Hoje trago para vocês a resenha do livro "Não sou este tipo de garota" de Siobhan Vivian da Editora Novo Conceito.
Titulo: Não sou este tipo de garota
Autores: Siobhan Vivian
ISBN: 9788563219381
Selo: NOVO CONCEITO / JOVEM
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 248
Assuntos: FICÇÃO
Selo: NOVO CONCEITO / JOVEM
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 248
Assuntos: FICÇÃO
“Na minha visão de veterana, a orientação aos calouros é uma perda de tempo colossal. Se fosse por mim, as coisas seriam bem diferentes. Somente três coisas seriam transmitidas aos garotos para que vivessem uma experiência de sucesso no ensino médio: fazer a lição de casa, usar camisinha e passar desodorante nos sapatos de couro. Por outro lado, ao aconselhar as meninas, diria que confiar em garotos é igual a beber e dirigir. O fato de se tomar uma ou duas cervejas nunca parece perigoso no começo. Mas para mim, era óbvio: por que alguém iria correr o risco? (...) Era o tipo de informação que poderia salvar a vida de uma garota (...) Momentos constrangedores tinham uma vida útil surpreendente na escola (...)” A vida é feita de escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de suas decisões. Mas será que agora conseguirá escolher o caminho certo? Ainda continuará sendo o mesmo tipo de garota até a formatura? “Siobhan Vivian desafia as suposições sobre o sexo na escola e envia uma mensagem positiva sobre aceitação, perdão e amor.” Este era seu último ano do colégio. Entrar na universidade, ser presidente do conselho estudantil e passar todos os dias com sua melhor amiga era tudo o que Natalie havia planejado. Ela sempre foi estudiosa, a melhor da classe. Não era o tipo de garota comum na Academia Ross, pois se preocupava muito com sua reputação. Talvez até demais. Então, para sua surpresa, no início das aulas, uma caloura a reconhece por tê-la tido como babá anos atrás. Desse reencontro surgirão muitos acontecimentos em que Natalie será obrigada a fazer difíceis escolhas para os dilemas de sua vida no ensino médio, como qualquer adolescente. Seu último ano será repleto de decisões, indecisões, julgamentos e paixões, tornando-se inesquecível. Seus planos sofrem uma reviravolta e sua vida fica de pernas para o ar, tudo o que ela não desejava inicialmente.
A personagem principal desse livro se chama Natalie Sterling, uma menina estudiosa e que esta no último ano do ensino médio na Academia Ross. Seu objetivo no início do livro é ser a presidente do conselho estudantil. Ela é uma aluna, uma filha, uma garota exemplar e defende a idéia de que as meninas no colégio deveriam preservar sua reputação naquele ambiente hostil, onde qualquer deslize do sexo feminino poderia ser fatal.
Controladora e possessiva, Natalie só acredita no que é certo e errado do ponto de vista dela, não conseguindo perceber o quanto seu comportamento prejudicava a todos em sua volta, inclusive a ela mesma. Sua melhor amiga, Autunm, sofre um pouco com isso, pois ao contrário de Natalie, no passado teve uma desilusão amorosa e foi alvo de comentários maliciosos no colégio, além de ser rejeitada por suas amigas na época. Foi a partir desse acontecimento, que as duas se aproximaram mais ainda e consequentemente a amizade fortaleceu.
No primeiro dia de aula, Natalie reconhece uma caloura de quem ela já foi babá há alguns anos atrás chamada Spencer. A menina agora com seus 14 anos e com um corpo escultural, mostra para Natalie que ela não é mais aquela criança que um dia ela cuidou e sim uma mulher cheia de desejos e vontades. Spencer acha que as meninas não deveriam ter vergonha de expor o que querem e deveriam ter os homens aos seus pés. Por esse motivo ela se mete em várias confusões sempre sendo amenizadas por Natalie, que acredita que um dia a menina irá tomar juízo.
O que Natalie não esperava é que no meio dessa turbulência, a mesma iria se apaixonar justamente por Connor, um popular jogador de futebol do colégio e desejado pela maioria das meninas, inclusive por Spencer. Os dois começam a ter um romance secretamente e a partir desse momento muitas mudanças acontecem na vida de Natalie e ela começa a repensar sobre suas atitudes e comportamentos, inclusive "qual o tipo de garota que ela é" de verdade.
"Autumn pegou na minha mão. - Viu? A melhor coisa em se tomar decisões erradas é que isso não a proíbe de acertar depois. É mais difícil, mas não é impossível." (página 239)
Particularmente, achei o livro bom e a autora, Siobhan Vivian (xará rss) soube abordar assuntos sobre amor, amizade, sexo, adolescência e medos dessa fase de um jeito leve e peculiar. A discussão também sobre alguns tabus torna-se a trama interessante e nos faz analisar sobre problemas enfrentados pelas mulheres que são muito comuns em nossa sociedade. A personagem principal muitas vezes exagera na maneira de pensar e agir, porém tem momentos no livro que eu concordei com algumas atitudes e pensamentos, principalmente pelo lado feminista dela. A amiga, Autunm, é um personagem bem realista de uma menina que busca passar uma borracha no seu passado e fazer um novo presente e futuro. Spencer é uma menina que não tem vergonha de ser quem é e totalmente destemida. Connor é um menino fofo e que conquista Natalie e todas as leitoras do livro.
Além da leitura leve, a capa e a diagramação do livro estão perfeitas! Como sempre a Editora Novo Conceito está de parabéns pelo excelente trabalho com suas publicações.
Como sou boazinha, coloco abaixo para vocês um booktrailer do livro:
É o tipo de livro que dava um bom filme néh Vivian?!? Divertido, reflexivo, mas sem ser chato!!! Gostei de sua resenha!!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirPandora!!!! obrigada!!! poderia mesmo virar filme, pois a hisstória é bem adolescente e de sessão da tarde. Leve e reflexivo!!
ResponderExcluirUm beijão!!!
Vivian
Ai que interessante, tava precisando de livros assim, já já vou adquirir!
ResponderExcluirhttp://walkonthemean.wordpress.com/
Gostei da resenha.
ResponderExcluirO livro me chamou atenção pelo título e pela capa.
Natalie Starling, a personagem principal é uma garota do último ano do Colegial que quer ser perfeita.
Durante o Livro, Natalie se mostra possessiva, teimosa e controladora,mas depois de começar a ficar com Connor tudo fica ainda mais complicado.
Gostei do título do livro, chama a atenção. andei lendo algumas resenhas e comentários e me senti tentada a ler o livro. Gostei muito da resenha.
ResponderExcluir