Por ter formação em História, ao ver algumas teorias, vejo que os seus autores descartam elementos importantes para o entendimento de alguns eventos. Mas, como fã deste imaginário, seria muito massa mesmo. Obrigado pelo comentário :D

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...