Cine Saleta - A Invenção de Hugo Cabret by Luci Cardinelli




Filme: A Invenção de Hugo Cabret
Ano: 2011
Direção: Martin Scorcese
Produção: Johnny Depp e Martin Scorcese


Emily Mortimer / Lisette
Cristopher Lee / Monsieur Labisse 
Jude Law / Pai de Hugo

O filme se passa nos anos 30 e Hugo é filho de um relojoeiro que também trabalha em um Museu onde descobre um robô que está sentado numa escrivaninha com uma caneta na mão, aguardando para escrever uma mensagem. O robô está todo quebrado e juntos eles tentam consertá-lo, porém seu pai morre logo depois. Hugo passa então a morar com seu tio numa estação de trem onde cuidam do enorme relógio. Enquanto trabalha, Hugo continua tentando consertar o robô. No final, para conseguir colocá-lo para funcionar, Hugo precisa da ajuda de Isabella, amiga que fez na Estação e que é sobrinha de Papa Georges, homem que tem uma loja de brinquedos na Estação e que tira de Hugo a coisa mais importante que ele tem. Quando finalmente conhece a mensagem, Hugo descobre que há um grande mistério a ser desvendado.

O filme faz uma homenagem ao início do cinema francês, foi lá que oficialmente nasceu o cinematógrafo dos Irmãos Lumiére, teve em 1895 a primeira apresentação oficial de cinema e logo depois surgiria o primeiro artista do cinema, a quem o filme homenageia Georges Mélies.

No Oscar de 2012 foi o mai sindicado, 11 indicações, mas levou apenas 5, todos  técnicos de Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais. Era clara a preferência dos críticos, considerando-o mais merecedor de Melhor Filme do que O Artista, no que eu concordo.

Eu fiquei encantada com o filme, fascinada com a fotografia. Num tempo de enlatados, onde está difícil encontrar ótimos filmes e que nos emociona, foi gratificante assisti-lo. O livro foi lançado no Brasil em 2007 pela Edições SM, mas não fez muito sucesso. Gostei tanto do filme, foi tão na medida certa, que confesso não quero ler o livro. Vale a pena conferir.

"Eu imaginava que o mundo todo era uma grande máquina. As máquinas nunca vêm com peças sobressalentes, vêm sempre com a quantidade exata de que precisam. Então entendi que se o mundo era uma máquina, eu não podia ser uma peça sobressalente. Eu tinha que estar aqui por alguma razão." (Hugo Cabret)


Uma curiosidade é que robô realmente existe e foi criado entre 1768 e 1774. Está exposto no Musée d´Art et D´Histoire em Neuchatel, na Suiça e realmente age e desenha figuras como no filme.

Trailler oficial dublado


 
 
* Postagem da colaboradora *
 

11 comentários

  1. Eu já queria assistir o filme, depois de ler sua resenha fiquei com mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
  2. Resenha maravilhosa!!!Já assistí ao filme,porém sua resenha condiz com o filme,adirei! !!

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, assisti sim que você vai amar!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha. sempre que eu leio algo sobre esse filme, todos estão ppreocupados em falar que ele é uma obra de arte, mas quanse ninguém explica direito o que acontece no filme.

    ResponderExcluir
  5. Luci, adorei a resenha! Na época que estava no cinema queria ter visto, mas não deu. Vou ver se baixo para assistir. Parece ser fantástico esse filme!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti recentemente o filme e adorei! Principalmente por falaram do Georges Mélies!

    ResponderExcluir
  7. OI meninas bom dia!
    Enviei p voces o e-mail com a foto pois já recebi o livro.
    Também publiquei no meu blog a foto.
    Vocês receberam o e-mail?
    Um abraço Jo.

    ResponderExcluir
  8. Ah! Esse eu TENHO que assistir! Li o livro, que é excelente, uma verdadeira obra-prima, delicado, emocionante, se o filme for um décimo do que o livro é - e já me disseram que o filme é mágico - já ficarei feliz ;)

    ResponderExcluir
  9. Eu achei as imagens lindas estou louca pra assistir

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Preciso assistir esse filme, simplesmente preciso!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...