Resenha "Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra" Livro 1 de Sergio Rossoni


Edição: 1
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895138982
Ano: 2015
Páginas: 383



Sinopse: Após mergulhar num mundo sombrio cercado por assassinos e traidores, Birman Flint depara-se com uma estranha verdade em torno de um antigo legado transformado numa maldição.A busca pelo misterioso artefato conhecido como Ra´s ah Amnui pode ser a resposta para a conspiração em torno do Czar Gatus Ronromanovich e sua família, conduzindo Flint por caminhos obscuros muito além da sua própria compreensão.Um artefato, uma estranha seita e um assassinato, todos eles interligados por algo que parece representar a chave deste misterioso enigma. Uma jóia, um objeto de rara beleza ocultando em si um passado sombrio, lançando nosso herói numa corrida contra o tempo para salvar a dinastia Ronromanovich do desastre iminente.




Eu adoro histórias de aventura, fantasia e mistério e se aliado, a isto temos o elemento sobrenatural e personagens inusitados, a combinação é perfeita. E, é isto que temos em Birman Flint, uma história de ação e mistério que tem por sua base a história russa do início do século XX, mesclando de forma interessante ficção e elementos históricos reais, tudo isto em um mundo fictício onde os animais são humanizados. O que acaba nos remetendo, mesmo que inconscientemente ao universo dos desenhos animados e mesmos as fábulas de Esopo e La Fontaine. Mas este toque a mais é o grande diferencial do livro. Não é uma obra para crianças, mas sim um interessantíssimo livro de mistério voltado para o público juvenil e adulto. 

A história do livro começa com o assassinato de Karpof Mundongovich, membro da diplomacia da Rudânia (referência a Rússia czariana, pré-Revolução de 1917) em território da Françoaria. Para investigar o misterioso assassinato, o chefe de polícia de Siamesa, Galileu Ponterroaux, contata o repórter investigativo do Diário do Felino, Birman Flint para ajudar no caso. As pistas deixadas por Mundongovich, o levam a Rudânia e além, em um mundo de conspirações, intrigas, assassinatos, seitas, artefatos e até a possível ressurreição de um mal ancestral.

Como nos parece ser o primeiro livro de uma série, o autor nos descreve ao máximo possível o universo da trama, o que acaba em alguns pontos se tornando uma vantagem e desvantagem. Ao mesmo tempo que podemos mergulhar na imaginação criativa do autor, isto torna a leitura mais demorada, e mesmo cansativa, o que espantaria os leitores que gostam de narrativas amais dinâmicas. Mas para quem está acostumado e gosta de ler obras de fantasia épica, não encontrará problemas e mergulhará a fundo na trama e na mitologia criada pelo autor.

Escrever mais do que isto estragaria as surpresas do livro, mais é uma leitura que faz você querer conhecer mais e mais deste universo, e ler as próximas aventuras de Flint e seu ajudante Bazzou. Outro elemento que gostaria de destacar é que Flint não é um superdetetive nos moldes de Sherlock Holmes e Hercule Poirot, então não espere por isso ou irá se decepcionar. E, acredito que no fim não foi esta a intenção do autor, fazer o personagem nesta linha. Gostaria de ver mais desenvolvimento das personalidades dos personagens, destacando ainda mais as suas características animais. 

Confesso que ao ler a obra, fiquei muito curioso (como o gato) para ver como ficaria a obra adaptada para uma animação nos moldes de Zootopia ou The Great Mouse Detective.

Fico no aguardo da continuação e torço pelo sucesso da obra. Sempre fico feliz com estes títulos de autores brasileiros que apostam em elementos originais ou releituras de temas clássicos.



2 comentários

  1. Oi Marcelo!

    Achei o enredo super interessante, às vezes a parte mais demorada da apresentação é necessária, acontece. E a capa é linda!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Bem legal o enredo e a capa é bem bonita. Não conhecia esse livro e gostei de saber mais sobre ele. Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...