Resenha "Os bons segredos" de Sarah Dessen



Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765763
Ano: 2015
Páginas: 408

Sinopse: Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 




Os bons segredos é o primeiro livro que leio da autora  Sarah Dessen e só posso dizer que adorei a sua escrita e a forma como aborda um tema delicado sobre os jovens com suas inseguranças, medos e problemas familiares em uma fase de suas vidas que é cheia de desafios e sonhos.

Sydney e sua família que tem uma situação financeira média permitindo uma vida estabilizada e com todo o conforto. Seu pai "começou  a carreira no exército antes de ir para a faculdade de direito e ganhava dinheiro resolvendo conflitos corporativos." Ela cresceu acreditando que tudo tinha solução onde seu pai era o general e sua mãe a chefe de operações.

Sydney uma garota que acabou vivendo a sombra de seu irmão mais velho, Peyton, que sempre foi o preferido da família. Uma rapaz bonito e inteligente,mas que acaba se tornando um adolescente rebelde se envolvendo com bebidas, drogas e outros delitos. Seus pais pagavam fiança , contratavam advogado e o que fosse necessário para que o filho não fosse preso. Peyton mesmo já trabalhando em um Hotel acaba dirigindo bêbado e atropela um jovem de bicicleta que fica paraplégico. Os pais fazem de tudo para ter o filho novamente em casa,mas ele é condenado e preso. 

Essa tragédia fez Sydney se sentir mais invisível e solitária em sua casa. Observa que sua mãe se preocupa unicamente com o irmão como se ele estivesse em uma escola e não em uma penitenciária. Ela acha que seu irmão tem que pagar pelo crime que cometeu e que seus pais tem que aceitar isso e não ficar tapando o sol com a peneira. Ela se questionava como que eles não se preocupavam com o rapaz que por culpa de seu irmão estava agora preso em uma cadeira de rodas.

Com as despesas  com a defesa de Peyton tiveram que dispensar a empregada, vender uns dos carros e a casa de praia. Com isso Sidney decide mudar de escola,fazer novos amigos e deixar de ser vista como a irmã de um condenado.

Após as aulas na nova escola querendo chegar mais tarde em casa ela entra na Seaside Pizza e lá ela conhece Layla e Mac, filhos do dono da pizzaria, que estudam na mesma escola. A pizzaria passa a ser o ponto de encontro após sair da escola. Esses irmãos pertencem a família Chatam que a recebe de braços abertos sem questionamentos e cheios de amor e carinho. 

"Layla vive se apaixonando pelo cara errado; Rosie a irmã mais velha que é patinadora; o Sr. Chatham, que comanda uma deliciosa pizzaria e adora músicas tocadas no banjo; a Sra. Chatham, com quem Sydney compartilha seu amor por reality shows, é que, mesmo doente, é quem mantém todos unidos; e Mac, o irmão mais velho de Layla e a pessoa que finalmente parece enxergar Sydney de verdade."

Esses novos amigos vão transformar a vida de Sydney que vai conhecer pessoas que são amigos de verdade, que vão apoiar e ensinar os valores familiares. Um aprendizado e amadurecimento que farão com que enxergue a vida de outra forma. Mac e ela vão se apaixonar e isso também vai contribuir para que ela veja a vida com outros olhos.
"Pelo que eu estava aprendendo, ninguém era cem por cento ruim. Mesmo a pior das pessoas em algum momento teve alguém que a amasse."
Ela deixa de pensar nela para satisfazer aos outros, de não falar o que acha para não magoar a seus pais e com isso é castigada pelas atitudes do irmão. A submissão de Sydney teve muitos momentos que me revoltou como o fato do melhor amigo do irmão, Ames, um puxa saco aproveitador que por suas atitudes eu não ficaria calada e tantas outras situações que ela se mantinha omissa. 

Vários questionamentos ficam no decorrer dessa história com um desfecho surpreendente e emocionante. Achei muito interessante o motivo do Carrossel na capa do livro e se ficaram curiosos eu os convido a mergulharem nessa leitura.




Indicação do Moonlight Books e cortesia da Editora Seguinte 




4 comentários

  1. Oi oi,

    já li esse livro e também curti! Também me irritei com a falta de ação de Sydney no início, mas é legal ver que, ao longo do livro, ela vai descobrindo sua força... Eu odiei tanto o Ames, ele chegou a me dar nojo em certos momentos. Mas pelo menos ele teve um pouco do que mereceu no final!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Irene!
    Eu já vi algumas resenhas sobre esse livro - algumas positivas e outras negativas. Eu ainda estou em cima do muro pra escolher se leio ou não.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  3. Oi Irene! Eu gosto muito da autora por abordar temas reais de maneira crível e sempre mostrar que dá sim para seguir em frente e ser feliz. Os livros dela são otimistas e fico feliz que tenha gostado.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Cada dia mais estou tentada a ler esse livro, acho que vou colocar como "próximo" pois estou na metade do "A garota que você deixou para trás" da Jojo...

    www.acheierabisquei.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...