[ Cantinho Infantil ] Resenha do livro " Foi vovó que disse" de Daniel Munduruku


Edição: 1
Editora: Edelbra
ISBN: 9788566470482
Ano: 2014
Páginas: 24




Sinopse
Faz parte da tradição indígena ouvir os avós. Eles são considerados os sábios da comunidade porque costumam contar as histórias dos ancestrais. São considerados os guardiões da memória e responsáveis por educar o espírito dos mais jovens. 
Ao contar histórias ou lembrar às crianças sua origem, os avós – homens e mulheres – não os deixam esquecer de onde vieram, para onde vão e qual o papel de cada um neste universo no qual nos movemos.

É isso que o leitor irá encontrar neste novo e encantador livro escrito pelo premiado escritor Daniel Munduruku, que nos presenteia com a magia e a sabedoria da cultura indígena.


No livro "Foi vovó que disse " vamos conhecer a história de um menino que nasceu na floresta. Ele é um menino indígena e tudo que sabe ele aprendeu foi através do que sua vovó dizia.

"A Floresta é mágica! Vovó que disse. 
Nela tem tudo o que precisamos para viver bem."

Os avós são considerados os sábios da comunidade indígena e costumas contar as histórias dos seus ancestrais e assim eles educam os mais jovens. 

Quem narra a história é o Kaxiborempô, um jovem índio que vai completar sete anos. Nessa idade ele já tem um conhecimentos extenso sobre a vida, os povos , os espíritos, a natureza e que é dela que vem tudo de que precisam.

Está contente porque vai estudar na escola  da cidade, vai fazer amigos e sua avó diz que ele não é um índio e sim um Munduruku.

"Vovó disse que tem uma coisa que chama preconceito, que a gente precisa saber vencer ele."



O livro ressalta não só a" cultura indígena como o respeito às diferenças". "A Obra traz preceitos da sabedoria e da tradição dos povos ancestrais para crianças de todas as idades."

É muito bonita a história que é narrada pelo autor Daniel Munduruku "que nos presenteia coma magia e a sabedoria da cultura indígena." Além de bonita a obra tem ilustrações de Graça Lima que são magníficas. Uma arte em desenhos que dão vida e cores a história.

Foi mais do que merecido este livro ter sido um dos  selecionados pela FNLIJ para representar o Brasil na Feira do livro Infantil em Bolonha .



Sobre o autor:
Nasceu na aldeia Maracanã, no Pará. Graduado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia. Doutor em Educação pela USP. Atualmente faz pós-doutorado em Literatura na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais. Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008 e da Grã-Cruz desde 2013. Membro Fundador da Academia de Letras de Lorena. Tem 43 livros publicados e recebeu diversos prêmios no Brasil e Exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). [18:34:38] Luciana Balbueno: Este é do Daniel Munduruku


Ilustrações de Graça Lima

 

Fontes:


Este livro foi cedido pela nossa parceira a Edelbra Editora 


Irene Moreira Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.  e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

4 comentários

  1. Olá Irene, Além da belíssima arte, vejo que o livro nos ensina sabiamente a viver. É aquele tipo de livro cheios de reflexões e inspirações.
    Lindo, amei.
    Bjoca
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  2. Que perfeito Irene! Fiquei encantada, louca para ter ele e poder trabalhar com ele. É maravilhoso para mim saber que existem autores que se importam com esse tema e estão produzindo livros lindos que nos ajudam a aproximar as crianças dessa realidade!

    ResponderExcluir
  3. Qual é a profissão da vó e qual o nome dos pais de Jack

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...